ATIVIDADE 3 – TEOL – TEOLOGIA, HISTÓRIA E PRÁTICA PENTECOSTAL – 54/2023 – Cavalini Assessoria

ATIVIDADE 3 – TEOL – TEOLOGIA, HISTÓRIA E PRÁTICA PENTECOSTAL – 54/2023

1ª QUESTÃO
No Antigo Testamento o homem é retratado, como um homem criado por Deus, com amor e com a
capacidade de amar também, sem as corrupções no amor, como vemos hoje. Também o homem foi criado
por Deus, com o propósito de louvar e adorar a Deus, criado como imagem e semelhança de Deus, termos
estes que são sinônimos.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância; BITUN, Ricardo. Teologia,
História e Prática Pentecostal. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2022.
A partir do conceito de antropologia bíblica, explorado no material didático, avalie as afirmativas.
I. Imagem é diferente de semelhança na perspectiva da antropologia bíblica pentecostal. Imagem diz
respeito ao corpo físico e semelhança a preceitos morais.
II. A semelhança espiritual, só poderá estar presente na vida do ser humano, se este estiver desfrutando da
comunhão com Deus.
III. O pecado foi responsável por degradar o aspecto da Imagem do ser humano, mas a semelhança, por se
tratar do espírito, permaneceu incorruptível.
IV. A antropologia bíblica, se diferencia muito da antropologia sociológica, pois na bíblica é considerada a
revelação nas escrituras, como fonte de conhecimento sobre o homem, eu sua origem e destino.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.

2ª QUESTÃO
Teologicamente, os pentecostais se caracterizam pelo Arminianismo e defendem o livre-arbítrio. Creem na
doutrina da Trindade, tendem a ser liberais na interpretação bíblica e, frequentemente, são marcados pelo
dispensacionalismo.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância; BITUN, Ricardo. Teologia,
História e Prática Pentecostal. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2022.
Tendo como base a soteriologia pentecostal com viés Arminiano, avalie as afirmativas, considerando V para
verdadeiro e F para falso.
I. O sistema teológico arminiano, abarca todas as disciplinas teológicas, deste a antropologia, soteriologia e
escatologia.
II. Uma forma honrosa de chamar os aminianos antigos e contemporâneos, é atribui-lhes a codinome de
pelagianos.
III. O ponto crucial da diferença de interpretação teológica entre Armínio e Calvino, está na ideia da
soberania de Deus, na história da salvação.
IV. O pentecostalismo brasileiro, possui uma herança na tradição do arminianismo de coração, ou
evangélico.
As afirmativas acima, são respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V, F.
V, V, F, F.
V, F, F, V.
F, V, F, V.
F, F, V, V.

3ª QUESTÃO
Em suma, o Arminianismo, assim como o Calvinismo, defende a depravação total do homem, ou seja, após a
rebelião humana no Éden (BIBLIA, 2005, Gn 3) a humanidade em Adão cai, e, a partir de então nasce e vive
em pecado. Ou seja, sem a ajuda de Deus o homem não pode salvar a si próprio.
BITUM, Ricardo. Teologia, História e Prática Pentecostal. Maringá – Pr.: UniCesumar, 2018
Diante do excerto acima, identifique a afirmação correta.
ALTERNATIVAS
O sistema arminiano de salvação elimina a culpa do homem sobre o pecado.
O sistema arminiano de salvação elimina a responsabilidade do homem sobre o pecado.
O sistema arminiano de salvação atribui culpa e responsabilidade do homem sobre o pecado.
O sistema arminiano de salvação atribui culpa e elimina responsabilidade do homem sobre o pecado.
O sistema arminiano de salvação atribui responsabilidade e elimina culpa do homem sobre o pecado.

4ª QUESTÃO
A principal característica do culto pentecostal e a liberdade que se dá à manifestação dos dons espirituais,
especialmente o dom de línguas estranhas e de profecia. Permite-se nos cultos pentecostais expressões
espontâneas da comunidade em geral.
BITUN, Ricardo. Teologia, História e Prática Pentecostal. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018
Com base na prática do Culto Pentecostal, avalie as afirmativas.
I. O culto genuinamente pentecostal não deve tirar os sentidos de uma pessoa, ou fazê-la agir como louca.
II. O avivamento genuíno ocorre sem adulteração da Palavra e sim pela submissão à autoridade das
Escrituras.
III. Uma frase que deve resumir o culto pentecostal é: “Não podemos colocar Deus em uma caixinha”. Ou
seja, o fundamento dos exageros, está no agir de Deus no meio do seu povo.
É correto o que se afirma apenas em:
ALTERNATIVAS
I e II apenas.
I e III apenas.
II apenas.
II e III apenas.
I, II e III.

5ª QUESTÃO
Várias são as indicações deixadas ao longo do Antigo Testamento descrevendo a Salvação, que viria por
aquele (o Messias, o Ungido) que resgataria o homem de sua eterna perdição. A primeira indicação, ou
como os teólogos preferem chamar, a primeira profecia messiânica, está registrada em Gen. 3.15: “Porei
inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e
você lhe ferirá o calcanhar” (BÍBLIA, 1995).
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância; BITUN, Ricardo. Teologia,
História e Prática Pentecostal. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2022.
Tendo como base, o conceito bíblico de salvação, avalie as afirmativas.
I. O conceito de salvação no Antigo Testamento, está atrelado a livramentos contra inimigos nacionais e
pessoais.
II. A salvação bíblica, principalmente no Novo Testamento, está vinculada a libertação do pecado, tanto do
ato, quanto da vontade.
III. A salvação possui um caráter escatológico, onde no futuro os redimidos estarão de uma vez por todas
livres do pecado.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.

6ª QUESTÃO
A Igreja Luterana Alemã labutava, no fim do século XVII, sob dificuldades de muitos tipos. Sua obra era
rigorosamente confinada pelos príncipes dos muitos Estados soberanos que havia na Alemanha. Muitos de
seus ministros pareciam estar mais interessados por disputas filosóficas e ostentação retórica do que pelo
encorajamento de suas congregações. Além disso, a vida cristã parecia obscurecida pelo formalismo. Essa
situação foi alterada pelo trabalho de Philip Jacob Spener (1635-1705), um dos principais líderes do
pietismo, que passou a chamar atenção para uma reforma moral da cidade. De modo mais importante,
também promoveu uma reforma de grande alcance na vida prática das igrejas. Em um sermão de 1669,
mencionou a possibilidade de os leigos estarem juntos, deixando de lado os copos de bebidas, os baralhos
e os dados e se encorajarem mutuamente na fé cristã.
BITUN, Ricardo. Teologia, História e Prática Pentecostal. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Jacob Spener fez duras críticas ao luteranismo de sua época, pois segundo ele o luteranismo.
ALTERNATIVAS
Perseguiu os camponeses.
Associou-se ao catolicismo romano.
Deu ênfase na justificação e esqueceu-se da santificação.
Procurou criar um novo sistema econômico, que no fim rendeu no capitalismo.
Ajudou a consolidar a dualidade entre natureza carnal e espiritual, reforçando a exigências dos exercícios espirituais.

7ª QUESTÃO
As liturgias do culto nas igrejas pentecostais são bastante flexíveis e diversas, dependendo muito da
finalidade e do tema do culto. Os cultos mais comuns encontrados nas igrejas pentecostais são: o culto de
oração, o culto de doutrina, o culto de Santa Ceia, o culto de ordenação de obreiros e o culto de ações de
graças.
BITUN, Ricardo. Teologia, História e Prática Pentecostal. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Com base na prática do Culto Pentecostal, avalie as afirmativas, considerando V para verdadeiro e F para
Falso.
I. A principal característica do culto pentecostal é a liberdade que se dá à manifestação dos dons espirituais,
especialmente o dom de línguas estranhas e de profecia.
II. Permite-se nos cultos pentecostais expressões espontâneas da comunidade em geral.
III. A liturgia pentecostal proíbe qualquer tipo de “campanha” para o recebimento de algum tipo de
“benção”.
As afirmativas I, II e III são respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V.
V, V, F.
V, F, V.
F, V, F.
F, F, V.

8ª QUESTÃO
Paul Tillich, um teólogo prussiano, considerado um dos grandes teólogos liberais e exilando-se nos Estados
Unidos, pois fora perseguido pela Alemanha Nazista, analisando Gênesis entendeu que Adão, e a queda
constituam-se em símbolos da humanidade e de sua perversidade.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância; BITUN, Ricardo. Teologia,
História e Prática Pentecostal. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2022.
Com base nas interpretações de Paul Tillich sobre a Queda, avalie as afirmativas e identifique a correta.
ALTERNATIVAS
Para Tillich, o evento da Queda, proporcionou imediatamente o pecado original e a depravação total.
Para Tillich, A Queda foi um mito, mas funciona como narrativa para explicar as tragédias da humanidade.
Para Tillich, a Queda foi um acontecimento real, e que modificou drasticamente a estrutura da humanidade.
Para Tillich, a Queda foi um mito, mas que Cristo, homem perfeito, veio para nos libertar da ignorância e pecado.
Para Tillich, a função do mito da Queda, tem funções teológicas, onde o homem se reconhece pecador e decide
buscar a verdade em Cristo.

9ª QUESTÃO

Estudar o assunto do pecado e suas consequências sempre foi uma tarefa e tanto para o estudioso das
Sagradas Escrituras, pois a Bíblia não nos fornece muitos detalhes sobre o assunto, tal fato deve-se ao fato
de não termos definidos claramente a presença e origem do mal no mundo, e a responsabilidade humana e
como isso se harmoniza com a soberania divina, sobre esta dificuldade de conciliação, McGrath afirma: Um
grande problema de relacionamento a doutrina de Deus concentra-se em torno da presença do mal no
mundo. Como podemos conciliar a presença do mal ou do sofrimento com a declaração cristã sobre a
bondade de Deus que criou o mundo? (McGRATH, 2014, p. 344).
BITUN, Ricardo. Teologia, História e Prática Pentecostal. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Analise as afirmativas a respeito das abordagens teológicas do pecado, considerando V para verdadeiro e F
para Falso.
I. O liberalismo teológico impulsionado por este excessivo otimismo humanista, a queda não foi algo literal,
não foi um fato ocorrido na história humana, mas se constitui num mito que representa a raça humana e
suas tragédias.
II. A nova ortodoxia protestante procurou responder à crise em que mergulhara o liberalismo teológico, cujo
conceito fundamental é de que a Bíblia contém a Palavra de Deus, a crença nas Escrituras era uma questão
de fé.
III. A posição conservadora crê e sustenta os valores absolutos que estão presentes na Bíblia Sagrada, tais
como Inspiração, Inerrância, Adão como homem físico, o pecado original e sua expulsão do Éden, a morte
física e espiritual.
As afirmativas I, II e III são respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V.
F, V, V.
V, F, V.
V, V, F.
F, V, F.

10ª QUESTÃO
Finalmente, no dia do Pentecostes, algo maravilhoso aconteceu: os discípulos experimentaram uma visitação
divina, acompanhada de certas manifestações visíveis e audíveis, que os convenceu de que Deus enviara o
seu Santo Espirito sobre eles.
BITUM, Ricardo. Teologia, História e Prática Pentecostal. Maringá – Pr.: UniCesumar, 2018.
De acordo com o material didático e o conteúdo estudado, assinale a alterativa correta sobre os sinais
manifestados no ato do batismo com o Espírito Santo.
ALTERNATIVAS
Manifestações visíveis e audíveis marcaram os discípulos.
Sinais no céu e na terra marcaram o Pentecostes.
Os discípulos mantiveram um silêncio absoluto.
Convicção interna marcou o Pentecostes.
Manifestações não seriam necessárias

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