Atividade Extensionista 01 – Projeto de Pequena Escala

1. Introdução
A evolução tecnológica sempre esteve presente no desenvolvimento da
humanidade pois é, na essência, impulsionada pela necessidade que o ser humano tem
de resolver um problema até então sem solução.
Entende-se por tecnologia o estudo sistemático sobre técnicas, processos,
métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana
que, segundo Dantas (2000), “está presente desde a descoberta da primeira ferramenta
que foi aprimorada” até os dias de hoje. Kenski (2007) afirma que foi a criatividade
humana a principal responsável por originar todas as tecnologias que conhecemos
atualmente.
Fundamental para o progresso, a criatividade tem contribuído com rupturas e
transformações nas mais diversas áreas do conhecimento e pode ser definida como a
capacidade de gerar ideias e comportamentos que são surpreendentes, relevantes e
úteis em um dado momento. Na engenharia não poderia ser diferente.
Conforme Rodrigues (2007), a partir dos engenhos e de saberes alcançados no
decorrer da história, com mestres e construtores da Antiguidade, Idade Média e
Engenheiros Militares da Idade Moderna, nasceu a Engenharia. Com o advento da
Revolução Industrial e dos avanços científicos dos séculos XVIII e XIX, o engenheiro civil
se tornou um profissional de referência na construção das sociedades, seja projetando
e executando simples moradias até obras maiores e mais complexas, aplicando novos
conceitos e ideias em suas atividades e assumindo cada vez mais o papel de gestor de
recursos humanos e materiais dentro dos processos construtivos. Porém, as matrizes
curriculares dos cursos de engenharia permaneceram tecnicistas por muito tempo e as
disciplinas de gestão de recursos começaram a ser realmente exploradas na formação
do engenheiro apenas no final do século passado.
A Resolução nº2, de 24 de abril de 2019 , que institui as Diretrizes Curriculares
Nacionais para cursos de graduação em Engenharia, traz em seu artigo quinto a
preocupação em formar engenheiros que consigam “dialogar com a sociedade por meio
da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas
contemporâneas presentes no contexto social” e acrescenta que esta formação cidadã
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deve ser “marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos”, que, de forma
interdisciplinar, seja “valorizada e integrada à matriz curricular”.
A resolução afirma que as instituições de ensino superior devem apresentar
iniciativas que demonstrem seu compromisso social com todas as áreas,
“(…) em especial, as de comunicação, cultura, direitos
humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde,
tecnologia e produção, e trabalho em consonância com as
políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental,
educação étnico-racial, direitos humanos e educação
indígena”.
2. A disciplina
A disciplina de Projeto de Pequena Escala permite que o alune investigue, através
de uma entrevista com uma família composta por até cinco pessoas, as necessidades
destas pessoas no que tange a moradia e desenvolva um projeto de uma residência
térrea de até 100 m² que atenda aos requisitos estabelecidos na entrevista. A
expectativa é criar um portfólio com vários modelos de residências de diversas regiões
do país, criando um intercâmbio de ideias entre os alunos de diversas regiões e
evidenciando as inúmeras possibilidades de desenvolver casas de tamanhos similares
das mais diferentes formas, além de devolver soluções que visem reduzir custos para as
moradias das famílias entrevistadas.
a) Que problema precisa ser resolvido?
No caso da disciplina de Projeto de pequena escala, o objetivo é possibilitar que
o estudante, ainda no primeiro ano do curso, seja capaz de “reconhecer as
necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os
problemas de Engenharia”. Sendo assim, o aluno deve buscar, na comunidade
em que vive, uma família composta por 5 pessoas a serem acomodadas em uma
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residência térrea de até 100m² que ofereça, após construída, redução de custos
mensais para as pessoas que ali habitarão.
b) Como fazer isso?
Os alunos devem, através de um questionário, chamado de Briefing1 de projeto
de arquitetura (Anexo I), controlar as seguintes variáveis: dados sobre a família,
região em que mora e os seus objetivos com o projeto. Assim, o projetista terá
um direcionamento mais claro para a realização dos seus trabalhos.
c) Qual deve ser o papel do professor?
O professor neste caso deve ser um orientador. Existirão quatro encontros não
obrigatórios de orientação, além das tutorias.
d) Que tipo de espaço/ferramenta o aluno pode utilizar?
O aluno poderá fazer o esboço à mão, em papel Canson Branco ou creme, 200g,
tamanho A3, e caneta preta de ponta fina (também é possível utilizar o software
AutoCad para realizar este projeto de extensão) e apresentar um relatório
(escanear ou fotografar) contendo:
 O Briefing de projeto;
 Prancha pavimento tipo – escala 1:50 (planta baixa);
 A indicação da escala não dispensará a indicação de cotas. As cotas
deverão ser escritas em caracteres claros e facilmente legíveis;
 Paredes internas deverão ter 15cm (meio tijolo) e as externas com 25cm
(1 tijolo).
 Tamanho de portas e esquadrias são livres.

1 O Briefing é um documento que servirá como um guia para a execução de um projeto.
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ANEXO I – MODELO DE BRIEFING DE PROJETO ARQUITETÔNICO
1. DESCRIÇÕES GERAIS SOBRE O CLIENTE:
 Nome do cliente:
 Telefone para contato:
 E-mail:
2. DESCRIÇÕES GERAIS SOBRE O PROJETO:
 Quantas pessoas moram na casa?
 Quais são as idades?
 De quantos quartos necessitam?
 Quantas suítes?
 Quantas salas necessitam? (Sala de televisão, sala de jantar, sala de jogos, etc)
 Com que frequência usam a cozinha?
 Quais são as cores que os moradores gostam?
 Qual é a frequência e o número de visitas da casa?
 Necessitam de lavabo?
 Qual tipo de material preferem no piso?
 Quais as necessidades de iluminação de cada ambiente?
 Alguém da casa é alérgico a algum material?
 Tem algum animal de estimação dentro de casa?
 Gostam de jardim?
 Deseja cultivar plantas comestíveis/ horta interna?
 Que tipo de soluções sustentáveis poderiam ser implementadas? Cisterna
para captação de água de chuva? Painel fotovoltaico

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