Atividade Prática de Controladores Lógicos
Programáveis
A seguir você encontra o roteiro para a atividade prática, que conta com o uso
de materiais e equipamentos disponíveis no kit polo Edith Clarke, além do
software de programação de CLP – GX Developer. Após realizar as experiências
você deverá organizar os resultados em um relatório, conforme o modelo de
relatório disponibilizado na disciplina e entregar o relatório em .pdf através do ícone
Trabalhos. Leia com atenção a todas as informações contidas neste roteiro.
KIT POLO e Agendamento
O polo de apoio presencial possuí KITs com os equipamentos necessários
para a realização da atividade, porém é necessário adquirir os componentes
eletrônicos (consumíveis) como interruptor tátil e fios. Caso você possua os
equipamentos necessários em casa, não precisa agendar horário com o polo e
pode fazer em casa.
Para a utilização do KIT Polo é necessário realizar o agendamento através do
AVA. Sendo assim, é recomendado que você não deixe para realizar a atividade
nos últimos dias, visto que pode ser mais difícil encontrar data e horário disponível
para o uso do kit.
Equipamentos disponíveis no polo:
• 2 Fontes de Alimentação
• Multímetro Digital
• Alicate amperímetro
• Osciloscópio e Gerador de Sinais
• Pontas de Prova (jacaré/banana)
• Protoboard
• Controlador lógico programável
No caso da atividade prática desta disciplina serão utilizados os seguintes
equipamentos do polo:
• Controlador Lógico Programável
• Protoboard
Além disso, você precisa dos seguintes consumíveis (verificar a compra, caso
você não os tenha):
Quantidade Observação
Interruptor Tátil
(Push button)
3 unidades SPST-NO 0.05ª 12V
Fios diversos 22 AWG Diversas cores
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No caso dos consumíveis, você pode comprar na loja de sua preferência, na
sua região ou online. Caso prefira, nós temos uma lojinha já com todos esses
consumíveis: https://www.lojauninter.com
Realize a compra dos consumíveis até as primeiras duas semanas da fase, a
fim de não atrasar a realização da sua atividade prática.
Além dos elementos de hardware mencionados, você precisará de um
computador com o software de programação do CLP instalado, no caso o GX
Developer. Caso você esteja utilizando seu computador para realizar a atividade
no polo, existe um tutorial para a instalação do mesmo, o qual está disponível
juntamente com os arquivos referentes à atividade na Aula 7. Caso esteja utilizando
o computador do polo, e este não apresente o software necessário, solicite ao polo
a instalação.
ATENÇÃO: não será permitida a execução da atividade prática em software
de simulação.
IMPORTANTE – LEIA COM ATENÇÃO
Dúvidas frequentes
1) KIT POLO – EDITH CLARKE
Este kit se trata de KIT POLO, portanto, você deverá ir até o polo para fazer
o uso dele. Sendo assim, é recomendado que você não deixe para realizar
a atividade nos últimos dias, visto que pode ser mais difícil encontrar data e
horário disponível para o uso do kit. A seguir é apresentada uma foto do kit
Edith Clarke, que pode inclusive auxiliar o seu polo a encontrá-lo e identificálo.
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Caso ao procurar o polo, você seja informado que ele não possui algum dos
kits polos a serem utilizados nessa atividade, favor entrar em contato com a
tutoria IMEDIATAMENTE, para que possamos verificar a informação e se for
o caso, realizar o envio do kit.
2) Fotos dos experimentos no relatório
Vocês devem incluir algumas fotos dos experimentos no relatório. Não é
necessário incluir todas, coloque uma do circuito montado com o CLP, e
algumas que mostre o funcionamento de cada exercício proposto.
Coloque um papel com o seu nome, RU e data, escritos a mão na foto,
assim, comprovando que realmente montaram o circuito, como no exemplo
a seguir:
3) Modelo de relatório
O relatório deve ser entregue seguindo o modelo de relatório fornecido na
aula 7 do AVA. O arquivo deve ser entregue em formato PDF, contendo fotos
da simulação funcionando e prints dos diagramas desenvolvidos no software
GX Developer.
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EXPERIÊNCIA 1: IMPLEMENTAÇÃO DE EXPRESSÕES
LÓGICAS EM LADDER
A primeira experiência consiste no desenvolvimento de um programa de
instruções em ladder que represente uma expressão lógica relacionando as
entradas X0, X1 e X2 do CLP a fim de acionar a saída Y0. Primeiramente será
necessário montar na protoboard as chaves (botões do tipo push button) que serão
empregadas para acionar as entradas do CLP, as quais deverão ser montadas
seguindo o circuito apresentado na Figura 1.
Figura 1: Conexões com o CLP – Experiência 1
Empregando os conhecimentos a respeito do funcionamento das funções
lógicas mencionadas, aliados a criação de lógicas empregando associação de
contatos, elabore um diagrama em ladder que represente a expressão lógica dada
a seguir.
𝑌0 = 𝑋0 ∙ 𝑋̅̅̅1̅ + 𝑋1 ∙ (𝑋0 + 𝑋̅̅̅2̅)
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Além da implementação do código no software GX Developer, é necessário
enviar o programa para o CLP para que possa ser testado. O teste consistirá no
acionamento das entradas conforme as combinações da tabela verdade
apresentada na Tabela 1 e verificação da saída Y0. A cada combinação para as
entradas X0, X1 e X2 deverá ser observado o estado da saída Y0 e preencher a
tabela verdade da expressão dada na Tabela 1. Vale lembrar que o estado 0 indica
entrada desativada, portanto, não deverá ser pressionado o botão conectado a esta
respectiva entrada. Já quando o estado da tabela verdade indicar 1, a mesma
deverá ser acionada. Sendo necessário apresentar no relatório a Tabela 1
preenchida com os estados da saída Y0, e fotos do CLP com o LED da saída Y0
acionado ou não, dependendo do resultado para cada combinação. O objetivo é
testar as combinações apresentadas na Tabela 1, e preencher o resultado obtido
para a saída Y0.
Tabela 1: Tabela Verdade da expressão
X0 X1 X2 Y0
0 0 0
1 0 0
0 1 0
1 1 0
0 0 1
1 0 1
0 1 1
1 1 1
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EXPERIÊNCIA 2: ACIONAMENTO DE MOTORES ELÉTRICOS
POR MEIO DE CLP
Nesta experiência é necessário elaborar um diagrama em ladder para
controlar o acionamento de dois motores elétricos (M1 e M2), os quais são
acionados pelos contatores K1 e K2, respectivamente. O acionamento dos motores
ocorre conforme a descrição a seguir:
• Ao acionar o botão B1 o motor M1 é ligado, e permanece ligado por 15
segundos.
• Após os 15 segundos que o motor M1 esteve ligado ele deverá ser
desligado e o motor M2 é ligado, permanecendo assim por 20 segundos.
• É preciso prever o intertravamento entre os motores, ou seja, eles não
podem ser acionados simultaneamente.
• Caso seja acionado o botão B0, os motores devem ser desligados
imediatamente, independente do tempo em que eles estiverem ligados.
A Figura 2 apresenta as conexões necessárias com o CLP, sendo possível
observar que apenas as entradas possuem conexões, as saídas serão visualizadas
por meio de seus LEDs indicadores.
Figura 2: Conexões com o CLP – Experiência 2
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Os componentes do sistema, descritos anteriormente, estão associados às
entradas e às saídas dos CLP conforme a Tabela 2. No caso, não é preciso
empregar os contatores e nem os motores, apenas acionar as entradas X0 e X1
por meio de botões do tipo push botton como os utilizados na experiência anterior.
As saídas Y0 e Y1 do CLP indicaram o acionamento dos motores, ou seja, quando
o LED da saída Y0 estiver aceso é porque o motor M1 estaria ligado, assim como
a saída Y1 e o motor M2.
Tabela 2: Associação de entradas e saídas do CLP
Entradas
Componente Entrada
B1 X0
B0 X1
Saídas
Componente Saída
K1 Y0
K2 Y1
1. INFORMAÇÕES ADICIONAIS
• O sistema deverá ser elaborado empregando utilizando o CLP disponível no
kit polo apresentado nas aulas práticas disponíveis no roteiro da disciplina
no AVA.
• Devem ser utilizadas as entradas e saídas indicadas, sendo assim, não
utilizem aquelas que não foram mencionadas.
• Ao final da implementação, deverá ser elaborado um relatório com
introdução, desenvolvimento, que deve conter todas as informações
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referentes a implementação do sistema, prints dos códigos desenvolvidos e
fotos dos sistemas em funcionamento, e uma conclusão, apresentando as
dificuldades e considerações a respeito da atividade.
• O relatório deve ser entregue em formato PDF, o mais completo possível
com informações a respeito da implementação realizada.
Além disso, o trabalho é individual, portanto, qualquer trabalho idêntico será
considerado como plágio e será atribuída nota zero.
Bons estudos