ATIVIDADE EXTENSIONISTA 2 – Cavalini Assessoria

ATIVIDADE EXTENSIONISTA 2

Segundo a Resolução 1284 / 2020 – CEPE no Capítulo I (Art. 1°), a extensão é
a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa,
constituindo-se em processo interdisciplinar, político-educacional, cultural,
científico, tecnológico, que promove a interação transformadora do ensino
superior, e para os outros setores da sociedade, por meio da produção e da
aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a
pesquisa.
Segundo o Art. 2º, são consideradas atividades de extensão as intervenções
que envolvem diretamente as comunidades externas às instituições de ensino
superior e que estejam vinculadas à formação do estudante e de demais pessoas
da sociedade civil, nos termos desta Resolução e conforme normas institucionais
próprias.
No curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, o objetivo das
disciplinas de Mapeamento de Processos, Administração da Produção e
Serviços, Logística Empresarial, Ciências do Ambiente e Sustentabilidade,
Cadeias de Suprimentos, e outras é demonstrar ao aluno como funciona a
gestão empresarial e como a empresa lida com o seu lixo produzido, qual destino
é dado aos resíduos para que não haja impactos ambientais. Com base nessas
disciplinas o aluno estará mais preparado para o desenvolvimento da atividade
extensionista 2 desse curso.
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Então após a conclusão dessas disciplinas, o aluno estará apto a realizar
algumas tarefas relacionadas a este setor, inclusive poderá avaliar e dar
sugestões de melhoria em área de produção em indústrias de transformação.
ATIVIDADE DE EXTENSÃO SUGERIDA:
– TÍTULO: Escolha de um mapeamento de processo possível de vir a ser
desenvolvido em sua região e elaboração de todas as etapas do planejamento
básico desse processo.
– ATIVIDADES: O aluno deverá escolher em sua comunidade uma empresa ou
associação de catadores de coleta e seleção de lixo reciclável, um mapeamento
de processos possível de ser desenvolvido em sua região e desenvolver todo o
planejamento básico desse processo.
– OBJETIVO: Despertar a visão de planejamento e desenvolvimento de um
mapeamento de processos que possa ser útil à sua comunidade. Através do Art.
5º as atividades de extensão serão realizadas por discentes e outras pessoas da
sociedade civil, sob orientação de docentes, de acordo com o descrito no PPC.
Dentro desta visão a ideia é que o aluno (discente) possa identificar um
mapeamento de processos em andamento ou possíveis de serem executados
na sua região e desenvolver todo o planejamento básico desse mapeamento de
processos considerando a sua execução futura, e que possam vir a ser
colocados em prática.
– JUSTIFICATIVA: O objetivo é que o aluno possa trabalhar ou interagir no
universo da sua comunidade sugerindo um mapeamento de processos e criando
o planejamento desde seu fluxograma, o macroprocesso e o mapeamento do
fluxo de valor, entregando esse estudo a algum ente regional que possa vir a ter
interesse na sua futura execução.
Antes de definirmos as etapas é importante salientar que conforme consta no
Art. 6º, as atividades de extensão devem ser vinculadas à formação do
estudante, bem como dos demais interessados de outros setores da sociedade
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civil que dela participem, assim entendidas como aquelas que envolvam
diretamente os conhecimentos técnicos específicos dos cursos de graduação.
– ETAPAS: Serão sugeridas várias questões para o aluno, nas quais o mesmo
poderá aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas desenvolvidas até
essa etapa.do seu curso.
Através do Art. 7º no inciso I, em relação a concepção prática as Diretrizes da
Extensão na Educação Superior, a interação dialógica da comunidade
acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da
participação e do contato com as questões contemporâneas com vistas ao
desenvolvimento econômico, social e cultural. Essa interação poderá trazer
apoio aos setores produtivos das indústrias regionais e da comunidade local.
1ª. Etapa: escolher em sua comunidade uma empresa ou associação de
catadores de coleta e seleção de lixo reciclável, e verificar o que poderá ser
desenvolvido na forma de um projeto que venha a criar melhoria para a sua
região.
Para levantar as informações você poderá visitar empresas e ou Instituições
locais e se apresentar como aluno do curso de Tecnologia em Gestão da
Produção Industrial da UNINTER, para o levantamento de informações que
precisar.
– Pesquisar sobre a logística reversa na cidade onde mora;
– Identificar como é realizada, quem realiza?;
– Pessoas envolvidas;
– Tipos e fluxos de materiais;
– Rotas de coletas,
Segundo o Art.10, as atividades de extensão poderão ser realizadas em parceria
com outras instituições de ensino superior, empresas públicas ou privadas e
outras entidades, com o fim de estimular a abertura e o diálogo interinstitucional
envolvendo estudantes e docentes, de modo a contribuir com a sociedade
acadêmica.
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2ª Etapa: Como será esse projeto? Quais as suas etapas? Qual a sua
duração? O que beneficiará a sua região?
Baseado no que você levantou de informações definido o projeto, comece a fazer
o seu planejamento, inicialmente fazendo um levantamento de todas as
informações que poderá dispor através de pesquisa
3ª Etapa: Iniciar o planejamento propriamente dito do seu projeto proposto.
– Visitar a uma cooperativa e/ou empresa;
– Verificar se todo material reciclado é transformado em matéria prima para novas
embalagens do projeto.
– Realizar observações do processo;
– Realizar o fluxograma do processo;
– Identificar de pontos que carecem de melhorias;
– Realizar o Macroprocesso;
– Realizar o Mapeamento do fluxo de valor
No Art.19 §1º, o aluno deve escolher aquelas adequadas a sua realidade e ao
perfil do curso, na quantidade suficiente para o cumprimento da carga horária
relativa à extensão, prevista no Projeto Pedagógico do Curso.
Como o curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial é na modalidade
EAD (Educação a Distância), o Art. 23 define que as ofertas de extensão aos
alunos deverão ser realizadas presencialmente, em região compatível com o
polo de apoio presencial no qual o estudante esteja matriculado, observando-se,
no que couber, as demais regulamentações previstas no ordenamento próprio
para a oferta de educação a distância
Parágrafo único. A oferta de extensão nessa modalidade poderá se valer de
docentes responsáveis orientando o aluno a distância, podendo ou não envolver
diretamente os polos de apoio presencial e seus colaboradores.
4ª Montagem do relatório.
Depois de ter todos estes dados o aluno vai reunir em um relatório e poderá terá
que apresentar a um ente comunitário: empresa, Instituição ou outro qualquer
que possa vir a ter interesse em executar tal projeto. Pode ser uma forma de
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ajudar a empresa, instituição com a sua ação extensinista gerando melhorias
nessa e também melhorando a sua interação com a empresa ou com a
comunidade local com a aplicação dos conhecimentos adquiridos no seu curso
de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial.
Este relatório deverá também ser postado no sistema Univirtus, conforme a
orientação do professor/tutor da disciplina de Atividade Extensionista 2, que vai
então proceder com a avaliação da atividade realizada, aprovando-a ou não e
atribuindo uma nota a sua realização. Nesse relatório deverá ter uma
comprovação da entrega dos seus estudos a um Ente local.
O Art. 20 trata das ações de extensão, que serão avaliadas pelos docentes e
discentes envolvidos, para fim de registro acadêmico e promoção de melhoria
contínua das atividades.
– CONCLUSÃO: A Atividade de Extensão traz bons resultados em relação a
aprendizagem do aluno, pois simula o trabalho de demonstrar ao aluno como
funciona comunicação na empresa , os sistemas de informações para tomada
de decisões , a capacidade e técnicas de empreender e como gerir projetos
relativos aos setores de produção de uma indústria de transformação e também
a de fornecedores que se preparam para se adequarem ao fornecimento ao setor
industrial são a base para o desenvolvimento da Atividade Extensionista 2 desse
curso.
Para a disciplina Atividade Extensionista 2 o aluno deverá realizar a atividade
conforme descrito anteriormente e desenvolvê-lo a fim de que atenda as
condições da extensão universitária conforme a resolução 07/2028 do MEC e a
resolução 1284/2020 da CEPE UNINTER, porém para isso ele deverá enviar
antecipadamente uma proposta escrita na forma de um projeto ao tutor da
disciplina para a devida aprovação e autorização de execução ( até o quinto dia
após o início da fase em que a disciplina esteja disponibilizada) e o tutor
analisará e em até 5 dias aprovará ou não fazendo também forma escrita ao
aluno.
Curitiba, 19 de fevereiro de 2021

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