ATIVIDADE DE ESTUDO – FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS – PMI – 41-2024

1ª QUESTÃO
Os projetos podem sofrer mudanças em seu decorrer devido a vários fatores, por essa razão o gerente
responsável deve estar atento. No estudo de caso, ocorreram algumas alterações no projeto que fizeram
aumentar o seu custo e prazo. Nessa situação, com base em nossos estudos e no texto, quais são as
medidas corretas que devem ser tomadas pelo gerente de projetos? Assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
O gerente de projetos deve incluir a mudança em seu status, comunicar a diretoria para que ela aprova a alteração
e, depois, comunicar a todos.
O gerente de projetos deve emitir um documento conforme especificado no controle integrado de mudanças,
informar a todos os envolvidos sobre elas e os seus impactos, solicitar a aprovação dos patrocinadores do projeto e
implementar as alterações.
O gerente de projetos não deve permitir mudanças no projeto já em andamento e com o planejamento feito, pois
isso irá comprometer os seus objetivos, os prazos e seu custo.
O gerente de projetos deve emitir um documento conforme especificado no controle integrado de mudanças,
informar a todos sobre elas e os seus impactos, solicitar a aprovação dos gerentes do projeto e implementar as
alterações.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
2ª QUESTÃO
O projeto da Razzle tinha 3 gerentes de projetos, que gerenciavam as equipes de cada empresa. Isso criava
um conflito de interesses muito grande e aumentava a complexidade nas comunicações. Quais das
afirmações abaixo, poderiam ser utilizadas para melhorar o processo de comunicação no projeto?
I. Reuniões semanais com o time do projeto todo, para acompanhamento e distribuição das atividades.
II. Cada gerente deveria fazer reuniões diárias com o seu time, para distribuição de atividades e
acompanhamento.
III. Relatório de Avanço do projeto deveria ser individual, pois cada time tinha atribuições específicas e o
atraso de uma equipe não poderia penalizar a outra.
IV. Relatório de Avanço do projeto deveria ser único, pois o projeto é feito pelo time todo, se um atrasar, o
outro time poderia ser afetado.
V. Eleger um dos gerentes como gestor do programa, para que fossem unidas todas as informações do
projeto e assim, ter um ponto focal de comunicação.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
ALTERNATIVAS
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
3ª QUESTÃO
Durante o planejamento do projeto, foi utilizada a técnica de compressão, em que o gerente do projeto
alocou mais horas por dia, para que as tarefas fossem cumpridas. Além desta técnica, qual outra poderia ter
sido utilizada?
ALTERNATIVAS
Poderia ter sido utilizada a aceleração, que consiste em reduzir o tempo das atividades, alocando mais pessoas.
Poderia ter sido utilizada o paralelismo, colocando outras atividades, de outras fases inclusive, em paralelo e assim
anteciparia algumas entregas .
Poderia ter sido utilizada a técnica de paralelismo, colocando duas pessoas em paralelo para executar a mesma
tarefa, agilizando a entrega da mesma.
Poderia ter sido utilizada a técnica de fast traking que consiste em antecipar o início do projeto.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
4ª QUESTÃO
Um projeto é realizado por pessoas e a formação da equipe do projeto é um fator determinante para o
sucesso ou fracasso do projeto. Com base no texto do estudo de caso, você deve ter visto que ocorreram
problemas com a equipe do projeto, em que um consultor teve que ser substituído por conta de o cliente
ter questionado o conhecimento do mesmo. Em relação ao Gerenciamento dos Recursos Humanos, nesta
situação, o que teria sido melhor a fazer? Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
O gerente do projeto deveria ter alocado apenas consultores sênior para este projeto, pois o mesmo tinha um prazo
muito curto e isso aumento o risco do projeto.
O gerente do projeto não deveria ter trocado o consultor, mas deveria ter capacitado o mesmo durante o projeto.
O gerente do projeto deveria ter avaliado as habilidades e o conhecimento de todos os consultores e se os mesmos
conseguiriam atender os requisitos do projeto antes do mesmo começar.
O gerente do projeto fez o correto, pois precisa sempre reduzir o custo do projeto, alocando consultores júnior e
somente trocá-los se o cliente reclamar.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp