INSTRUÇÕES:
❖ Este Laboratório contém questões, totalizando 10 (dez) pontos.
❖ Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
o Nome / Data de entrega
❖ As perguntas e respostas devem ser retiradas do Roteiro e digitadas logo abaixo.
❖ Ao terminar, grave o arquivo em PDF com o nome do Laboratório Escolhido.
❖ Envio o arquivo pelo sistema
solos na natureza” (IBGE, 2015).
Nesse sentido, as atividades de mapeamento envolvem as de reconhecimento, caracterização e delimitação
da distribuição espacial sobre uma base cartográfica específica. A delimitação espacial de solos de forma mais
precisa e realista é uma tarefa obtida por meio de imagens de sensores remotos, de cartas planialtimétricas e
vistoria em campo.
Sobre a visita em campo, considere a seguinte situação hipotética:
Você, professor de Geografia, planejou com sua turma uma visita em campo em uma fazenda localizada em
um determinado município brasileiro. Inicialmente, você apresentou aos alunos um mapa de levantamento de
solos da unidade federativa na escala de 1:2.500.000 e observou que, na região a ser visitada, o tipo de solo
apresentado pela legenda do mapa era latossolo vermelho de textura argilosa.
Tomado esse conhecimento inicial, você e os alunos saíram em direção à fazenda, onde realizariam a visita
em campo. Chegando ao local, reuniu os alunos, que iniciaram uma vistoria em toda a área da fazenda.
Eles observaram, em cortes topográficos, todas as características morfológicas do solo, percebendo uma
grande quantidade de processos erosivos. Um funcionário que trabalha na fazenda apresentou um laudo
técnico com uma análise granulométrica do solo do local, a qual indicava solo de textura arenosa.
Diante dessa situação, um aluno indagou a você: “Professor, na sala de aula, o senhor apresentou um mapa e
disse que o solo da fazenda era de textura argilosa, mas a análise granulométrica indicou um solo de textura
arenosa. Não entendi! O senhor nos falou errado!”.
Diante dessa situação, como você, na condição de professor, deveria agir? Qual seria sua resposta aos alunos?