Para a nossa atividade reflexiva, vamos iniciar com uma preparação para que se possa pensar na elaboração de uma atividade prática de sala de aula. Para que a organização dessa atividade tenha apresentados os seus objetivos direcionados para o trabalho em sala de aula e para um público específico. Lembre-se que você, como futuro professor (a) poderá exercitar a criatividade, mas deverá atentar-se a busca de objetivos de incentivo e estimulação de seu aluno. Siga o passo a passo e organize sua atividade:
Nosso objetivo: Escolher uma atividade que possa realizar de acordo com sua prática docente futura e adequá-la corretamente os objetivos que pretende alcançar na sua área específica com tal atividade de inclusão.
Passo 1: Visite a Cartilha de Atividades Inclusivas que está indicada nos seus materiais complementares, você verá que ela trabalha com a discussão sobre a inclusão nas escolas regulares e com algumas ideias de atividades para fazer em sala de aula.
Passo 2: Escolha uma atividade que possa utilizar com determinado conteúdo de seu curso de licenciatura (pode ser realizada com conteúdos específicos novos de seu curso ou pode lembrar-se de uma aula que teve no seu percurso escolar e que poderia ser “otimizada” com tal atividade). Lembre-se que ela deve ser com conteúdo de acordo com seu curso.
Passo 3: Elabore objetivos que poderão ser atingidos por meio do uso ou adaptação de determinada atividade inspirada na cartilha e que possam ser alcançados.
Passo 4: Liste pelo menos três objetivos gerais de aprendizagem e três objetivos específicos relacionados ao seu curso (por exemplo, licenciandos em História buscaram objetivos específicos de História, licenciandos em Filosofia buscarão objetivos ligados aos conteúdos de Filosofia, etc.).
Finalização: Agora elabore um arquivo com a referência completa da atividade escolhida (coloque página da cartilha na qual ela pode ser encontrada), indique o conteúdo específico a ser trabalhado e quais são os objetivos a serem atingidos.