ATIVIDADE PRÁTICA – ELETRÔNICA ANALÓGICA – UNINTER

Nome completo e RU do aluno
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
EXPERIÊNCIA 1: Retificador de meia onda
 Coloque uma foto do circuito montado no protoboard ou uma imagem da tela
do simulador com o circuito montado.
 Coloque uma imagem da tela do osciloscópio ou da tela do simulador
mostrando os sinais de entrada e saída.
 Realize a medição solicitada e preencha a Tabela 1.
 Explique o princípio de funcionamento do circuito
Tabela 1: Sinais de entrada e saída de um retificador de meia onda.
Parâmetro 𝒗𝒊 𝒗𝒐
Tensão pico a pico
[V]
Frequência [Hz]
Curva de transferência
 Na tela com os sinais de entrada e saída faça várias medições e preencha a
Tabela 2 (é conveniente montar a tabela no Excel para que o próprio Excel
faça o gráfico).
Tabela 2: Curva de transferência de um retificador de meia onda.
𝒗𝒊 𝒗𝒐
EaD-LabModelo 2
Eletrônica Analógica
Prof. Eng. Viviana R. Zurro MSc.
 Com os dados da tabela monte o gráfico da curva de transferência.
EXPERIÊNCIA 2: Ceifador em dois níveis
 Monte o circuito seguindo as indicações do roteiro.
 Coloque uma foto do circuito montado no protoboard ou uma imagem da tela
do simulador com o circuito montado.
 Coloque uma imagem da tela do osciloscópio ou da tela do simulador
mostrando os sinais de entrada e saída.
 Realize a medição solicitada e preencha a Tabela 3.
 Explique o princípio de funcionamento do circuito
Tabela 3: Sinais de entrada e saída de um retificador de meia onda.
Parâmetro 𝒗𝒊 𝒗𝒐
Tensão pico a pico
[V]
Frequência [Hz]
Curva de transferência
 Na tela com os sinais de entrada e saída faça várias medições e preencha a
Tabela 4 (é conveniente montar a tabela no Excel para que o próprio Excel
faça o gráfico).
Tabela 4: Curva de transferência de um ceifador em dois níveis.
𝒗𝒐
𝒗𝒊
EaD-LabModelo 3
Eletrônica Analógica
Prof. Eng. Viviana R. Zurro MSc.
𝒗𝒊 𝒗𝒐
 Com os dados da tabela monte o gráfico da curva de transferência.
𝒗𝒐
𝒗𝒊
EaD-LabModelo 4
Eletrônica Analógica
Prof. Eng. Viviana R. Zurro MSc.
EXPERIÊNCIA 3: Amplificador somador
 Coloque uma foto do circuito montado no protoboard ou uma imagem da tela
do simulador com o circuito montado.
 Coloque TODOS OS CÁLCULOS solicitados para montagem do circuito.
 Coloque uma imagem da tela do osciloscópio ou da tela do simulador
mostrando os sinais de entrada e saída. Os sinais de entrada devem ser os
solicitados no roteiro.
 Explique o princípio de funcionamento do circuito

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