MAPA
Ao estudarmos o corpo ao longo da história da humanidade, percebe-se que
ele não se revela apenas enquanto componente de elementos orgânicos, mas
também enquanto fato social, psicológico, cultural, religioso. Está dentro da vida
cotidiana, nas relações, é um meio de comunicação, pois através de signos ligados à
linguagem, gestos, roupas, instituições às quais pertencemos permite a nossa
comunicação com o outro. Na sua subjetividade, o corpo está sempre a produzir
sentidos que representam a sua cultura, desejos, afetos, emoções, enfim, o seu
mundo simbólico.
BRAUNSTEIN, F.; PÉPIN, J. F. O lugar do corpo na cultura ocidental. Lisboa:
Piaget Editora, 1999.
Considerando o fragmento acima, entendemos que o corpo é socialmente
construído. Não há sociedade que não modifique, de alguma forma, o corpo, cada
uma produzindo determinado tipo de corpo, que servirá como insígnia da identidade
grupal daquela comunidade e naquele período e tempo da história.
Nesse sentido, compreendendo a importância de estudarmos a história do
corpo, como um dos conhecimentos essenciais para a formação dos profissionais da
área da Educação Física, você precisará assistir atentamente ao Filme Alemão “O
Físico” (2013), disponível no link:
esquita . Ao decorrer da tarefa, anote todos os pontos que te chamam a atenção sobre
as imbricações que se estabelecem entre a sociedade, sua cultura e a forma
como lidam e entendem o corpo na Idade Média.
Após assistir ao filme, com posse de suas anotações e dialogando com as
discussões levantadas em nossa disciplina, construa um texto de no mínimo 15 e
no máximo 20 linhas, interligando os temas relacionados aos aspectos
corporais, culturais e identitários, tendo em vista uma série de situações vividas
pelos personagens em uma época marcada por tabus, dogmas e controle do
corpo, principalmente pela religião