Segundo a Resolução 1284 / 2020 – CEPE no Capítulo I (Art. 1°), a extensão
é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa,
constituindo-se em processo interdisciplinar, político-educacional, cultural,
científico, tecnológico, que promove a interação transformadora do ensino
superior, e para os outros setores da sociedade, por meio da produção e da
aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a
pesquisa.
Segundo o Art. 2º, são consideradas atividades de extensão as intervenções
que envolvem diretamente as comunidades externas às instituições de ensino
superior e que estejam vinculadas à formação do estudante e de demais
pessoas da sociedade civil, nos termos desta Resolução e conforme normas
institucionais próprias.
No curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, o objetivo das
disciplinas de Comunicação Empresarial, Sistemas de Informação
Gerencial, Empreendedorismo e Gestão de Projetos e outras é
demonstrar ao aluno como funciona a comunicação na empresa, os sistemas
de informações para tomada de decisões, a capacidade e técnicas de
empreender e como gerir projetos relativos aos setores de produção de uma
indústria de transformação e também a de fornecedores que se preparam para
se adequarem ao fornecimento ao setor industrial são a base para o
desenvolvimento da atividade extensionista 1 desse curso.
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Então após a conclusão dessas disciplinas, o aluno estará apto a realizar
algumas tarefas relacionadas a este setor, inclusive poderá avaliar e dar
sugestões de melhoria em área de produção em indústrias de transformação.
ATIVIDADE DE EXTENSÃO SUGERIDA:
– TÍTULO: Escolha de um projeto possível de vir a ser desenvolvido em sua
região e elaboração de todas as etapas do planejamento básico desse projeto.
– ATIVIDADES: O aluno deverá escolher um projeto possível de ser
desenvolvido em sua região e desenvolver todo o planejamento básico desse
projeto.
– OBJETIVO: Despertar a visão de planejamento de projetos que possam ser
úteis à sua comunidade. Através do Art. 5º as atividades de extensão serão
realizadas por discentes e outras pessoas da sociedade civil, sob orientação de
docentes, de acordo com o descrito no PPC.
Dentro desta visão a ideia é que o aluno (discente) possa identificar projetos
em andamento ou possíveis de serem executados na sua região e desenvolver
todo o planejamento básico desse projeto considerando a sua execução futura,
definir projetos que possam ser úteis à sua comunidade e que possam vir a ser
colocados em prática.
– JUSTIFICATIVA: O objetivo é que o aluno possa trabalhar ou interagir no
universo da sua comunidade sugerindo projetos e criando o planejamento
desses projetos entregando esse estudo a algum ente regional que possa vir a
ter interesse na sua futura execução.
Antes de definirmos as etapas é importante salientar que conforme consta no
Art. 6º, as atividades de extensão devem ser vinculadas à formação do
estudante, bem como dos demais interessados de outros setores da sociedade
civil que dela participem, assim entendidas como aquelas que envolvam
diretamente os conhecimentos técnicos específicos dos cursos de graduação.
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– ETAPAS: Serão sugeridas várias questões para o aluno, nas quais o mesmo
poderá aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas desenvolvidas até
essa etapa.do seu curso.
Através do Art. 7º no inciso I, em relação a concepção prática as Diretrizes da
Extensão na Educação Superior, a interação dialógica da comunidade
acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da
participação e do contato com as questões contemporâneas com vistas ao
desenvolvimento econômico, social e cultural. Essa interação poderá trazer
apoio aos setores produtivos das indústrias regionais e da comunidade local.
1ª. Etapa: escolher um projeto em andamento e planeja-lo ou sugerir um
projeto possível de vir a ser executa na sua região que venha criar alguma
melhoria e desenvolver todo as etapas do planejamento básico desse projeto.
Estudar e analisar a sua comunidade, as suas empresas e Instituições e
verificar o que poderia ser desenvolvido na forma de um projeto que venha a
criar melhoria para a sua região.
Para levantar as informações você poderá visitar empresas e ou Instituições
locais e se apresentar como aluno do curso de Tecnologia em Gestão da
Produção Industrial da UNINTER, para o levantamento de informações que
precisar.
Segundo o Art.10, as atividades de extensão poderão ser realizadas em
parceria com outras instituições de ensino superior, empresas públicas ou
privadas e outras entidades, com o fim de estimular a abertura e o diálogo
interinstitucional envolvendo estudantes e docentes, de modo a contribuir com
a sociedade acadêmica.
2ª Etapa: Como será esse projeto? Quais as suas etapas? Qual a sua
duração|? O que beneficiará a sua região?
Baseado no que você levantou de informações definido o projeto, comece a
fazer o seu planejamento, inicialmente fazendo um levantamento de todas as
informações que poderá dispor através de pesquisa
3ª Etapa: Iniciar o planejamento propriamente dito do seu projeto proposto.
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– Defina o escopo do projeto
– Redija o termo de abertura do projeto
– Desenhe o fluxo de processos desse projeto (Mapa de Fluxo de Processos do
Projeto)
– Defina o mapa do EAP/ WBS do projeto
– Defina os tempos de cada etapa na EAP
– Construa a Rede Pert/ e faça o sequenciamento (Método do Sequenciamento)
– Defina o Caminho Critico do Projeto
– Construa o cronograma de execução
– Analise os riscos envolvidos nesse projeto
– Defina padrões de qualidade a ser repassado ao executor do projeto
No Art.19 §1º, o aluno deve escolher aquelas adequadas a sua realidade e ao
perfil do curso, na quantidade suficiente para o cumprimento da carga horária
relativa à extensão, prevista no Projeto Pedagógico do Curso.
Como o curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial é na
modalidade EAD (Educação a Distância), o Art. 23 define que as ofertas de
extensão aos alunos deverão ser realizadas presencialmente, em região
compatível com o polo de apoio presencial no qual o estudante esteja
matriculado, observando-se, no que couber, as demais regulamentações
previstas no ordenamento próprio para a oferta de educação a distância
Parágrafo único. A oferta de extensão nessa modalidade poderá se valer de
docentes responsáveis orientando o aluno a distância, podendo ou não
envolver diretamente os polos de apoio presencial e seus colaboradores.
4ª Montagem do relatório.
Depois de ter todos estes dados o aluno vai reunir em um relatório e poderá
terá que apresentar a um ente comunitário: empresa, Instituição ou outro
qualquer que possa vir a ter interesse em executar tal projeto. Pode ser uma
forma de ajudar a empresa, instituição com a sua ação extensinista gerando
melhorias nessa e também melhorando a sua interação com a empresa ou com
a comunidade local com a aplicação dos conhecimentos adquiridos no seu
curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial.
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Este relatório deverá também ser postado no sistema Univirtus, conforme a
orientação do professor/tutor da disciplina de Atividade Extensionista I, que vai
então proceder com a avaliação da atividade realizada, aprovando-a ou não e
atribuindo uma nota a sua realização. Nesse relatório deverá ter uma
comprovação da entrega dos seus estudos a um Ente local.
O Art. 20 trata das ações de extensão, que serão avaliadas pelos docentes e
discentes envolvidos, para fim de registro acadêmico e promoção de melhoria
contínua das atividades.
– CONCLUSÃO: A Atividade de Extensão traz bons resultados em relação a
aprendizagem do aluno, pois simula o trabalho de demonstrar ao aluno como
funciona comunicação na empresa , os sistemas de informações para tomada
de decisões , a capacidade e técnicas de empreender e como gerir projetos
relativos aos setores de produção de uma indústria de transformação e
também a de fornecedores que se preparam para se adequarem ao
fornecimento ao setor industrial são a base para o desenvolvimento da
atividade extensionista 1 desse curso.
Para a disciplina Atividade Extensionista 1 o aluno ainda poderá optar pelo
desenvolvimento de outra atividade a sua escolha , que não a acima descrita
desde que atenda as condições da extensão universitária conforme a resolução
07/2028 do MEC e a resolução 1284/2020 da CEPE UNINTER, porém para
isso ele deverá enviar antecipadamente uma proposta escrita na forma de um
projeto ao tutor da disciplina para a devida aprovação e autorização de
execução ( até o quinto dia após o início da fase em que a disciplina esteja
disponibilizada) e o tutor analisará e em até 5 dias aprovará ou não fazendo
também forma escrita ao aluno.