ATIVIDADE PRÁTICA UNINTER – ELETRÔNICA ANALÓGICA

OBJETIVO
Entender o funcionamento dos circuitos não lineares utilizando diodos. Trabalhar com
retificadores de meio onda e de onda completa. Projetar e testar uma etapa de um
amplificador transistorizado. Montar circuitos básicos com amplificadores operacionais.
MATERIAL UTILIZADO
Os materiais consumíveis deverão ser adquiridos pelos alunos para realizar a prática.
Componentes (o aluno deverá adquirir – consumíveis)
Quantidade
mínima Material Utilizado
2 Diodos 1N4007
1 CI UA741
1 Transistor BC337 ou BC548 NPN

Resistores vários (o valor dos resistores dependerá do cálculo do
aluno
1 Capacitor eletrolítico de 10μA
– Cabos Flexíveis (para as conexões na protoboard)
1 Transformador 220-110/12×2 (transformador com ponto médio)
Equipamentos fornecidos pelo polo:
• Duas fontes de alimentação
• Um osciloscópio com gerador de funções
• Um multímetro
• Uma protoboard
Termo de responsabilidade (Disclaimer):
São de total responsabilidade do aluno os danos que os equipamentos e os
componentes possam vir a sofrer devido a uso inadequado dos mesmos. Todos os materiais
disponibilizados tais como manuais, vídeos e apostilas com as explicações acerca do uso
dos dispositivos deverão ser vistos e estudados na sua totalidade antes de ligar os mesmos
para evitar danos aos equipamentos e aos usuários.
Eletrônica Analógica
Prof. Eng. Viviana R. Zurro MSc.
M1 – Roteiro kit polo 2
Diodo
Transistor BC337
Amplificador Operacional UA741
ATIVIDADE
Incluir fotos de todos os circuitos montados e de todas as atividades realizadas.
Antes de realizar a atividade assistir ao seguinte vídeo:
Osciloscópio Polos UNINTER: Calibração das pontas, uso do Gerador de Funções, uso dos
cursores **

Eletrônica Analógica
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M1 – Roteiro kit polo 3
EXPERIÊNCIA 1: Ceifador em dois níveis
Nota da atividade: 3 pontos
Figura 1: Transformador com duas bobinas no secundário.
Figura 2: Ceifador em dois níveis.
Métodos
1. Separe os seguintes materiais:
a. Protoboard
b. Transformador.
c. Osciloscópio
d. 2 Diodos 1N400X
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M1 – Roteiro kit polo 4
e. 1 Resistor de 10 kΩ
f. 2 Fontes de alimentação
2. Monte o circuito no Protoboard seguindo o esquema mostrado na Figura 3.
Figura 3: Montagem do circuito.
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M1 – Roteiro kit polo 5
Figura 4: Colocação das pontas do osciloscópio.
3. Para realizar a tarefa siga o passo a passo indicado no vídeo a seguir:
Ceifador em dois níveis: https://youtu.be/UnvKUDj2_jU
4. Conteúdo do vídeo:
a. Montagem do circuito
b. Uso dos equipamentos de medição
c. Passo a passo para preenchimento das Tabelas 1 e 2
5. Para usar os cursores para levantamento de dados da Tabela 2 veja o vídeo da página
2**
Tabela 1: Sinais de entrada e saída de um ceifador (ver vídeo para saber como
completar a tabela).
Parâmetro 𝒗𝒊
[𝑽] 𝒗𝒐 [𝑽]
Tensão pico a
pico [V]
Frequência [Hz]
Tabela 2: Curva de transferência de um ceifador em dois níveis (ver vídeo para
saber como completar a tabela).
𝒗𝒊
[𝑽] 𝒗𝒐 [𝑽]
6. Coloque no relatório uma imagem da tela do osciloscópio mostrando os sinais de
entrada e saída.
a. (1p) Explique o funcionamento do circuito (funcionamento do circuito com diodos)
b. (0,5p) Justifique a forma de onda de saída.
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M1 – Roteiro kit polo 6
7. (1,5p) A partir dos sinais de entrada e saída apresentados na Tabela 2 faça o gráfico
da curva de transferência do circuito.
Como traçar a curva de transferência usando o Excel: https://youtu.be/By8LOOIB33g
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EXPERIÊNCIA 2: Amplificador transistorizado
Nota da atividade: 4 pontos
Polarizar um circuito transistorizado para trabalhar na região ativa considerando os
seguintes dados: 𝛽 = 250, 𝑉𝐵𝐸 = 0,7𝑉, 𝑉𝐶𝐸 =
𝑉𝐶𝐶
2
.
Considerando a alimentação 𝑉𝐶𝐶 = 15𝑉, projetar a etapa para ter um ganho 𝐴𝑉 = −4.
• Adotar os resistores necessários e calcular os outros em função deles.
• Para os resistores calculados, adotar o resistor de valor comercial mais próximo,
exemplo: se o resistor calculado foi de 30kΩ, adotar 27kΩ ou 33kΩ (não tem problema
em adotar um ou o outro).
• Calcular o restante dos resistores usando estes valores comerciais.
Sugestão adotar 𝑅𝐸 = 1𝑘Ω, e 𝑅2 = 10𝑘Ω.
Coloque todos os cálculos no relatório. Será descontada nota se os cálculos não
estiverem no mesmo.
Figura 5: Amplificador transistorizado.
Métodos
1. Separe os seguintes materiais:
a. Protoboard
b. Gerador de funções
c. Osciloscópio
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M1 – Roteiro kit polo 7
d. Fonte de alimentação
e. 1 Transistor BC337
f. Resistores calculados no projeto
g. 1 Capacitor de 10µF (o de saída não será necessário neste caso)
Figura 6: Montagem do circuito.
Figura 7: Colocação das pontas do osciloscópio.
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M1 – Roteiro kit polo 8
2. (1,5p) Cálculo do circuito a partir dos dados do ponto de operação
3. Para realizar a tarefa siga o passo a passo indicado no vídeo a seguir:
Transístor de junção: https://youtu.be/fPOEEqmS7oI
4. Conteúdo do vídeo:
a. Montagem do circuito
b. Uso dos equipamentos de medição
c. Passo a passo para preenchimento das Tabelas 3 e 4
5. Para usar o gerador de funções veja o vídeo da página 2**
Tabela 3: Ponto de operação do transistor (ver vídeo para saber como completar
a tabela).
𝑽𝑪𝑬 𝑽𝑩𝑬 𝑰𝑪 𝑰𝑩
Tabela 4: Ganho de tensão de um amplificador transistorizado na configuração
emissor comum polarizado em Classe A (ver vídeo para saber como completar
a tabela).
𝑨𝑽 calculado 𝑨𝑽 medido
6. Coloque no relatório imagens da tela do osciloscópio mostrando os sinais de entrada e
saída.
a. (0,5p) Determine o ponto de operação real do sistema (Tabela 3).
b. (0,5p) Varie o formato, amplitude, forma de onda e frequência do sinal de entrada
e verifique o sinal de saída. A resposta do sistema é linear? Por quê? Pesquise.
c. (0,5p) Aumente a amplitude do sinal de entrada para 10V pico a pico. O que
acontece com o sinal de saída se o sinal de entrada é grande? Por quê? Pesquise.
d. (0,5p) Usando os valores de pico a pico dos sinais de entrada e saída calcule o
ganho de tensão 𝐴𝑉 =
𝑣𝑜
𝑣𝑖
e preencha a Tabela 4.
e. (0,5p) Compare o ganho medido com o ganho calculado e explique o resultado.
Pode ser ligeiramente diferente, explique por quê.
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EXPERIÊNCIA 3: Amplificador Operacional
Nota da atividade: 3 pontos
Os amplificadores apresentados na Figura 6 serão testados por separado. O
amplificador operacional deverá ser alimentado com 𝑉𝐶𝐶 = 12𝑉 e −𝑉𝐸𝐸 = −12𝑉.
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M1 – Roteiro kit polo 9
• (0,5p) Para o amplificador inversor (Figura 6(a)), calcular 𝑅1 e 𝑅2 de tal forma que o
circuito tenha um ganho de tensão 𝐴𝑉 = −4.
• (0,5p) Para o amplificador não inversor (Figura 6(b)), calcular 𝑅1 e 𝑅2 de tal forma que
o circuito tenha um ganho de tensão 𝐴𝑉 = 3.
• Para os dois circuitos:
o Adotar os resistores necessários e calcular os outros em função deles.
o Para os resistores calculados, adotar o resistor de valor comercial mais próximo.
Sugestão adotar 𝑅1 = 1𝑘Ω
Coloque todos os cálculos no relatório. Será descontada nota se os cálculos não
estiverem no mesmo.
(a) (b)
Figura 8: (a) Amplificador inversor. (b) Amplificador não inversor.
Métodos
Para os dois circuitos
1. Separe os seguintes materiais:
a. Protoboard
b. Gerador de funções
c. Osciloscópio
d. 2 Fontes de alimentação
e. 1 Amplificador operacional UA741 (pode ter outro nome como LM741, o que
importa é o número 741)
f. Resistores calculados no projeto
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M1 – Roteiro kit polo 10
Figura 9: Amplificador inversor – montagem do circuito.
Figura 10: Amplificador não inversor – montagem do circuito e colocação das
pontas do osciloscópio.
2. Para realizar a tarefa siga o passo a passo indicado nos vídeos a seguir:
Amplificador inversor: https://youtu.be/FwNEiwguIdU
Pino 1
Pino 1
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M1 – Roteiro kit polo 11
Amplificador não inversor: https://youtu.be/8yOD3sek28I
3. Conteúdo dos vídeos:
a. Montagem do circuito
b. Uso dos equipamentos de medição
c. Passo a passo para preenchimento da Tabela 5
4. Para usar o gerador de funções veja o vídeo da página 2**
5. Coloque no relatório imagens da tela do osciloscópio mostrando os sinais de entrada e
saída.
a. Deverá ser apresentado um gráfico para cada circuito.
b. Em cada gráfico deverá ser especificado a qual circuito ele pertence.
c. Para os dois amplificadores
i. (0,5p) Varie o formato, amplitude, forma de onda e frequência do sinal de
entrada e verifique o sinal de saída. A resposta do sistema é linear? Por
quê? Pesquise.
ii. (0,5p) Aumente a amplitude do sinal de entrada para 10V pico a pico. O que
acontece com o sinal de saída se o sinal de entrada é grande? Por quê?
Pesquise.
iii. (0,5p) Usando os valores de pico a pico dos sinais de entrada e saída calcule
o ganho de tensão 𝐴𝑉 =
𝑣𝑜
𝑣𝑖
e preencha a Tabela 5.
iv. (0,5p) Compare o ganho medido com o ganho calculado e explique o
resultado. Pode ser ligeiramente diferente, explique por quê.
Tabela 5: Ganho de tensão de amplificadores na configuração de inversor e não
inversor (ver vídeos para saber como completar a tabela).

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