ATIVIDADE 3 – TEOL – TEOLOGIA DOS DONS ESPIRITUAIS – 54/2023

1ª QUESTÃO
Pelo dom de discernimento que dá capacidade ao possuidor deste dom para determinar se o profeta está
falando ou não pelo Espírito de Deus. Esse dom capacita para “enxergar” todas as aparências exteriores e
conhecer a verdadeira natureza de uma inspiração. É preciso lembrar que o Discernimento de Espíritos
existe com a finalidade de deixar o crente fiel saber e reconhecer que certas obras e certas doutrinas não
provêm de Deus.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância; BITUN, Ricardo. Teologia dos
dons espirituais. Maringá.: UniCesumar, 2022.
A partir do estudo feito, sobre os dons do Espírito Santo, avalie as afirmativas:
I. No ministério de Cristo, o dom de discernimento de espíritos, estava associada a libertação e cura.
II. Na igreja primitiva, o dom de discernimento de espíritos, foi fundamental, para compreender as
estratégias do inimigo contra a obra missionária.
III. De nada adianta o cristão ter o dom de discernimento de espíritos, se não possuir íntima comunhão com
Deus e afinidade com as Escrituras.
IV. O dom de discernimento de espíritos é fundamental para o líder descobrir as falhas dos membros e a má
natureza dos homens.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
2ª QUESTÃO
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Ao lermos o livro de Atos, sempre nos deparamos com a questão da relevância de uma experiência, pois
este livro é permeado de muitas delas. Sabemos que devemos, como cristãos, submeter nossas experiências
ao crivo da Palavra de Deus, pois confiar e depositar nossa vida nas experiências é algo muito perigoso,
como John Stott (1985, p. 20) nos exorta em sua obra Cristianismo Equilibrado: “A mesma tendência
. . .
é evidente na busca de experiências emocionais, vividas de primeira mão, e na exaltação da experiência
como critério da verdade, ao passo que a verdade deveria ser sempre o critério da experiência.”
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância; BITUN, Ricardo. Teologia dos
dons espirituais. Maringá.: UniCesumar, 2022.
Com base no excerto acima, avalie as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para falso.
I. Por se tratar da Palavra de Deus, ainda hoje, as todas as experiências apresentadas no livro de Atos dos
Apóstolos, devem ser normativas para o Cristão.
II. O livro de Atos, esclarece, como a experiência procede a sistematização da doutrina, esta abordagem,
valida as experiências do cristão, sem necessitar de análise bíblica.
III. Quando o cristão crê nas Escrituras, este não precisa de nenhuma validação pela experiência, visto que
esta última, sempre termina em heresia.
IV. As experiências têm o seu lugar e sua devida importância, caso não fossem importantes, não haveria
razão nenhuma para serem registradas pelos autores sagrados.
As afirmativas acima, são respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V, F.
V, F, V, V.
V, F, F, V.
F, F, F, V.
F, V, V, F.
3ª QUESTÃO
Por causa de nossa limitação, Deus em sua soberania determinou usar em sua Palavra para efeito de
aprendizagem símbolos para representarem o Espírito Santo, lembrando que estas figuras em nenhum
momento diminuem, limitam ou empobrecem a pessoa bendita do Espírito Santo, mas, como falamos neste
parágrafo, visam nosso aprendizado. Devemos nos lembrar que todo símbolo, na verdade, aponta para um
significado, pois, manifestam suas operações na vida do homem, assim como em Sua Igreja.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância; BITUN, Ricardo. Teologia dos
dons espirituais. Maringá.: UniCesumar, 2022.
Tendo como base o excerto acima, avalie as afirmativas e identifique a correta:
ALTERNATIVAS
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O Óleo, é a simbologia, que afirma o Espírito Santo como iluminação e cura.
O Fogo, é a simbologia, que afirma o Espírito Santo como humilde e simples.
A Água, é a simbologia, que afirma o Espírito Santo como sopro e resistência.
A Pomba, é a simbologia, que afirma o Espírito Santo como purificação e unção.
O Vento, é a simbologia, que afirma o Espírito Santo em sua função de aquecer e poder.
4ª QUESTÃO
A religiosidade mórbida assolava algumas igrejas alemãs, a fé consistia muito mais num conhecimento frio e
distante a respeito de Deus do que propriamente uma vida abundante com Ele. Surge então este
movimento de intensa piedade e fervor, buscando uma retomada de uma espiritualidade mais fervorosa.
BITUN, Ricardo. Teologia dos Dons Espirituais. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Com base nos movimentos de avivamento, avalie as afirmativas considerando V para verdadeiro e F para
falso.
I. Os movimentos de avivamento quebram a objetividade dogmática, subjetivando a realidade religiosa.
II. A reação automática aos movimentos de avivamento foi à formação de instituições de ensino e
esfriamento da obra missionária transcultural.
III. Um aspecto negativo dos avivamentos foi o crescimento populacional urbano acarretando
consequentemente a legitimação da mão de obra escrava no continente Europeu.
As afirmativas I, II e III são respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, F.
V, F, F.
V, F, V.
F, V, V.
F, F, V.
5ª QUESTÃO
No púlpito pentecostal, há uma corrente de preletores que entende que é possível ler um trecho da Bíblia
sem a preocupação com instrumentos hermenêuticos, pois acreditam que a letra mata, sendo que é o
Espírito Santo que promove a interpretação ao auditório. Em consequência, a exemplo do que ocorre entre
os membros da Congregação Cristã no Brasil (que não admite o estudo das Escrituras) o fiel compreenderá
o texto por conta de exclusiva revelação divina, não havendo participação humana.
BITUN, Ricardo. Teologia dos Dons Espirituais. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Tento como base os conceitos da hermenêutica pentecostal, avalie as afirmativas.
I. A proposta hermenêutica no pentecostalismo moderno, interpreta literalmente Atos 2.
II. A ênfase teológica pentecostal se repousa na interpretação dos textos paulinos e joaninos.
III. Na hermenêutica pentecostal, o Batismo com Espírito Santo é parte integral à Regeneração.
IV. Na teologia pentecostal a experiência do cristão tem relevância na interpretação do texto bíblico.
É correto o que se afirma apenas em:
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ALTERNATIVAS
I e II.
I e III.
I e IV.
II e IV.
III e IV.
6ª QUESTÃO
O Espírito Santo é uma das pessoas da Trindade Divina, sendo constituído da mesma essência da divindade
e plenamente Deus, como Deus Pai e Deus Filho. A palavra espírito tem sua origem no hebraico – ruah – ou
no grego – pneuma – daí a origem da palavra pneumatologia, ou seja, a doutrina do Espírito Santo.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância; BITUN, Ricardo. Teologia dos
dons espirituais. Maringá.: UniCesumar, 2022.
Considerando a reflexão sobre a doutrina do Espírito Santo, avalie as asserções.
I. O Espírito Santo é Deus.
PORQUE
II. O Espírito Santo nunca deve ser visto como um espírito criado, que nega a sua divindade, ou, como a
mera presença ou poder de Deus, que nega a sua personalidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
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No Antigo Testamento, o ministério dos profetas foi uma constante em Israel com raras exceções, como o
período intertestamentário de 400 anos entre Malaquias e o nascimento de João Batista. É preciso ainda
lembrar que a maioria dos profetas não foram bem aceitos pelo seu próprio povo. Isso se deve pela difícil
tarefa de um profeta, que, geralmente, é chamado para advertir o povo, ou julgar o Rei, e chamar para o
arrependimento. Veja o caso de Jeremias que pregou para o povo, porém como consequência de um povo
incrédulo, aprisionaram o profeta, chegando ao ponto dele pensar em desistir do seu ministério.
BITUN, Ricardo. Teologia dos dons espirituais. UniCesumar.: Maringá, 2018.
Considerando o texto acima, analise as afirmações abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
I. Os profetas viviam no meio do povo para anunciar a Palavra de Deus.
II. Os profetas eram rejeitados pelos seus próprios compatriotas em virtude da mensagem de advertência.
III. Os autointitulados profetas da atualidade estão em perfeito alinhamento com aquilo que eram os
profetas do Antigo Testamento.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, F.
F, V, F.
F, F, V.
V, F, V.
F, V, V.
8ª QUESTÃO
O dom de línguas é o poder de falar sobrenaturalmente em uma língua nunca aprendida por quem fala,
sendo esta língua feita inteligível aos ouvintes por meio do dom igualmente sobrenatural de interpretação,
ou com o intelecto humano, e nada tem a ver com a facilidade de se assimilar línguas estrangeiras (CHOWN,
1977 apud BITUN, 2018).
BITUN, Ricardo. Teologia dos Dons Espirituais. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
A respeito do Falar em Línguas indique a opção correta.
ALTERNATIVAS
O Falar em Línguas pode se aprender em escolas e seminários proféticos.
O Falar em Línguas demonstra claramente que um cristão possui uma vida santificada.
O episódio de Atos 2, foi único e exclusivo no que se refere ao dom de Falar em Línguas.
O perigo de falar em línguas estranhas no culto sem interprete é de ser tachado de louco, ou confundido com
religiões pagãs.
Um fato interessante a respeito do falar em línguas no período apostólico, era a capacidade de contato com outros
povos, comprovado em Atos 2. Tal contato facilitava a assimilação idiomática por parte dos apóstolos no falar em
línguas.
9ª QUESTÃO
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“Fundamental ao estudo da hermenêutica, como a qualquer disciplina acadêmica, é a questão da
epistemologia.” Para o homem ocidental duas formas de conhecimento são axiomáticas: a experiência
sensorial e a razão. Não só para a ortodoxia, mas também para o pietismo e neo-ortodoxia, o resultado é
uma dicotomia perene entre fé e razão. Ele resume as consequências deste problema epistemológico com
estas palavras: “A consequência para a hermenêutica tem sido em alguns setores um racionalismo destrutivo
(neo-ortodoxia), em outros, uma intransigência dogmática (ortodoxia), e ainda em outros, um misticismo
não-racional (pietismo).”
BITUN, Ricardo. Teologia dos Dons Espirituais. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Tento como base os conceitos da hermenêutica pentecostal, avalie as afirmativas.
I. O pressuposto de uma hermenêutica equilibrada ocorre no relacionamento entre a fenomenologia
empírica e racionalidade coerente.
II. A epistemologia pneumática reconcilia a fé e a razão.
III. Não existe hermeneuta verdadeiro sem que haja o mediador Espírito Santo.
IV. Na hermenêutica pentecostal não importa se os fatos são reais ou mitológicos, o importante é o
resultado que os eventos promovem no crente.
É correto o que se afirma apenas em:
ALTERNATIVAS
I e II.
I e III.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
10ª QUESTÃO
Embora reconheçamos que a palavra atributo possa suscitar dúvidas, usaremos este adjetivo lembrando que
entendemos atributos como as perfeições morais e santas do Espírito Santo ou como definiria Louis
Berkhof, ao tratar dos atributos morais de Deus, constituindo-se, segundo ele, nas: “
. . .
perfeições que constituem predicados do Ser Divino na Escritura, ou que são visivelmente exercidas em
Suas obras da criação, providência e redenção” (BERKHOF, 1990, p. 54).
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância; BITUN, Ricardo. Teologia dos
dons espirituais. Maringá.: UniCesumar, 2022.
Tendo como base os atributos do Espírito Santo, avalie as afirmativas:
I. Onipotência: O Espírito Santo tem todo o poder sobre todas as coisas.
II. Onisciência: O Espírito Santo sabe e conhece todas as coisas.
III. Onipresença: O Espírito Santo está em todo o lugar.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
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I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas

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