ATIVIDADE EXTENSIONISTA 4 – PROJETO DE MEIO AMBIENTAL E PLANEJAMENTO REGIONAL

ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE
O planejamento admite, como ponto de parƟda, que existe uma correlação entre o plano
material e plano das ideias. Os elementos do processo social estão conƟdos no plano material
enquanto no plano das ideias elabora-se uma forma de representação destes elementos na
atualidade e no que se deseja alcançar no futuro.
Neste contexto, a etapa de estudos iniciais é imprescindível, pois é nesta fase que são
levantados os dados que irão dar subsídio às decisões de Engenharia (escolha da solução,
modelagem da informação da construção, projeto, simulações).
Neste trabalho, o ponto de parƟda do Projeto de Meio Ambiente e Planejamento
Regional será o municipio em que você vive, com todos os seus elementos, e você precisará
escolher, mais precisamente, um problema relacionado ao planejamento urbano do seu
Município que esteja associado à um ou mais dos fatores (efeitos da urbanização) listados a
seguir:
a) Adensamento;
b) VerƟcalização;
c) Especulação imobiliária;
d) Gentrificação;
e) Periferização;
f) Poluição;
g) CongesƟonamentos;
h) Enchentes;
i) Vazios urbanos;
j) Impactos ecológicos; e
k) Disparidades socioeconômicas.
Para tanto, será necessário pesquisar, na região onde você vive:
 DIRETRIZES DE ZONEAMENTO, USO E OCUPAÇÃO DO SOLO;
Para auxiliar, recomedamos que seja construído um Diagrama de Causa e Efeito1
,
confome Figura 1 a seguir:
1
Também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou Diagrama espinha de peixe.
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Orientações para a aƟvidade
FIGURA 1 – DIAGRAM DE ISHIKAWA (ESPINHA DE PEIXE)
Este diagrama preenchido deverá constar no trabalho escrito e será a jusƟficaƟva do
estudo. Você NÃO precisa escolher CAUSAS nas seis categorias indicadas na figura. Elas servem
como orientação na busca por problemas.
Como exemplo, tomaremos o efeito ENCHENTE.
O trabalho deve conter uma capa contendo nome da InsƟtuição de ensino, Título e o seu
nome. Após, estrututar o trabalhos nos seguintes capítulos.
1. INTRODUÇÃO
Nesta etapa você deve escrever sobre o Município estudado, trazer informações como
nome do Município, tamanho (em termos de população), região de abrangência (inserir um
mapa da região contendo o Município estudados e outros Municípios adjacentes) e principais
aƟvidades econômicas. Importante descrever se na reigião existem unidades de conservação
ambiental.
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2. JUSTIFICATIVA DO ESTUDO
Aqui você deverá inserir sua análise do Diagrama de Causa e efeito.
No nosso exemplo, escolhemos ENCHENTE cmo efeito a ser estudado. Várias são as
causas das enchentes urbanas mas, dentre as principais, relacionamos as chuvas, o Ɵpo de piso,
lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo.
Apresentar o Diagrama e comentar sobre ele.
Ao analisar a questão da enchente de um Município, cada uma das causas precisa ser
estudada para então ser ou não descartada. A explicação da existência de cada uma das causas
deve estar descrita no seu trabalho. No caso da Enchente, poderíamos descrever a explicação
seguinte forma:
Chuvas: A relação das chuvas com as enchentes existe quando as chuvas são intensas,
não permiƟndo que o volume precipitado escoe a tempo, represando as águas nos
pontos de estrangulamento, que podem ser bueiros e pontes.
Piso: O trajeto da água da chuva, depois que aƟnge o solo, segue 3 direções: para cima
(evaporação), para o lado (escorrimento superficial) ou para baixo (infiltração), porém,
só haverá infiltração se o piso for permeável ou semi-permeável, o que não acontece
com o concreto, o asfalto, a piçarra e os paralelepípedos das ruas brasileiras. Se não for
direcionada, grande parte do volume acumulado, ao invés de se dirigir para os lençóis
subterrâneos, vai engrossar as águas do escorrimento superficial, agravando deste modo
os efeitos das enchentes.
Erros de projeto: uma das causas pode ser a drenagem insuficiente. Erros no
dimensionamento de drenagem podem fazer com que a drenagem não atenda mais à
vazão das cheias e, neste caso, talvez um novo cálculo deva ser feito, mais atualizado,
para entender como proceder com a solução do problema. Um projeto mal elaborado
de drenagem urbana costuma provocar doenças, causar prejuízos diversos
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3. DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO
Conforme material da Aula 01, você deverá encontrar no plano diretor do seu município
quais as ações aprovadas para os próximos anos com relação às causas estudadas no Diagrama
de Causa e Efeito escolhidas para o seu trabalho. Em âmbito regional, isso é, extrapolando a
análise do município que você vive para as regiões mais próximas, buscar informações sobre as
causas que você já está estudando de forma a responder as perguntas:
a) As causas geradoras do efeito estudado são encontradas em regiões próximas?
b) Como esta causa se relaciona com as questões ambientais da região?
c) Que soluções podem ser apontadas para eliminar estas causas?
Para conƟnuar nosso exemplo da enchente, as respostas poderiam ser:
a) Sim, em várias cidades próximas existem situações de enchentes semelhantes.
b) Existem períodos do ano onde há maior ocorrência de chuvas, assim como seus
efeitos (alagamentos, enchentes, desabamentos de morros, víƟmas humanas,
intervenção de estradas). Os sistemas de drenagem em algumas regiões são
absolutamente ineficientes, fato que pode ser facilmente constatado após uma
chuva forte na região. Além disso, a área impermeabiliada do solo da região é muito
grande, assim, as águas provenientes das chuvas precisam escoar para os rios. Outro
ponto importante é a questão do lixo. Os sistemas de drenagem (sarjetas, bocas de
lobo, galerias subterrâneas, córregos, rios) têm sua capacidade diminuída na
presença de lixo.
c) São possíveis soluções:
 IdenƟficar áreas de risco e ocupações sem saneamento básico (etapa de
mapeamento);
 Classificação das áreas de risco;
 Realizar obras emergenciais/paliaƟvas para miƟgar o risco de acidentes e,
consequentemente, evitar mortes;
 Nas zonas de alto risco, propor a remoção dos moradores para áreas seguras
(que devem ser definidas);
 Elaborar projeto de Urbanização de Favelas, provendo saneamento básico e
garanƟr a coleta adequada de esgoto;
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Orientações para a aƟvidade
 Plano de limpeza dos rios – realizar a dragagem para remover resíduos
acumulado nos rios e, se possível, concatenar com obras de ampliação da seção
hidráulica dos leitos e afluentes, visando ao aumento da capacidade de vazão
4. CONCLUSÃO
Explicar com suas palavras como as soluções propostas poderiam se integrar à um único
projeto, estabelecendo prioridades – o que deveria ser feito por primeiro e assim por diante – e
relacionando com as previsões de desenvolvimento futuro da região – informações que você
pesquisou no Plano Diretor.
No exemplo da enchente, obras de infraestrutura e saneamento, reservatórios
temporários, conjuntos habitacionais, dragagem e aumento da seção transversal dos rios devem
ser pensadas e planejadas, devendo as obras serem hierarquizadas quanto às urgências
específicas de cada região.

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