ATIVIDADE 4 – ARQ – TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA, DO URBANISMO E DO PAISAGISMO BRASILE – 54/2023

1ª QUESTÃO
Uma abordagem tardo-modernista, conhecida internacionalmente como pós-modernista, é o Regionalismo.
Este enfoque conceitual na arquitetura visava valorizar o patrimônio cultural e arquitetônico nacional e
regional. O Regionalismo buscava estabelecer uma base cultural local, como ponto de partida para lidar com
influências culturais dominantes impostas pela globalização e informatização. O Regionalismo arquitetônico
se opunha à homogeneização e à perda de recursos culturais. Ele preservava características regionais,
recuperando tradições construtivas, materiais e estilos locais. Ao incorporar elementos regionais, contribuía
para valorizar a identidade cultural e promover o desenvolvimento regional, a economia local e a inclusão
social. O Sesc Pompeia (figura 01), por exemplo, projeto de 1978 da arquiteta Lina Bo Bardi em São Paulo,
pode ser indicado como exemplo dessa tendência.
Fonte: adaptado de: BENEDETT, J. K. Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo
Brasileiro. Maringá: Unicesumar, 2023.
Fonte: https://portal.sescsp.org.br/files/artigo/2569854b-5d1c-4c57-9242-8c119c3f261e.jpg. Acesso em: 9
nov. 2023.
Com base no principal objetivo da abordagem regionalista na arquitetura, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Promover a homogeneização cultural e arquitetônica em todo o país.
Priorizar a globalização e a informatização como influências dominantes na arquitetura.
Resgatar tradições construtivas, materiais e estilos arquitetônicos compatíveis aos contextos locais.
Negligenciar a identidade cultural de um lugar em prol do racionalismo científico.
Minimizar a importância do desenvolvimento regional e da inclusão social.

2ª QUESTÃO
As Fantasias Abstratas na arquitetura pós-moderna brasileira representam uma tendência que rompe com o racionalismo,
buscando expressão individual e experimentação. Essa abordagem desafia as normas estabelecidas e as expectativas,
utilizando formas e elementos incomuns, extravagantes e bizarros para surpreender e questionar a ortodoxia racionalista do
modernismo arquitetônico. Nesse contexto, os arquitetos exploram a liberdade criativa, ironizando a tecnologia
contemporânea e a comercialização excessiva. As construções resultantes apresentam formas inesperadas e combinações de
materiais contrastantes, manifestando críticas ou expressando liberdade em relação aos padrões tradicionais da arquitetura
moderna.
Fonte: adaptado de: BENEDETT, J. K. Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo Brasileiro.
Maringá: Unicesumar, 2023.
Observe as figuras a seguir com importante obras arquitetônicas brasileiras.
I. Figura 1: Galeria Miguel Branco, em Inhotim, projetado pelo escritório Arquitetos Associados
Fonte: https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2011/10/FOTO1.jpg. Acesso em: 9 nov.
2023.
II. Figura 2: Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães em Belo Horizonte – MG, projetado por Éolo Maia e Sylvio de
Podestá
Fonte: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/img.guiadasartes.com.br/eve/817-museu-de-mineralogia-professor-djalmaguimaraes-/vamiBhaa.jpg. Acesso em: 9 nov. 2023.
III. Figura 3: Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek Lago Norte, Brasília – DF, projeto por João Filgueiras Lima, Lelé
Fonte:
https://images.adsttc.com/media/images/5a95/a2dc/f197/cc10/a800/0077/slideshow/1332776450_hospitalsarah_arqlele.jpg?
1519755992. Acesso em: 9 nov. 2023.
IV. Figura 4 – Hotel Unique, São Paulo – SP, projetado por Ruy Othake
Fonte: https://cf.bstatic.com/xdata/images/hotel/max1024x768/15077123.jpg?
k=58639f96b10c127953905392dbb01f3246e1f4458eaef345033719b082deecf8&o=&hp=1. Acesso em: 9 nov. 2023.
Das figuras apresentadas acima, é correto afirmar que as que representam edifícios com a tendência pós-moderna
conhecida como Fantasias Abstratas são:
ALTERNATIVAS
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
IV, apenas.

3ª QUESTÃO
Roberto Burle Marx (1909-1994) foi um renomado paisagista, arquiteto, artista plástico e designer brasileiro.
Ele é amplamente reconhecido como uma das figuras mais influentes na história do paisagismo e da
arquitetura paisagística no Brasil e no mundo. Foi pioneiro em sua abordagem ao paisagismo, destacandose por sua paixão pela flora nativa brasileira. Entre seus projetos mais célebres estão os jardins do Ministério
da Educação e Saúde no Rio de Janeiro (atual Palácio Gustavo Capanema), o Parque do Flamengo, também
no Rio de Janeiro, e inúmeras outras obras em colaboração com importantes arquitetos modernistas (Figura
1). A influência de Roberto Burle Marx perdura até hoje, com seu legado vivo em parques, jardins e projetos
paisagísticos em todo o Brasil e no mundo. Seu compromisso com a preservação da flora brasileira e sua
inovação estética continuam a inspirar paisagistas, artistas e designers.
Fonte: adaptado de: BENEDETT, J. K. Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo
Brasileiro. Maringá: Unicesumar, 2023.
Figura 1 – Sítio Roberto Burle Marx no Rio de Janeiro
Fonte: https://sitioburlemarx.org/wp-content/uploads/2020/02/OHL1008_faboo-1920×920.jpg. Acesso em: 9
nov. 2023.
Sobre as características que são associadas ao trabalho do renomado paisagista brasileiro Roberto Burle
Marx, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Utilização predominante de materiais importados na criação de seus projetos paisagísticos, como plantas e pedras.
Ênfase na simetria e na geometria nas composições paisagísticas, seguindo princípios do neoclássico.
Uso pioneiro de plantas nativas e tropicais em seus projetos, promovendo a valorização da flora brasileira.
Abordagem minimalista, evitando a diversidade de espécies de plantas e cores em seus jardins.
Estilo marcado pela predominância de elementos hardscape em detrimento da vegetação, criando espaços
predominantemente construídos.

4ª QUESTÃO
A arquitetura “pós-moderna” no Brasil se manifestou principalmente pela incorporação dos aspectos visíveis
da versão norte-americana desse movimento. Apesar de ter sido alvo de críticas devido à ausência de um
fundamento teórico robusto, a adoção do pós-modernismo como estilo desempenhou um papel
significativo na redução da supremacia da arquitetura moderna no país e indicou a viabilidade de novas
direções a serem investigadas.
Fonte: adaptado de: BENEDETT, J. K. Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo
Brasileiro. Maringá: Unicesumar, 2023.
Assinale a afirmação correta que melhor descreve uma característica proeminente da arquitetura pósmoderna no Brasil:
ALTERNATIVAS
A arquitetura pós-moderna no Brasil se caracteriza principalmente pela ênfase na simplicidade e na funcionalidade,
evitando ornamentações extravagantes.
Uma característica notável da arquitetura pós-moderna no Brasil é a continuação das linhas retas e da simplicidade
estética da arquitetura modernista.
A arquitetura pós-moderna no Brasil é frequentemente marcada pela incorporação de elementos históricos e
ornamentações exuberantes, rompendo com a rigidez do modernismo.
Uma característica central da arquitetura pós-moderna no Brasil é a busca pela uniformidade e pela homogeneidade
nas estruturas arquitetônicas.
A arquitetura pós-moderna no Brasil valoriza a funcionalidade acima de tudo, evitando qualquer influência de
movimentos arquitetônicos anteriores.

5ª QUESTÃO
O Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, é um icônico edifício cultural projetado
pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Inaugurado em 2015, o museu é uma obra-prima da
arquitetura contemporânea e se destaca por seu design futurista e inovador. O estilo arquitetônico do
Museu do Amanhã é caracterizado pelo uso criativo de estruturas metálicas, formas orgânicas e uma
abordagem que integra de forma harmoniosa a arquitetura com elementos naturais, refletindo a visão de
Calatrava de um futuro sustentável e tecnologicamente avançado (Figura 1). O museu é uma atração cultural
de destaque na cidade, oferecendo exposições interativas que exploram questões relacionadas ao meio
ambiente, ciência, tecnologia e o futuro da humanidade.
Fonte: adaptado de: BENEDETT, J. K. Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo
Brasileiro. Maringá: Unicesumar, 2023.
Figura 1 – Museu do Amanhã no Rio de Janeiro – RJ
Fonte: https://directiva.eng.br/wp-content/uploads/2018/07/1.jpg
Sobre a as características contemporâneas da arquitetura no Museu do Amanhã, assinale a alternativa
correta:
ALTERNATIVAS
Com a requalificação da Praça Mauá e a construção do Museu do Amanhã houve a demolição da estrutura original do
edifício histórico conhecido como “A Noite”.
A cobertura do Museu do Amanhã possui grandes asas móveis que se ajustam automaticamente à direção do vento
para maximizar a captação de energia solar.
O espelho d’água ao redor do Museu do Amanhã serve principalmente como fonte de água para as operações
internas do museu.
A altura total do edifício do Museu do Amanhã é superior a 50 metros para proporcionar vistas panorâmicas da
cidade do Rio de Janeiro.
O Museu do Amanhã foi projetado sem levar em consideração critérios de sustentabilidade ambiental ou social,
focando apenas em sua estética arquitetônica

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