ATIVIDADE – PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS

Avaliação I – Individual (Cod.:959531)
Código da prova: 76306254
Disciplina: Perspectivas Profissionais (198471)
Período para responder: 28/02/2024 – 15/03/2024
Peso: 2,00
1 –
Após definir o propósito pessoal, é chegado o momento de colocá-lo em prática. Para tanto, algumas ações
são necessárias para que haja a sua incorporação no modo de vida. Para isso, objetivos são uma boa opção
para serem definidos para organizar o alcance e sucesso da jornada.
Fonte: adaptado de: PERES, J. L. P. Gestão de Carreira: uma questão de autoconhecimento. Convibra, 2011.
Disponível em: https://convibra.org/publicacao/2621/. Acesso em: 29 jan. 2024.
Sobre os objetivos mais comuns, analise as afirmativas a seguir:
I. Ascensão na carreira e obtenção de um salário mais alto.
II. Desenvolvimento de habilidades e competências para exercer um trabalho de maior responsabilidade.
III. Mudança constante de emprego em busca de melhores oportunidades trabalhando o mínimo possível para
aproveitar mais a vida pessoal.
É correto o que se afirma em:
A )
I, apenas.
B )
I e II, apenas.
C )
III, apenas.
D )
II e III, apenas.
2 –
A professora Andréia tinha definido desde cedo qual seria o seu caminho profissional. Ela conseguiu dar um
significado à carreira que escolheu. Isso traz competências, motivações e habilidades frente à sua carreira que
sustentaram seu propósito.
Fonte: adaptado de: LIMA L. et al. Adaptação do Inventário de Sentido do Trabalho (WAMI) para o contexto
brasileiro. Revista Brasileira de Orientação Profissional, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 79-90, jan./jun. 2019.
Com base no excerto sobre o caso relatado da professora Andréia, assinale a alternativa correta:
A )
Controlar o estresse no trabalho.
B )
Adaptar-se às várias funções dentro da escola.
01/03/2024, 10:54 about:blank
about:blank 2/6
C )
Aumentar seu bem-estar e desempenho na profissão.
D )
Manter-se empregada por 10 anos.
3 –
A autorresponsabilidade está associada à nossa capacidade de nos responsabilizarmos por tudo aquilo que
acontece em nossas vidas. Aquilo que é positivo ou negativo, e também o que nos influencia direta ou
indiretamente. Para que possamos experimentar uma sensação de competência e merecimento com relação à
felicidade, é essencial que mantenhamos controle sobre nossa vida. Isso implica em assumir a autonomia
sobre nossos atos, decisões e todos os fatores que possam influenciar nosso desempenho. Ao adotar essa
mentalidade e comportamento, atuando como os autores de nossas próprias histórias, abrimos a possibilidade
de moldar e remodelar nossos caminhos e escolhas. Nesse sentido, a autorresponsabilidade capacita-nos a
efetuar as mudanças necessárias para continuar avançando em direção aos nossos objetivos de vida.
Fonte: adaptado de: AUTORRESPONSABILIDADE: um conceito poderoso para a realização de suas metas.
FEBRACIS: Escola de Negócios, Pessoas, Liderança e Gestão, c2024. Disponível em:
https://febracis.com/autorresponsabilidade/. Acesso em: 9 jan. 2024.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os resultados alcançados na vida são exclusivamente determinados pela sorte e pelas circunstâncias
externas, e as pessoas têm pouco controle sobre eles.
PORQUE
II. A autorresponsabilidade capacita as pessoas a assumirem o controle de suas vidas, redirecionando suas
escolhas e ações para alcançar os resultados desejados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A )
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B )
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C )
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D )
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4 –
O método SMART organiza as metas, mas não se esgota por si só. Os métodos de planejamento são
necessários para deixar claro o ponto de chegada para sua conclusão, proporcionando rastrear os resultados e
identificando o progresso ou não.
Fonte: adaptado de: PATTERSON, D. SMART Goals in Projects. Strategic Project Management, 2022.
Disponível em: https://ecampusontario.pressbooks.pub/hrstrategicprojectmanagementtheory/chapter/5-8-
goals-projects. Acesso em: 29 jan. 2024.
01/03/2024, 10:54 about:blank
about:blank 3/6
Com base no excerto sobre o papel das metas, analise as afirmativas a seguir:
I. Organizar, delinear e definir a direção a ser seguida.
II. Formatar um ponto de chegada para a empresa que está seguindo.
III. Mapear as atividades a serem realizadas pela empresa que está utilizando.
IV. Mensurar o que está sendo realizado dentro do projeto e outros objetivos é desnecessário.
É correto o que se afirma em:
A )
I, apenas.
B )
III e IV, apenas.
C )
II e IV, apenas.
D )
I, II e III, apenas.
5 –
O pós-Segunda Guerra Mundial foi um momento em que vários métodos foram criados e redefinidos. O
método SMART foi um deles. Trouxe maiores chances de organização do tempo, uso de recursos
disponíveis, foco e credibilidade ao que era proposto para a retomada do crescimento das organizações e
pessoal. Foi a partir desse momento, inclusive, que as estratégias de desenvolvimento de carreira tomaram
corpo.
Fonte: adaptado de: PATTERSON, D. SMART Goals in Projects. Strategic Project Management, 2022.
Disponível em: https://ecampusontario.pressbooks.pub/hrstrategicprojectmanagementtheory/chapter/5-8-
goals-projects. Acesso em: 29 jan. 2024.
Considerando benefícios que o método SMART trouxe para a carreira das pessoas, assinale a alternativa
correta:
A )
Estabelecimento de metas baseadas em um plano de ação com foco no sucesso.
B )
Diminuição do absenteísmo através de técnicas punitivas de desconto no salário e outros.
C )
Desconsiderar estratégias que promovam a mudança de cultura.
D )
Práticas de alcance de metas agressivas que trazem resultados em curto prazo.
6 –
A Educação Superior tem um papel fundamental na formação integral de seus educandos, pois deve
contribuir para o desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades, competências e valores. Dentro de
01/03/2024, 10:54 about:blank
about:blank 4/6
seus inúmeros desafios, é importante que também auxilie os estudantes no planejamento de seu futuro
profissional, para que possam realizar seus projetos de vida.
Fonte: OLIVEIRA, L. R. A educação superior e o projeto de vida do estudante. Revista da Faculdade de
Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração de Empresas Padre Anchieta, [s. l.], v. 3, n. 6, p. 5-
12, 2002. Disponível em: https://revistas.anchieta.br/index.php/Revistanalise/article/view/373. Acesso em: 16
fev. 2024.
Sobre o projeto de vida, analise as afirmativas a seguir:
I. O projeto de vida é especialmente importante para estudantes de nível superior, uma vez que esse período
da vida é marcado por muitas escolhas e decisões que podem impactar significativamente o futuro
profissional e pessoal do individuo.
II. A construção do projeto de vida pode ter início na jornada acadêmica e ajudar o estudante a direcionar
seus esforços e escolhas para as áreas de interesse que mais se alinham com seus objetivos e valores pessoais.
III. O projeto de vida pode ajudar o estudante a traçar um plano de carreira mais consistente e realista,
baseado em suas habilidades, interesses e valores pessoais.
IV. O estudante pode se manter motivado e engajado com suas atividades, ao ter uma visão clara de seus
objetivos e valores, mesmo diante das adversidades.
É correto o que se afirma em:
A )
I, II e III, apenas.
B )
II e III, apenas.
C )
I e IV, apenas.
D )
I, II, III e IV.
7 –
“Nada é menos produtivo do que tornar eficiente algo que nem deveria ser feito”. Essa afirmativa faz pensar
no quanto se despende energia para ser produtivo e eficiente na realização do propósito pessoal e de carreira,
a importância de direcionar esforços para atividades que realmente contribuem para o propósito pessoal e de
carreira, em vez de se concentrar apenas na eficiência de tarefas que podem não ser essenciais.
Fonte: DRUCKER, P. Managing for Business Effectiveness. Harvard Business Review, Massachusetts,
maio 1963. Disponível em: https://www.pensador.com/frase/MzEwNDU5Ng/. Acesso em: 29 jan. 2024.
Com base no pensamento de Drucker (1963), analise as opções a seguir:
I. Autoconhecimento.
II. Disciplina e organização pessoal.
III. Análise verídica do contexto em que está inserido.
IV. Autoconhecimento é irrelevante; o importante é apenas ser eficiente nas tarefas diárias.
É correto o que se afirma em:
01/03/2024, 10:54 about:blank
about:blank 5/6
A )
II e III, apenas.
B )
I e IV, apenas.
C )
I, II e III, apenas.
D )
II, III e IV, apenas.
8 –
O propósito traz significado à vida da pessoa. O propósito profissional usa das forças de caráter, sentimento
de autoeficácia, elevação da autoestima, esperança e otimismo. Esses são fatores que, presentes no indivíduo,
auxiliam na clarificação do propósito – autoconhecimento.
Fonte: adaptado de: SELIGMAN, M. Felicidade Autêntica. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019.
Com base no excerto sobre uma vida boa, analise as afirmativas a seguir:
I. O significado na vida.
II. O dinheiro no bolso e a saúde para dar e vender.
III. A autenticidade como base do bem-estar da pessoa.
IV. O uso das forças pessoais diariamente, produzindo felicidade e gratificação.
É correto o que se afirma em:
A )
II e III, apenas.
B )
II, III e IV, apenas.
C )
I, II e III, apenas.
D )
I e IV, apenas.
9 –
Existem vários métodos de definição de metas e objetivos, bem como formas compatíveis de serem medidas.
Um deles é o Método SMART, o qual possibilita a visualização dos objetivos e sua mensuração de forma que
seja bem entendido pelo protagonista das ações.
Fonte: adaptado de: PATTERSON, D. SMART Goals in Projects. Strategic Project Management, 2022.
Disponível em: https://ecampusontario.pressbooks.pub/hrstrategicprojectmanagementtheory/chapter/5-8-
goals-projects. Acesso em: 29 jan. 2024.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
01/03/2024, 10:54 about:blank
about:blank 6/6
I. O método SMART é uma ferramenta utilizada para definir objetivos de forma clara e objetiva.
PORQUE
II. O método SMART significa Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Oportuno, ou seja, os
objetivos devem ser baseados em um tempo determinado para serem atingidos e ter um significado para que
as estratégias de alcance sejam definidas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A )
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B )
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C )
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D )
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
10 –
Teodori (2024, on-line) questiona: “O que é prosperidade para você? Muitas pessoas pensam que
prosperidade significa riqueza. A diferença entre riqueza e prosperidade é que uma é detentora e a outra é
geradora. A riqueza é algo que você tem, conquistou, ganhou ou herdou. A riqueza, por si só, não é geradora.
Você pode ser rico, mas não ser próspero. O inverso já não é verdadeiro. A prosperidade é algo que você gera.
Sendo rico e utilizando a riqueza para gerar mais riqueza, aí sim você se torna próspero”. A prosperidade é
um conceito que vai além da quantidade de dinheiro ou bens que alguém possui. Ela envolve um contínuo
aprimoramento e crescimento em todas as esferas da vida. Muitas pessoas têm sucesso material, mas não são
felizes ou realizadas em outros aspectos, como saúde, amor, trabalho e bem-estar.
Fonte: TEODORI, B. Se busca a riqueza, prefira a prosperidade para ser feliz: prosperidade total não é
apenas prosperidade financeira, mas também bem-estar, bem-viver e bem-querer. Cursos CPT, c2024.
Disponível em: https://www.cpt.com.br/para-refletir/se-busca-a-riqueza-prefira-a-prosperidade-para-ser-feliz.
Acesso em: 29 jan. 2024.
Sobre o significado do sucesso e prosperidade no projeto de vida, assinale a alternativa correta:
A )
Ter uma vida milionária e repleta de bens.
B )
Possuir uma alta carga em uma organização.
C )
Alcançar sucesso materializado em dinheiro e recursos.
D )
Sentir contentamento e estabilidade emocional

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp