A partir do caso acima, responda as questões a seguir, individualmente, de acordo com as
orientações da atividade:
1) Para constatar que a empresa precisa fidelizar seus clientes, Sr. Walcyr observa o
contexto da sua organização como um todo, mas, sobretudo, os indicadores financeiros.
Explique como a teoria sistêmica poderia auxiliar Sr. Walcyr a pensar em soluções para
o problema que ele encontrou na “ON-Ficina” (até 1,0 pt.)
2) Além do problema observado pelo dono (presidente) da empresa, é possível analisar
que outro problema organizacional se faz presente na estrutura da empresa. Indique que
problema é este e apresente uma ferramenta de OSM que seja capaz de mitigar este
problema, descrevendo a sua função como ferramenta administrativa: (até 1,5 pt.)
3) O caso demonstra que a empresa possuí um sistema de registro de estoques. Explique a
importância dos sistemas organizacionais e indique os três métodos possíveis de se
avaliar sistemas, indique um exemplo para cada um: (até 1,5 pt.)
4) Dentre os diferentes processos da oficina, um dos que apresenta a falta de padronização
na execução do processo é o recebimento de mercadorias. Pensando nesse contexto
específico, determine que instrumento organizacional auxilia nesse processo de
padronização: (até 1,0 pt.)
5) Leia atentamente as alternativas a seguir, e indique (V) para as verdadeiras e (F) para as
falsas. Sendo que, as alternativas falsas deverão ser justificadas. (até 0,7 pts. cada)
a. ( ) A empresa do Sr. Walcyr pode ser reorganizada a partir uma nova
departamentalização por cliente, favorecendo a troca de experiência dos
colaboradores e a redução da especialização do trabalho.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
b. ( ) A empresa “On-Ficina” não possuí cargos claramente pois está
estruturada a partir do modelo das organizações matriciais, atuando a partir
de projetos e demandas específicas.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
ESTUDO DE CASO DE RECUPERAÇÃO FINAL
DISCIPLINA DE ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS (OSM)
PROF. DANIEL NETO FRANCISCO
c. ( ) Beni (o mecânico mais antigo na casa) realizou todos os passos
indicados no método de método de redefinição de processos, cargos e
funções. Sua ideia só não foi aceita porque a organização não é madura para
mudanças.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
6) Determine, a partir de um fluxograma, como deveria acontecer a atividade de
pedido/compra de novas peças para a empresa: (até 1,0 pt.)
7) A partir do caso acima, a empresa precisa reformular atividades cotidianas e definir
melhores métodos de ação, nesse sentido explique se a empresa necessita de um
downsizing ou de um rightsizing, e disserte brevemente sobre a diferença dos dois: (até
1,0 pt.)
8) A proposta do novo modelo de registro de compra de peças pela mecânica não foi
efetivada na empresa porque, visivelmente, Naldo possuí uma barreira quanto a inclusão
de ferramentas tecnológicas no seu trabalho. Neste sentido, para uma adoção do novo
método de forma tranquila por toda equipe, indique o papel/postura necessários por: a)
Naldo; b) Beni e c) Sr. Walcyr. (até 1,0 pt.