1ª QUESTÃO
No ambiente profissional em uma empresa, saiba que algo existirá: a competição. Dependendo do setor ou
segmento, essa competição pode ser muito ampla, com diversos concorrentes que disputam o mesmo
cliente. E, para se destacar ou conseguir a preferência do cliente, faz-se necessária a construção da
vantagem competitiva, que está, justamente, na criação de valor aos produtos e serviços que a empresa
ofertará aos seus clientes. As cinco forças de Porter é um modelo desenvolvido por Michael Porter para
analisar a competitividade de um setor ou indústria. Essas forças representam os fatores-chave que
influenciam a dinâmica competitiva e a rentabilidade de um setor específico.
Fonte: PARDO, P.; PAIÃO, L.S. Planejamento Estratégico. Maringá: UniCesumar, 2022.
Assinale a alternativa que apresenta uma das cinco forças de Porter:
ALTERNATIVAS
Estratégia de marketing da empresa líder de mercado.
Grau de inovação tecnológica no setor.
Nível de satisfação dos clientes com os produtos.
Intensidade da concorrência entre empresas atuantes em um mercado específico.
Taxas de juros aplicadas pelo Banco Central.
2ª QUESTÃO
A estratégia é essencial para a empresa ter uma percepção do ambiente em que está inserida e conduzir a
sua atuação com eficácia. Ao conhecer cada tipo de estratégia, você terá condições e a percepção de qual
será a mais adequada para atingir os objetivos organizacionais.
Fonte: PARDO, P.; PAIÃO, L. S. Planejamento Estratégico. Maringá: UniCesumar, 2022.
Analise as alternativas a seguir e assinale a correta sobre a estratégia comumente adotada por empresas em
períodos de recessão:
ALTERNATIVAS
Estratégia de expansão geográfica.
Estratégia de redução de custos.
Estratégia de diversificação de mercado.
Estratégia de inovação de produtos.
Estratégia de fusões e aquisições.
3ª QUESTÃO
A implementação da estratégia em uma organização envolve colocar as estratégias (ou planos) em ação. Ao
implementar o planejamento estratégico, a empresa torna evidente o que deve ser feito para que se torne
real aquilo que está planejado. No plano de ação, haverá todas as atividades que devem ser implementadas
para se obter o plano estratégico, que é a soma de várias ações que resultam em algo maior para a
empresa.
Fonte: PARDO, P.; PAIÃO, L.S. Planejamento Estratégico. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Sobre o plano de ação, analise as afirmativas a seguir:
I. O plano de ação tem como objetivo reduzir a necessidade de monitoramento e controle das atividades.
II. Os planos de ação não devem estar relacionados com a missão da empresa.
III. A ferramenta 5W2H pode auxiliar a elaboração do plano de ação.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
4ª QUESTÃO
Para entender a participação e o posicionamento de um produto no mercado, o BCG (Boston Consulting
Group), empresa de consultoria empresarial fundada por Bruce Handerson na década de 1960, desenvolveu
um modelo de avaliação de participação relativa no mercado, conhecido como Matriz CrescimentoParticipação ou, simplesmente, Matriz BCG.
Fonte: PARDO, P.; PAIÃO, L.S. Planejamento Estratégico. Maringá: UniCesumar, 2022.
A partir do exposto, sobre os principais objetivos da matriz BCG, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Identificar ameaças competitivas no mercado.
Analisar a lucratividade de uma única unidade de negócio.
Avaliar a estrutura organizacional da empresa.
Determinar a taxa de crescimento do mercado-alvo.
Auxiliar na alocação de recursos em um portfólio de produtos ou serviços.
5ª QUESTÃO
Uma metodologia de gestão bastante utilizada por empresas de diversos tamanhos e setores são os OKRs
(Objectives and Key Results). Quando aplicados corretamente, os OKRs podem promover uma cultura de
alta performance, alinhamento estratégico e resultados excepcionais dentro de uma organização.
Qual das seguintes alternativas melhor descreve os OKRs?
ALTERNATIVAS
Uma metodologia para definir metas específicas e mensuráveis.
Uma ferramenta de gestão financeira para análise de resultados.
Um modelo de organização hierárquica nas empresas.
Uma estratégia de marketing para alcançar novos mercados.
Um sistema de avaliação de desempenho baseado em competências