ATIVIDADE REFLEXIVA
Tema: Clima escolar: Plano de ação estratégico Finalidade
Ampliar o conhecimento referente a função do gestor, por meio da reflexão e tomada de decisão frente aos conflitos que interferem no Clima Escolar.
Materiais Complementares
Texto: Diálogos e Mediação de conflitos nas escolas. Disponível em:
_nas_Escolas_-_Guia_Pr%C3%A1tico_para_Educadores.pdf
CARO ESTUDANTE.
Para iniciar a atividade reflexiva da disciplina de Gestão educacional II – Ambientes educativos escolares, primeiramente você vai precisar fazer a leitura dos dados apresentados no Caso de Estudo abaixo e, na sequência, leia o texto, disponível no link acima. Este texto apresenta sugestões de atividades de intervenção pedagógica, com o intuito de contribuir com a elaboração do Plano de Ação por meio da resolução dos problemas estabelecidos no ambiente, do qual interferem no Clima Escolar. Diante disso você deverá acessar a página 13, e elaborar um PLANO DE AÇÃO E DE CONVIVÊNCIA ESCOLAR, partindo da situação problema apresentada abaixo. Seu plano deverá seguir o modelo disponível no anexo.
CASO DE ESTUDO.
Dados da Instituição
A Escola Maria Montessori – Ensino Fundamental e Médio, localizada na rua das árvores, da cidade de Pontal, conta com 120 alunos matriculados, sendo assim distribuídos: 65 alunos do Ensino Médio (1º ao 3º ano) matutino e 55 alunos no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) no período vespertino. Conta ainda com 20 professores, 01 diretor (VOCÊ), 02 pedagogas (01 para cada período); 04 funcionários administrativos (secretaria escolar) 02 merendeiras (01 para cada turno), 01 bibliotecária, 01 auxiliar de laboratório de informática, 01 inspetor de pátio e 03 funcionários (serviços gerais).
Situação Problema relacionada a comunidade escolar
- Os estudantes do período matutino chegam sempre atrasados, causando tumulto e prejudicando o desenvolvimento da primeira aula.
- Mesmo sendo orientados pela pedagoga, a maioria dos estudantes frequentam as aulas sem o uso do uniforme.
- No intervalo do lanche, sempre há reclamações de que alguns alunos costumam “furar a fila do lanche”, causando tumulto entre os colegas.
- A maioria das reclamações do inspetor escolar, refere-se aos estudantes que gazeiam aulas para ficar pelo pátio, perturbando outras turmas e, quando são chamados a atenção, eles satirizam o funcionário.
- Os estudantes reclamam que aos professores não ligam para eles, não mudam sua forma de ensinar e, não se importam se eles aprendem o conteúdo.
- A maioria dos estudantes não apresentam nenhuma perspectiva de melhoria de via para o futuro, não se importam com a aprendizagem dos conteúdos escolares, por isso não se responsabilizam com os estudos.
- Poucos pais/responsáveis comparecem na escola para saber sobre o desenvolvimento pedagógico dos filhos, justificando falta de tempo ou que a pedagoga só chama na escola para apontar as questões negativas do estudante.
- A prática de bullyng, discriminação e de racismo é corriqueira no ambiente
- Na turma do 8ºA tem um estudante autista nível Ele tem uma professora de apoio educacional (PAEE) que falta semanalmente no trabalho, deixando-o a mercê do atendimento necessário.
- Na turma do 9ºA, tem dois alunos que não estão alfabetizados/letrados. Eles só conseguem fazer cópias dos conteúdos escolares, mas não sabem compreender, ou mesmo escrever sem auxílio docente.
- Na turma do 7º ano, tem uma aluna com deficiência visual subnormal, e precisa de auxílio
Situação Problema relacionada aos professores.
- Há rotatividade docente nas turmas do ensino Médio, tendo em vista a quantidade de professores que não permanecem na escola devido a indisciplina dos estudantes. A maioria dos professores não gostam de trabalhar nesta escola, justificando que os alunos não possuem limites, com isso, os conflitos e embates entre estudantes e professores são uma constante.
- Os professores costumam colocar o aluno para fora da sala de aula com frequência justificando que eles não obedecem e perturbam o andamento das aulas.
- É comum os estudantes ouvirem os professores reclamando ou “falando mal deles” durante o intervalo do lanche, na sala dos professores.
- Professores faltam sem justificativa e não avisam a equipe pedagógica em tempo hábil, acarretando desorganização na dinâmica
- O aluno autista tem apresentado muitas crises e está regredindo no comportamento.
Situação Problema relacionada aos funcionários.
- A funcionária administrativa da escola tem o hábito de interferir nas questões pedagógicas, se colocando à frente dos problemas relacionados aos estudantes, e tomando atitudes (muitas vezes indevidas) que competem a pedagoga.
- A professora PAEE é faltosa e, quando comparece na escolar, sempre arruma ocupações alheias a sua função, inclusive atendendo casos que diz respeito a equipe pedagógica.
- A equipe pedagógica nunca consegue realizar as atividades relacionadas a organização do trabalho pedagógico, devido a ter que resolver os problemas relacionados a ausência dos professores.
- Todos os problemas relacionados a essa escola estão atrelados ao conceito de invisibilidade
- O professor de arte das turmas de 8º e 9º ano, geralmente falta nas aulas, justificando problemas de saúde, mas nunca leva o atestado médico. Ele confia na amizade do diretor que nunca manda as suas faltas para o NRE.
Situação Problema relacionada ao financeiro
- Falta de dinheiro para comprar os mantimentos que complementam a merenda escolar;
- A sala de aula do 6º ano está com a porta quebrada e com as cortinas rasgadas. Não tem verba para arrumar;
- Laboratório de informática está sem manutenção devido a falta de dinheiro – 05 dos 20 computadores estão sem
- Não tem cobertura na quadra Isso impede os estudantes de fazerem Educação física nos dias chuvosos.
OBS: Elaborar o Plano na tabela abaixo.
No Plano de ação você deverá elaborar um objetivo para cada situação da frente de ação e, no quadro da ação, explicar detalhadamente o que será feito para resolver o problema. Siga o exemplo do primeiro tópico.
Frente de Ação relacionada a comunidade escolar (pais e responsáveis).
Frente de ação (o problema) | Objetivo | Ação
(o que será feito para resolver o problema) |
Estudantes que chegam atrasados. | Diminuir o índice de estudantes que chegam atrasados na escola. | Em primeira instância, será realizada a orientação coletiva. Posteriormente, os estudantes que chegarem atrasados serão encaminhados para orientação pedagógica de forma individualizada, onde será compilado as justificativas para a terceira frente de ação, isto é, caso persistam nos atrasos, os pais/responsáveis s erão convocados para tomar ciência. Também serão informados sobre os encaminhamentos legais. |
Uso do uniforme. |
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Fila do lanche. | ||
Gazear aulas | ||
Perspectiva par o futuro | ||
Ausência dos pais no ambiente escolar. | ||
Prática de bullyng, racismo e discriminação. | ||
Alunos não alfabetizados/letrados. | ||
Aluno autista. | ||
Aluna com DV. |
Frente de Ação relacionada aos professores e funcionários escolares.
Frente de ação (o problema) | Objetivo | Ação
(o que será feito para resolver o problema) |
Rotatividade Docente | ||
Estudante fora da sala de aula. | ||
Falar mal dos estudantes. | ||
Ausência de professores sem justificativa. | ||
Interferência da funcionária nos problemas pedagógicos. | ||
Ausência da organização do trabalho pedagógico. | ||
Invisibilidade Social. | ||
Falta da professora PAEE. | ||
Faltas do professor de Arte. |
Frente de atuação relacionada a ao financeiro
Frente de ação (o problema) | Objetivo | Ação
(o que será feito para resolver o problema) |
Compra de mantimentos para a merenda. | ||
Porta do 6º ano quebrada e cortinas rasgadas. | ||
Manutenção do laboratório de informática. | ||
Cobertura da quadra poliesportiva. |
Nome e assinatura do diretor
Ano – 2023