ATIVIDADE EXTENSIONISTA I
TÍTULO
CIDADE/UF
202X
1. INTRODUÇÃO
Na introdução se deve possibilitar reconhecer as linhas gerais do projeto possível
que será desenvolvido na sua cidade/região. Apresente qual problema busca
solucionar a partir do projeto. Explique rapidamente a importância da utilização
de ferramentas de qualidade. Por fim, apresente os benefícios que este estudo
causará na sua formação e a intencionalidade social. O texto da introdução deve
ser escrito em Arial 12, espaçamento 1,5, tipo justificar. O tamanho mínimo do
texto da introdução deve ter entre 90 palavras e 600 caracteres com espaço
e o máximo de 180 palavras e 1200 caracteres com espaço. Siga os itens
acima para escrever seu texto de introdução. Siga os itens acima para escrever
seu texto de introdução. Siga os itens acima para escrever seu texto de
introdução. Siga os itens acima para escrever seu texto de introdução. Siga os
itens acima para escrever seu texto de introdução. Siga os itens acima para
escrever seu texto de introdução. O texto exposto acima corresponde ao
tamanho máximo da introdução. Avaliação do seu trabalho acontecerá a
partir dos itens expostos, siga-os e tenha qualidade. Sucesso.
2. DESENVOLVIMENTO
Apresente a atividade e suas delimitações, defina a atividade e o problema em
questão, levante hipóteses.
2.1. OBJETIVOS
O texto do objetivo deve ser dividido entre:
✓ Objetivo geral e objetivos específicos;
✓ Objetivo geral consiste na visão geral do projeto. É o resultado que se
espera com aquele projeto após realização de todas as ações;
✓ Objetivos específicos: o número de objetivos específicos está atrelado ao
número de ferramentas e com se busca com aplicação das ferramentas
de qualidade naquele espaço;
✓ Os objetivos (geral e específico) devem ser escritos com verbo, pois é
uma ação;
Observação: Anexo, listagem de verbos para auxiliar no desenvolvimento
da escrita dos objetivos. Número máximo e mínimo de palavras sem
restrição.
2.2. JUSTIFICATIVA
O texto da justificativa deve demonstrar importância do desenvolvimento da
atividade amparada nos seguintes elementos: pessoal, social, educacional,
local. O tamanho mínimo do texto da justificativa deve ter entre 90 palavras e
600 caracteres com espaço e o máximo de 180 palavras e 1200 caracteres com
espaço.
2.3. METODOLOGIA
Explique as vantagens de se aplicar as 07 ferramentas da qualidade e na
sequência apresente a aplicação das ferramentas. Conceitue, cada uma
delas e explique como foram utilizadas. Número máximo e mínimo de
palavras sem restrição.
A seguir todas as ferramentas que devem ser utilizadas em seu projeto:
2.3.1. Fluxograma
2.3.2. Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe)
2.3.3. Folhas de Verificação
2.3.4. Diagrama de Pareto
2.3.5. Histograma
2.3.6. Diagrama de Dispersão
2.3.7. Cartas de Controle
2.4. RESULTADOS
Apresente os resultados obtidos após a aplicação das 07 ferramentas da
qualidade. Análise e comente os dados obtidos. Número máximo e mínimo de
palavras sem restrição.
3. CONCLUSÃO
Contextualizar o trabalho, descrever breve conclusão sobre cada parte do
trabalho, descrever de forma breve a metodologia, responder o problema e
propor ideias para seguir com a atividade. O texto da conclusão deve responder
os objetivos propostos. Deve demonstrar aprendizagem individual e os
benefícios que esta prática resultou. O tamanho mínimo do texto da conclusão
deve ter entre 90 palavras e 600 caracteres com espaço e o máximo de 180
palavras e 1200 caracteres com espaço.
4. ASSINATURA
Após a entrega e implementação do projeto o aluno deverá coletar a assinatura
da empresa, instituição ou outro qualquer que possa vir a ter interesse em
executar tal projeto. Assinatura é obrigatória.
DICAS PARA EXECUTAR A ATIVIDADE:
Obs.* Descreva e registre todas as etapas executadas. Inclua imagens para
enriquecer a sua explicação.
Descreva o que houve e o que foi feito para resolvê-lo.
Descreva os resultados obtidos na atividade que comprovem a entrega dos seus
estudos a um Ente local.
Utilize desta oportunidade para se mostrar ao mercado, portanto, procure
realizar a atividade em um setor que possui interesse em trabalhar futuramente.
EXEMPLOS SETOR DE INDÚSTRIA:
Petróleo E Gás. A Indústria Do Petróleo E Gás Está Ligada A Uma Cultura De
Carreira Estável, Altos Salários E Futuro Promissor. …
Energia. …Bioengenharia. …Acústica. …Manufatura Avançada. …Materiais.
…Aeroespacial. …Automotiva….Indústria Extrativa….Indústria Da Transformação
Indústria Da Construção…….
EXEMPLO SETOR DE SERVIÇOS:
Marketing Digital. Turismo; Serviços bancários; Restaurantes; …
Hospitais; Serviços de consultoria; Corretagem de imóveis; Serviços
públicos Conserto de computadores; Reparos de eletrodomésticos.
Contabilidade; Assessoria de imprensa…Banho e tosa. Limpeza e
dedetização…….Prestadores de Serviços….
Descrição
ANEXO I – LISTA DE VERBOS
DOMÍNIO COGNITIVO
Níveis e objetivos
Descrição
Habilidade
Relacionado ao
aprender, dominar
um conhecimento.
Envolve a
aquisição de um
novo
conhecimento, do
desenvolvimento
intelectual, de
habilidade e de
atitudes. Inclui
reconhecimento de
fatos específicos,
procedimentos
padrões e
conceitos que
Lembrar
Entender
Lembrar informações sobre:
fatos, datas, palavras, teorias,
métodos, classificações,
lugares, regras, critérios,
procedimentos etc.
Reproduzindo.
Entender a informação ou o
fato, captar seu significado,
utilizá-la em contextos
diferentes.
Comparando, resumindo,
parafraseando.
estimulam o
desenvolvimento
intelectual
constantemente.
Aplicar ou escolher Aplicar o conhecimento em
situações concretas. Implementando, utilizando.
Analisar Identificar as partes e suas
inter-relações Atribuindo, entendendo.
Avaliar
Combinar partes não
organizadas para formar um
todo
Estimando.
Criar Julgar o valor do
conhecimento
DOMÍNIO AFETIVO
Compreende aspectos
relacionados ao grau de
aceitação ou rejeição. Nível
de receptividade. Envolve
categorias ligadas ao
desenvolvimento da área
emocional e afetiva, que
incluem comportamento,
atitude, responsabilidade,
respeito, emoção e valores.
Receptividade e
acolhimento
Aperceber-se da existência de um dado valor apresentado
na instrução. Dirigir sua atenção para ele de modo seletivo
e intencional, todavia os alunos portam-se passivamente em
relação ao valor apresentado.
Resposta
Presumem alguma ação da parte do aluno em referência a
um valor imanente à instrução. Essa ação pode ser desde a
simples obediência a determinações explícitas até a
iniciativa na qual se possa notar alguma expressão de
satisfação por parte do aluno.
Valorização
Valor comunicado na instrução foi internalizado pelo aluno.
Distinguem-se do tipo de objetivo do nível de resposta pela
consistência (não são esporádicas), persistência (prologam
se além do período da instrução) e, em um nível mais
intenso, a persuasão (ou seja, o aluno procura convencer
outras pessoas da importância do valor, em uma espécie de
catequese).
Organização
Reinterpreta o valor comunicado na instrução à luz de
outros valores análogos ou antagônicos ao valor original.
Analisa diferentes ângulos do valor, compara-o a valores
concorrentes.
Caracterização
O processo de internalização atinge o ponto em que o
indivíduo passa a ser identificado pela sua comunidade
como um símbolo ou representante do valor que ele
incorporou.
DOMÍNIO PSICOMOTOR
Descrição
Níveis e objetivos
Percepção
Habilidade
Atenção que o estudante presta a todos os movimentos
envolvidos na ação global, suas conexões e suas
implicações.
Consegue realizar
atividades práticas
com destreza motora
e relacionadas com
ação, coordenação e
manipulação de
objetos.
Posicionamento
Execução
acompanhada
Colocar-se em posição correta e eficiente para executar os
movimentos propriamente ditos.
O aprendiz, tendo se posicionado adequadamente, passa
a executar os movimentos de maneira ainda hesitante.
Mecanização
Ações executadas integralmente.
Completo domínio de
movimentos
Maestria sobre as ações que se constituíram objeto da
aprendizagem.
Fonte: Adaptado de Taxonomia de Bloom