ATIVIDADE 3 – TÉCNICAS RETROSPECTIVAS – 51-2024

1ª QUESTÃO
Os inventários patrimoniais são instrumentos importantes utilizados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional) na preservação e gestão do patrimônio cultural brasileiro, pois fornecem
informações detalhadas sobre os bens inventariados, auxiliando na elaboração de políticas de conservação,
no planejamento urbano e na promoção do turismo cultural. Além disso, servem como base para a tomada
de decisões relacionadas à proteção e valorização desses bens, contribuindo para sua salvaguarda e
transmissão às futuras gerações.
Fonte: NUNES, L. A. Técnicas Retrospectivas. Maringá: UniCesumar, 2022, p.160-173.
Sobre o objetivo principal dos inventários realizados pelo IPHAN, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Identificar e catalogar bens culturais estrangeiros de interesse para outros países.
Registrar apenas bens culturais imateriais, como festas populares e manifestações folclóricas.
Mapear e preservar somente edificações históricas situadas em áreas urbanas.
Documentar e catalogar bens culturais que possuam valor histórico, artístico, arquitetônico, arqueológico,
paisagístico ou cultural.
Promover intervenções irreversíveis nos bens culturais inventariados para adequá-los às necessidades
contemporâneas.

 

 

2ª QUESTÃO
O patrimônio cultural edificado necessita, constantemente, de intervenções para garantir sua preservação ao
longo do tempo. As intervenções nas preexistências podem englobar uma série de ações caracterizadas por
diferentes escalas interventivas. Essas ações podem ser mais superficiais, como a manutenção e a
conservação, ou mais invasivas, como quando há a necessidade de uma restauração no bem patrimonial.
Fonte: NUNES, L. A. Técnicas Retrospectivas. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre as ações de conservação preventiva e projeto de intervenção no patrimônio edificado, analise as
afirmativas a seguir:
I. Para que se possa elaborar o Projeto de restauro (intervenção no patrimônio edificado) propriamente dito
são necessárias atividades preliminares, referentes à perfeita identificação e conhecimento do bem. A
definição de novo uso ou a avaliação do existente são condições preponderantes para a elaboração do
Projeto, assegurando sua eficácia.
II. Projeto de intervenção é o conjunto de medidas que se deve tomar para prevenir o aparecimento de
danos em uma edificação, evitando trabalhos radicais de restauração.
III. Conservação preventiva é o conjunto de elementos necessários e suficientes para execução das ações
destinadas a prolongar o tempo de vida de uma determinada edificação ou conjunto de edificações,
englobando os conceitos de restauração, manutenção, estabilização, reabilitação ou outras.
IV. Quando não há conservação preventiva, a única maneira de preservar o bem cultural é fazendo a sua
restauração aliada a uma possível revitalização (restaurar para o mesmo uso) ou requalificação (restaurar
para um uso diferente do original).
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

3ª QUESTÃO
O Projeto de Preservação compreende a elaboração de um projeto de intervenção física em patrimônio
edificado ou em espaços públicos urbanos. Os projetos de intervenção do patrimônio edificado deverão ser
elaborados respeitando os valores estéticos e culturais do Bem, com o mínimo de interferência na
autenticidade dele, seja autenticidade estética, histórica, dos materiais, dos processos construtivos, do
espaço envolvente ou outras. Nesse sentido, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –
IPHAN estabelece algumas premissas para sua elaboração.
NUNES, L. A. Técnicas Retrospectivas. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre as premissas projetuais estabelecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –
IPHAN para intervenções no patrimônio edificado, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Garantir a autenticidade dos materiais implica na substituição da maior quantidade possível de materiais originais,
de modo a evitar falsificações de caráter artístico e histórico.
O conhecimento dos documentos internacionais e dos princípios enunciados nas cartas patrimoniais para elaboração
de Projetos de Preservação é dispensável.
A autenticidade histórica permeia todos os aspectos associados ao Bem, não sendo permitida qualquer intervenção
que possa alterar ou falsificar os valores históricos contidos nos materiais, técnicas construtivas, aspectos estéticos
e espaciais.
Na impossibilidade da manutenção dos materiais originais, deverão ser utilizados outros materiais contemporâneos
com a máxima semelhança aos originais para que não se perceba a diferença entre eles.
Deve-se utilizar materiais resistentes e permanentes, de modo que se incorporem ao Bem não podendo mais ser
removidos após a intervenção.

 

 

4ª QUESTÃO
A conservação do patrimônio edificado envolve processos de manutenção, utilizando uma combinação de
diversas áreas e técnicas da arquitetura e engenharia. Quando não há intervenções nos edifícios, após um
certo grau de degradação, torna-se difícil realizar ações de manutenção para reverter o processo de
deterioração, sendo necessário recorrer à restauração e reabilitação. É crucial evitar esse procedimento ao
máximo em edifícios históricos, cujo objetivo é preservar os elementos originais.
Fonte: NUNES, L. A. Técnicas Retrospectivas. Maringá: UniCesumar, 2022, p.193-195.
Assinale a alternativa correta sobre uma das principais recomendações para a manutenção adequada do
patrimônio edificado:
ALTERNATIVAS
Implementar procedimentos preventivos para evitar intervenções de maior amplitude.
Realizar intervenções inovadoras para modernizar os edifícios históricos.
Esperar até que os danos se agravem para realizar a manutenção.
Realizar apenas intervenções de maior amplitude quando os danos já estiverem avançados.
Substituir elementos históricos por novos para garantir a longa vida do monumento.

 

 

5ª QUESTÃO
Os Inventários são instrumentos de preservação que buscam identificar as diversas manifestações culturais e
bens de interesse de preservação, de natureza imaterial e material. Para contemplar os patrimônios
classificados como materiais e imateriais, os inventários abarcam ambos os tipos e envolvem as seguintes
categorias: os Lugares, os Objetos, as Celebrações, as Formas de Expressão e os Saberes.
Fonte: NUNES, L. A. Técnicas Retrospectivas. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre patrimônio cultural de natureza imaterial, analise as afirmativas a seguir:
I.
Figura 1 – Frevo
Fonte: http://www.ipatrimonio.org/wp-content/uploads/2017/05/imfrevo.jpeg. Acesso em: 10 fev. 2023.
II.
Figura 2 – Círio de Nazaré
Fonte: https://agorapara.com.br/wpcontent/uploads/2020/08/Foto_Thiago_Gomes_Cirio_de_Nazare_509102016-scaled.jpg. Acesso em: 10 fev.
2023.
III.
Figura 3 – Escultura Nossa Senhora das Dores, de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho)
Fonte: https://lh3.googleusercontent.com/ci/AEwo86caJQKD-tZlX12qbJogL_LczwX6uuNVEHX0-
ZBgvNCBPzlJhelBV0_m_fOaaz1U8j6fdbRcWw=s1200. Acesso em: 10 fev. 2023.
IV.
Figura 4 – Modo de fazer a viola de cocho
Fonte:
http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/images/Diversas/MT_IMAT/MT_Viola_de_Cocho_Acervo_Iphan.jpg.
Acesso em: 10 fev. 2023.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.

 

 

6ª QUESTÃO
Numa visão contemporânea, a noção de Patrimônio Cultural expandiu-se para abranger não apenas
monumentos isolados, mas também conjuntos de construções e áreas com diferentes valores históricos,
estéticos, arqueológicos, científicos, etnológicos e antropológicos. Ademais, observa-se uma alteração na
percepção do Patrimônio Arquitetônico, que já não é concebido como uma estrutura única com valores
culturais e históricos, mas sim como parte integrante de um conjunto que leva em conta critérios estilísticos,
preocupações com o entorno, ambiência e significado. É importante reconhecer o patrimônio como um
elemento em constante evolução, em diálogo com o presente e direcionado ao futuro, sugerindo uma
reinterpretação contínua.
Fonte: NUNES, L. A. Técnicas Retrospectivas. Maringá: UniCesumar, 2022, p.216-217.
Assinale a alternativa correta sobre a noção contemporânea de Patrimônio Cultural edificado:
ALTERNATIVAS
O Patrimônio Cultural edificado é restrito a monumentos e edificações isoladas com valores históricos e culturais.
Na perspectiva contemporânea, o Patrimônio Cultural edificado engloba não apenas monumentos, mas também
sítios e grupos de edifícios com diversos valores.
O conceito de Patrimônio Arquitetônico enfatiza principalmente critérios estilísticos em detrimento do contexto e
significado.
A preocupação principal da preservação do patrimônio é reconstruir o passado tal como era, sem considerar as
mudanças e necessidades do presente.
A noção de patrimônio se limita ao passado, sem considerar seu impacto ou relevância para o presente e o futuro.

 

 

7ª QUESTÃO
Todas as fases de um Projeto de Intervenção em patrimônio edificado devem incluir, em maior ou menor
detalhe, representações gráficas que representem a ideia conceitual. Elas têm como objetivo esclarecer o
conceito adotado, a viabilidade técnica das propostas e a avaliação da qualidade e do grau de interferência
na edificação. Uma das características dos projetos de restauro é a Planta Baixa “falada”.
Fonte: NUNES, L. A. Técnicas Retrospectivas. Maringá: UniCesumar, 2022, p.206-207.
Assinale a alternativa correta que melhor descreve a característica da Planta Baixa “falada” em um projeto de
restauro.
ALTERNATIVAS
Representação da edificação em perspectiva, destacando os elementos arquitetônicos mais importantes.
Apresentação dos cortes transversais e longitudinais da edificação, indicando as áreas a serem restauradas.
Representação da edificação no plano horizontal, indicando as intervenções propostas nos diferentes níveis, como
elementos a construir, demolir e manter.
Desenho técnico que mostra as elevações da edificação, destacando as fachadas principais e laterais.
Registro fotográfico que documenta o estado atual da edificação antes do início das intervenções de restauro.

 

 

8ª QUESTÃO
O inventário consiste em um trabalho de identificação e registro de um bem, realizado através de pesquisa e
de levantamento das suas características e peculiaridades. Para que este seja formatado, deve-se observar
critérios técnicos e objetivos, e de natureza histórica, artística, arquitetônica, sociológica, paisagística e
antropológica, entre outros.
Fonte: NUNES, L. A. Técnicas Retrospectivas. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre função, objetivo e metodologia do inventário, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as
falsas:
( ) O inventário tem por objetivo elucidar o potencial cultural de uma sociedade, trazendo à tona
premissas para o reconhecimento e valorização da identidade e memória atribuídas a uma coletividade
(sociedade ou grupo social).
( ) O inventário pode ser o pré-requisito base para o desenvolvimento de estudos específicos e
aprofundados de um bem. Estes podem resultar em medidas de proteção mais amplas e rigorosas, tais
como os atos administrativos do Tombamento e do Registro.
( ) A metodologia do inventário fundamenta-se apenas nos saberes científicos, ou seja, no olhar externo
do pesquisador, sem levar em consideração a perspectiva da sociedade pesquisada, uma vez que esta pode
interferir nos dados levantados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
ALTERNATIVAS
V, F, V.
V, V, F.
F, V, F.
V, V, V.
F, F, V.

 

 

9ª QUESTÃO
O diagnóstico do estado de conservação de um bem cultural é um processo que envolve a avaliação
detalhada das condições físicas, estruturais e ambientais do bem em questão. Isso inclui a identificação e
documentação de quaisquer danos, degradações ou alterações que o bem tenha sofrido ao longo do
tempo, causados por agentes naturais, atividades humanas ou outros fatores. O diagnóstico também pode
envolver a análise das características materiais e construtivas do bem, assim como a sua localização
geográfica e contexto histórico. O diagnóstico fornece uma compreensão abrangente do estado de
conservação do bem cultural, permitindo o desenvolvimento de estratégias e intervenções adequadas para
a sua preservação e manutenção a longo prazo.
Fonte: NUNES, L. A. Técnicas Retrospectivas. Maringá: UniCesumar, 2022, p.175-176.
Sobre o objetivo principal da verificação do estado de conservação do bem cultural, assinale a alternativa
correta:
ALTERNATIVAS
Identificar apenas danos causados por agentes climáticos.
Realizar medições e determinar apenas as áreas dos espaços internos do bem.
Documentar o estado de conservação apenas por meio de anotações escritas.
Desenvolver uma tabela de custos para intervenções futuras no bem histórico.
Mapear as patologias e danos ocorridos no bem cultural.

 

 

10ª QUESTÃO
A Pinacoteca do estado de São Paulo, antigo Liceu de Artes e Ofícios, foi projetada no final do século XIX
pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo. No final da década de 1990 passou por uma ampla
intervenção que buscou melhorar e adaptar o edifício às funções de museu, com projeto do arquiteto Paulo
Mendes da Rocha (figuras 1 e 2).
Fonte: https://pinacoteca.org.br/pina/o-museu/edificio-pina-luz/. Acesso em: 10 fev. 2023.
Figura 1 – Vista externa da Pinacoteca do estado de São Paulo após intervenção do arquiteto Paulo Mendes
da Rocha
Fonte: https://images.adsttc.com/media/images/5740/cae6/e58e/cee2/f800/0078/slideshow/pmrpi_22.jpg?
1463864027. Acesso em: 10 fev. 2023.
Figura 2 – Vista interna da Pinacoteca do estado de São Paulo após intervenção do arquiteto Paulo Mendes
da Rocha
Fonte: https://images.adsttc.com/media/images/5740/c9ac/e58e/cee2/f800/006f/slideshow/pmrpi_03.jpg?
1463863714. Acesso em: 10 fev. 2023.
Com base nas figuras apresentadas e considerando a intervenção do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no
edifício da Pinacoteca do Estado de São Paulo, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A intervenção proposta pelo arquiteto seguiu os princípios do Restauro Estilístico, reconstruindo o edifício na sua
totalidade exatamente como era na época da sua construção.
O arquiteto propôs seguir os princípios do teórico John Ruskin e não intervir na edificação, deixando-a em ruínas.
A intervenção pode ser considerada um retrofit, considerando que o arquiteto propõe adaptações para tornar o
espaço funcional e modernizado para responder às demandas contemporâneas.
O arquiteto propôs um restauro com materiais semelhantes aos originais para não causar impactos, tornando a
intervenção imperceptível em relação ao edifício original.
Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto modernista de renome no cenário nacional e internacional; desse modo, não
houve a necessidade de seguir princípios ou teorias da restauração na intervenção proposta

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