ATIVIDADE REFLEXIVA – GESTÃO EDUCACIONAL II – AMBIENTES EDUCATIVOS ESCOLARES – UNIPAR

ATIVIDADE REFLEXIVA

 

 

Tema: Clima escolar: Plano de ação estratégico Finalidade

Ampliar o conhecimento referente a função do gestor, por meio da reflexão e tomada de decisão frente aos conflitos que interferem no Clima Escolar.

Materiais Complementares

Texto: Diálogos e Mediação de conflitos nas escolas. Disponível em:

https://www.cnmp.mp.br/portal/images/stories/Comissoes/CSCCEAP/Di%C3%A1logos_e_Media%C3%A7%C3%A3o_de_Conflitos

_nas_Escolas_-_Guia_Pr%C3%A1tico_para_Educadores.pdf

 

 

 

CARO ESTUDANTE.

Para iniciar a atividade reflexiva da disciplina de Gestão educacional II – Ambientes educativos escolares, primeiramente você vai precisar fazer a leitura dos dados apresentados no Caso de Estudo abaixo e, na sequência, leia o texto, disponível no link acima. Este texto apresenta sugestões de atividades de intervenção pedagógica, com o intuito de contribuir com a elaboração do Plano de Ação por meio da resolução dos problemas estabelecidos no ambiente, do qual interferem no Clima Escolar. Diante disso você deverá acessar a página 13, e elaborar um PLANO DE AÇÃO E DE CONVIVÊNCIA ESCOLAR, partindo da situação problema apresentada abaixo. Seu plano deverá seguir o modelo disponível no anexo.

 

 

 

CASO DE ESTUDO.

 

 

Dados da Instituição

A Escola Maria Montessori – Ensino Fundamental e Médio, localizada na rua das árvores, da cidade de Pontal, conta com 120 alunos matriculados, sendo assim distribuídos: 65 alunos do Ensino Médio (1º ao 3º ano) matutino e 55 alunos no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) no período vespertino. Conta ainda com 20 professores, 01 diretor (VOCÊ), 02 pedagogas (01 para cada período); 04 funcionários administrativos (secretaria escolar) 02 merendeiras (01 para cada turno), 01 bibliotecária, 01 auxiliar de laboratório de informática, 01 inspetor de pátio e 03 funcionários (serviços gerais).

 

 

Situação Problema relacionada a comunidade escolar

  • Os estudantes do período matutino chegam sempre atrasados, causando tumulto e prejudicando o desenvolvimento da primeira aula.
  • Mesmo sendo orientados pela pedagoga, a maioria dos estudantes frequentam as aulas sem o uso do uniforme.

 

  • No intervalo do lanche, sempre há reclamações de que alguns alunos costumam “furar a fila do lanche”, causando tumulto entre os colegas.
  • A maioria das reclamações do inspetor escolar, refere-se aos estudantes que gazeiam aulas para ficar pelo pátio, perturbando outras turmas e, quando são chamados a atenção, eles satirizam o funcionário.
  • Os estudantes reclamam que aos professores não ligam para eles, não mudam sua forma de ensinar e, não se importam se eles aprendem o conteúdo.
  • A maioria dos estudantes não apresentam nenhuma perspectiva de melhoria de via para o futuro, não se importam com a aprendizagem dos conteúdos escolares, por isso não se responsabilizam com os estudos.
  • Poucos pais/responsáveis comparecem na escola para saber sobre o desenvolvimento pedagógico dos filhos, justificando falta de tempo ou que a pedagoga só chama na escola para apontar as questões negativas do estudante.
  • A prática de bullyng, discriminação e de racismo é corriqueira no ambiente
  • Na turma do 8ºA tem um estudante autista nível Ele tem uma professora de apoio educacional (PAEE) que falta semanalmente no trabalho, deixando-o a mercê do atendimento necessário.
  • Na turma do 9ºA, tem dois alunos que não estão alfabetizados/letrados. Eles só conseguem fazer cópias dos conteúdos escolares, mas não sabem compreender, ou mesmo escrever sem auxílio docente.
  • Na turma do 7º ano, tem uma aluna com deficiência visual subnormal, e precisa de auxílio

 

Situação Problema relacionada aos professores.

  • Há rotatividade docente nas turmas do ensino Médio, tendo em vista a quantidade de professores que não permanecem na escola devido a indisciplina dos estudantes. A maioria dos professores não gostam de trabalhar nesta escola, justificando que os alunos não possuem limites, com isso, os conflitos e embates entre estudantes e professores são uma constante.
  • Os professores costumam colocar o aluno para fora da sala de aula com frequência justificando que eles não obedecem e perturbam o andamento das aulas.
  • É comum os estudantes ouvirem os professores reclamando ou “falando mal deles” durante o intervalo do lanche, na sala dos professores.
  • Professores faltam sem justificativa e não avisam a equipe pedagógica em tempo hábil, acarretando desorganização na dinâmica
  • O aluno autista tem apresentado muitas crises e está regredindo no comportamento.

 

Situação Problema relacionada aos funcionários.

  • A funcionária administrativa da escola tem o hábito de interferir nas questões pedagógicas, se colocando à frente dos problemas relacionados aos estudantes, e tomando atitudes (muitas vezes indevidas) que competem a pedagoga.
  • A professora PAEE é faltosa e, quando comparece na escolar, sempre arruma ocupações alheias a sua função, inclusive atendendo casos que diz respeito a equipe pedagógica.
  • A equipe pedagógica nunca consegue realizar as atividades relacionadas a organização do trabalho pedagógico, devido a ter que resolver os problemas relacionados a ausência dos professores.
  • Todos os problemas relacionados a essa escola estão atrelados ao conceito de invisibilidade
  • O professor de arte das turmas de 8º e 9º ano, geralmente falta nas aulas, justificando problemas de saúde, mas nunca leva o atestado médico. Ele confia na amizade do diretor que nunca manda as suas faltas para o NRE.

 

 

Situação Problema relacionada ao financeiro

  • Falta de dinheiro para comprar os mantimentos que complementam a merenda escolar;
  • A sala de aula do 6º ano está com a porta quebrada e com as cortinas rasgadas. Não tem verba para arrumar;
  • Laboratório de informática está sem manutenção devido a falta de dinheiro – 05 dos 20 computadores estão sem
  • Não tem cobertura na quadra Isso impede os estudantes de fazerem Educação física nos dias chuvosos.

 

 

OBS: Elaborar o Plano na tabela abaixo.

No Plano de ação você deverá elaborar um objetivo para cada situação da frente de ação e, no quadro da ação, explicar detalhadamente o que será feito para resolver o problema. Siga o exemplo do primeiro tópico.

 

Frente de Ação relacionada a comunidade escolar (pais e responsáveis).

 

Frente de ação (o problema) Objetivo Ação

(o que será feito para resolver o problema)

Estudantes que chegam atrasados. Diminuir o índice de estudantes que chegam atrasados na escola. Em primeira instância, será realizada a orientação coletiva. Posteriormente, os estudantes que chegarem atrasados serão encaminhados para orientação pedagógica de forma individualizada, onde será compilado as justificativas para a terceira frente de ação, isto é, caso persistam nos atrasos, os pais/responsáveis s erão convocados para tomar ciência. Também serão informados sobre os encaminhamentos legais.
 

Uso do uniforme.

   
Fila do lanche.    
Gazear aulas    
Perspectiva par o futuro    
Ausência dos pais no ambiente escolar.    
Prática de bullyng, racismo e discriminação.    
Alunos não alfabetizados/letrados.    
Aluno autista.    
Aluna com DV.    

 

Frente de Ação relacionada aos professores e funcionários escolares.

 

Frente de ação (o problema) Objetivo Ação

(o que será feito para resolver o problema)

Rotatividade Docente    
Estudante fora da sala de aula.    
Falar mal dos estudantes.    
Ausência de professores sem justificativa.    
Interferência da funcionária nos problemas pedagógicos.    
Ausência da organização do trabalho pedagógico.    
Invisibilidade Social.    
Falta da professora PAEE.    
Faltas do professor de Arte.    

 

 

 

Frente de atuação relacionada a ao financeiro

 

Frente de ação (o problema) Objetivo Ação

(o que será feito para resolver o problema)

Compra de mantimentos para a merenda.    
Porta do 6º ano quebrada e cortinas rasgadas.    
Manutenção do laboratório de informática.    
Cobertura da quadra poliesportiva.    

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome e assinatura do diretor

 

Ano – 2023

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