MAPA – AGRO – COODERNAÇÃO DE REDES NO AGRONEGÓCIO

Depois de ter experimentado um período favorável no início da década de 2010, quando se discutia a possibilidade de a economia estar se aproximando do pleno emprego, mais recentemente, o desemprego voltou a assolar a população brasileira. A taxa de desemprego, que registrou 6,3% no quatro trimestre de 2013 – a mínima da série histórica iniciada em 2012 – avançou para 13,9% no primeiro trimestre de 2017, um recorde que seria superado a seguir, no primeiro trimestre de 2021, face aos desdobramentos da pandemia de COVID-19, quando registrou 14,9% da força de trabalho, equivalente a cerca de 15,3 milhões de pessoas. Paralelamente, no mercado de trabalho brasileiro, viu-se o crescimento dos trabalhadores por conta própria. Em 2013, essa classe de trabalhadores representava 22,5% dos empregados, o que equivale a aproximadamente 20,5 milhões de pessoas. A participação começou a crescer a partir de 2016 e, em 2021, já correspondia a cerca de 27,3%. No primeiro trimestre de 2023 a categoria apresentou cerca de 25,2 milhões de trabalhadores. A relevância desses trabalhadores também pode ser vista no agronegócio, sobretudo nas atividades ligadas à agropecuária brasileira (segmento primário ou “dentro da porteira”), que responde, em média, por quase metade do contingente de trabalhadores do setor. A representatividade dos trabalhadores por conta própria em termos de participação no mercado de trabalho do agronegócio, é, em média, de aproximadamente 20%.

Fonte: https://cepea.esalq.usp.br/upload/kceditor/files/1_Cepea_Trabalhadores%20agro.pdf. Acesso em: 1 ago. 2023.

O texto acima traz uma análise importante do mercado de trabalho no Brasil ao abordar a participação dos trabalhadores por conta própria no total de empregados no país, destacando esse fenômeno também no setor agropecuário do agronegócio nacional. Diante disso, leia o relatório do Cepea (2023), citado acima:

Para ter acesso ao texto “Quem são os trabalhadores por conta própria da agropecuária brasileira?” este, que será base para realização da atividade MAPA na integra, acesse o link: https://cepea.esalq.usp.br/upload/kceditor/files/1_Cepea_Trabalhadores%20agro.pdf.

Posterior ao acesso e leitura deste material, desenvolva a seguinte atividade:

Elabore um texto de análise sobre “Quem são os trabalhadores por conta própria da agropecuária brasileira?” este texto deve ter no mínimo 15 linhas, e deve conter obrigatoriamente os seguintes dados:

– Descreva quais são as três principais atividades (além de “outras lavouras”) onde atuam os trabalhadores por conta própria na agropecuária brasileira; (dica: analise a Figura 1).
– Apresente as características sociodemográficas desses trabalhadores, destacando gênero, região e nível de escolaridade; (dica: calcule os percentuais com base na Tabela 2).
– Responda, de acordo com sua percepção, se na região em que você reside existem trabalhadores por conta própria na agropecuária, destacando se na maioria são homens ou mulheres e em qual atividade da agropecuária trabalham.
– Leve em consideração o problema de coordenação que surge em virtude da falta de segurança jurídica para as empresas e para os trabalhadores na contratação de mão de obra “por conta própria”. (Dica: leia o conteúdo sobre ambiente Institucionnal no material didático)

 

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp