1ª QUESTÃO
Sendo a comunicação algo que acontece entre pessoas, novamente o relacionamento humano se torna um
elemento indispensável (BURBRIDGE et al. 2007, p. 10).
DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018.
Diante de tal afirmação e considerando os estudos da disciplina, analise as afirmativas a seguir.
I. A negociação é fundamentalmente baseada na comunicação entre pessoas, apesar de até máquinas
poderem se comunicar, chegando, em certos casos, até a negociar, usando regras pré-definidas (exemplo:
dois computadores negociando um protocolo de comunicação).
II. Pode ser considerado um passo inicial para a formação de um negociador habilidoso a ampliação do seu
entendimento do processo de comunicação.
III. Nesse processo de comunicação tem-se três participantes principais: o emissor, o receptor e a
mensagem, sendo o emissor o responsável pelo início do processo.
É correto o que se afirma em.
ALTERNATIVAS
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
2ª QUESTÃO
Um dos principais motivos pelos quais as pessoas se envolvem em comportamentos não éticos é a busca de
vantagens, em termos de poder (Martinelli e Ghisi, 2006).
DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018.
Com base no trecho acima e nos estudos da disciplina, analise as afirmativas a seguir.
I. A utilização poderosa de força de persuasão pode ser considerada um comportamento ético.
II. A utilização de promessas para proteger suas vendas, em contingências certas, não pode ser considerada
um comportamento antiético.
III. A falsificação de documentos e a publicidade enganosa demonstram comportamentos antiéticos.
É correto o que se afirma em.
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
3ª QUESTÃO
De acordo com Wanderley (1998), as pessoas podem ser agrupadas em estilos básicos de negociação.
DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018.
Com base nesta afirmação e considerando os estudos da disciplina, analise as afirmativas a seguir.
I. O estilo apoiador é conhecido por ser afável, estável e cordial.
II. Controlador é o estilo de negociador designado por ser dirigente, diretivo e realizador.
III. O estilo catalisador é chamado, também, de metódico e escrupuloso.
IV. O estilo analítico é um estilo de negociador expressivo.
É correto o que se afirma em.
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
4ª QUESTÃO
As novas plataformas digitais oferecem meios de comunicação institucionais e internos diversificados e
estruturados para as organizações.
DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018.
Analise as afirmativas a seguir sobre mídias institucionais internas:
I. São consideradas mídias institucionais internas os portais de intranet e redes sociais empresariais.
II. São consideradas mídias institucionais internas o newsletter (boletim informativo).
III. Os aplicativos de mensagens mobile não podem ser elencados como mídias institucionais internas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
5ª QUESTÃO
O processo de negociação pode ser dividido em etapas ou passos que podem ser utilizados em uma
sequência lógica fácil de decorar e usar (Burbridge et al. 2007).
DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018 (adaptado).
Com base neste processo, analise as afirmativas a seguir.
I. A primeira etapa do processo de negociação consiste em reconstruir.
II. Preparar e criar são consideradas as últimas etapas dentro do processo de negociação.
III. A sequência do processo de negociação é: preparar, criar, negociar, fechar e reconstruir.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III