Olá, estudante!
A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA). O objetivo
desta atividade é que você se sinta imerso(a) em uma análise da Curva ABC.
Uma das formas mais comuns de se analisar um estoque é utilizando a metodologia ABC. Quando você tem
um grande volume de produtos, materiais, insumos ou matéria-prima no seu estoque, você não pode
direcionar as atividades de controle de estoque de forma igualitária, pois os estoques possuem distinção em
termos de grau de importância e isto precisa ser criteriosamente analisado.
Também conhecida como Regra 80/20 — ou, ainda, Análise de Pareto — a Curva ABC é um método utilizado
onde alguns pontos (nesse caso, os clientes) são organizados por ordem de relevância.
Normalmente essa relevância é calculada com base na representatividade que esses clientes possuem sobre
o faturamento da empresa. Essa análise diz que aproximadamente 80% do seu faturamento é proveniente
de cerca 20% de sua base de clientes.
Fonte: OLIVEIRA, Adriano Aparecido de. Administração de Materiais e Logística. UniCesumar, 2021.
Mediante o exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina, nossa atividade MAPA
consiste na seguinte situação hipotética:
Situação da Empresa:
A empresa é de grande porte no setor varejista. Sabe-se que suas vendas estão em crescimento e isso tem
gerado muito empolgação na alta administração. Cogitam-se em melhorar os investimentos para se obter
mais retorno. Os vendedores: Roberto e Jorge são considerados os destaques nas vendas e a Região CentroOeste é considerada a melhor região de vendas.
Porém, a empresa hoje não analisa os dados de uma forma minuciosa e tem algumas dificuldades para
entender como as vendas ocorrem e onde estão acontecendo os melhores resultados. A Figura 1 demonstra
as informações de vendas.
Figura 1: Vendas por Regional de Vendedores
Regional Vendedor Vendas
Centro-Oeste Ana R$ 30.000,00
Centro-Oeste Jorge R$ 607.000,00
Norte-NordesteAlexandre R$ 433.326,28
Norte-NordesteDébora R$ 454.768,08
Sudeste Carla R$ 23.000,00
Sudeste Diego R$ 10.100,00
Sudeste Elisa R$ 202.891,53
Sudeste Giovani R$ 50.000,00
Sul André R$ 150.000,00
Sul Mariana R$ 35.000,00
Sul Roberto R$ 14.000,00
Centro-Oeste Ana Vitoria R$ 98.000,00
Fonte: o autor.
ATIVIDADE: LEIA COM ATENÇÃO
A partir do caso apresentado, nesta etapa prática, você terá a oportunidade de colocar seus conhecimentos
em ação e fortalecer suas habilidades como um profissional qualificado na área. Siga os passos abaixo para
realizar uma análise profunda dos dados apresentados:
Etapa 1: Análise dos Dados de Vendas
QUESTÃO 01: Organização das Vendas por Vendedores: Inicie organizando as vendas de forma ordenada,
classificando-as do maior para o menor, com base nos vendedores responsáveis.
QUESTÃO 02: Curva ABC das Vendas: Em seguida, construa a Curva ABC das Vendas, primeiro
classificando os vendedores de acordo com sua contribuição para as vendas totais. Depois, repita o
processo, mas agora segmentando por regiões. Isso permitirá visualizar de forma clara a importância de
cada vendedor e região nas vendas totais.
Etapa 2: Identificação de Vendedores e Regiões de Destaque
QUESTÃO 03: Análise dos Principais Vendedores: Análise com atenção os resultados obtidos na Curva
ABC das Vendas por Vendedores. Identifique quais vendedores estão contribuindo significativamente para
os resultados da empresa e quais vendedores precisam aumentar as suas vendas.
QUESTÃO 04: Análise das Regiões de Maior Venda: Da mesma forma, observe os resultados da Curva ABC
das Vendas por Regiões. Identifique as regiões que estão gerando maior volume de vendas. Além disso, este
é o momento de explorar se existem oportunidades não aproveitadas em outras regiões, considerando a
possibilidade de expansão ou estratégias específicas para maximizar o potencial de vendas.