MAPA – ADM – GESTÃO DA QUALIDADE – 53/2023

Olá, estudante! Chegou o momento de desenvolvermos nossa atividade MAPA.
Para iniciarmos, reflita: quais são as interferências da qualidade nos produtos fornecidos por uma empresa?
Empresas que não estabelecem um sistema para gerir a qualidade de seus produtos tendem a perder
mercado ao longo dos anos. A qualidade, embora subjetiva, não pode ser estabelecida para produtos ou
serviços sem que haja uma gestão para identificar os problemas e estabelecer um plano de ação para sanar
o problema. Entretanto, a questão é: como fazer a Gestão da Qualidade da empresa? Você saberia qual é a
melhor ferramenta a ser utilizada?
A Gestão da Qualidade é um universo que tem à sua disposição diversas ferramentas que podem ser
utilizadas no dia a dia das empresas. O tipo de informação que o gestor procura determinará qual
ferramenta trará as informações com maior precisão, pois a tomada de ação dependerá do resultado da
análise dos dados fornecidos. Por esse motivo, é muito importante que o gestor conheça as ferramentas que
utilizará para a coleta, organização e análise dos dados.
Muito bem, agora, é hora de você pôr a mão na massa!
Imagine a seguinte situação: uma empresa fabricante de produtos de limpeza está em expansão e precisa
melhorar o controle de seus produtos. Nesse caso, após analisar o seu currículo, o empresário optou por
contratar você para o cargo de gestor da qualidade da empresa. Sua tarefa é avaliar os produtos e
identificar os pontos a serem melhorados para que o cliente se sinta satisfeito ao utilizar os produtos.
Nesse primeiro momento, você toma a decisão de fazer uma pesquisa de satisfação com 20 clientes sobre a
qualidade do produto nos quesitos: praticidade na utilização, qualidade do produto e se tornaria a utilizar o
produto. A pontuação do cliente é de um a cinco para cada quesito, sendo que: (1) Muito ruim; (2) Ruim; (3)
Bom; (4) Muito bom; (5) Excelente.
Após realizar a pesquisa, você obteve os seguintes dados apresentados no Quadro 1:

1. De acordo com a pontuação estabelecida no enunciado da atividade, preencha o Quadro 2 respondendo
as informações para cada quesito:

2. Qual é o valor percentual de percepção dos clientes para cada um dos quesitos? Preencha o Quadro 3
com os valores obtidos.

3. Considerando as informações apresentadas no Quadro 3, gere um gráfico de Pareto.
4. De acordo com os dados apresentados, como você avalia a qualidade dos produtos da empresa? Para sua
resposta, faça uma análise para cada um dos três quesitos considerados, isto é, praticidade na utilização,
qualidade do produto e se tornaria a utilizar o produto. Você tomaria alguma ação para melhorar a
aceitação do mercado consumidor? Justifique a sua resposta

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