MAPA – BEDU – CAPOEIRA – 53//2023

A capoeira para o público infantil é uma excelente ferramenta para desenvolver o aspecto psicomotor,
cognitivo e social. Diante disso, a sessão de treinamento deve ter uma característica lúdica, onde a criança
possa desenvolver as técnicas de acordo com sua fase do desenvolvimento motor, estimule a imaginação e
interaja com os demais colegas. Para isso, uma sessão é composta basicamente por três etapas, sendo eles,
parte inicial, desenvolvimento e parte final. Na parte inicial, contém ações como saudação, juramento,
apresentação dos objetivos, alongamento e aquecimento. No desenvolvimento, contempla atividades como
treinamento das técnicas, defesa, ataque, contra-ataque e roda de capoeira e na parte final, pode haver um
relaxamento, recados e feedback do aproveitamento da aula. Como se trata de crianças, a introdução de
brincadeiras que estimule o objetivo principal da sessão é fundamental.
Nessa atividade MAPA você deverá:
1 – Elaborar um plano de aula para crianças de 11 a 14 anos, todos iniciantes na capoeira, com o
propósito de melhorar o desenvolvimento motor, desenvolver o aspecto cognitivo, social e aprender a
movimentação básica. Para isso, você deverá escolher DOIS dos movimentos apresentados: Meia Lua de
Frente, Queixada, Armada, Meia Lua de Compasso, Martelo, Chapa, Benção, Ponteira. Lembre-se: a sua
aula deve ser baseada no movimento escolhido.
Essa aula deve conter basicamente as seguintes informações:
1 – Dados da turma que a aula será aplicada: local e horário de realização, quantidade de participantes;
2- Objetivo da aula proposta;
3- Parte inicial: Apresentar como iniciará a aula descrevendo as atividades que serão realizadas ( exemplo:
alongamento, aquecimento com atividades lúdicas);
4- Parte principal*: apresentar e explicar quais atividades serão trabalhadas, com as técnicas e o método de
ensino de acordo com o objetivo proposto. Lembre-se de utilizar de atividades para iniciante da capoeira de
11 a 14 anos, evitando apenas a repetição de movimentos.
5- Parte final: apresentar as atividades que serão realizada no final da aula (exemplo: volta a calma, conversa
em grupo, alongamento);
6- Avaliação: apresentar como será avaliado o desenvolvimento dos participantes durante a aula;
7-Recursos utilizados: Apresentar os recursos (materiais) a serem utilizados na aula.
* A parte principal deve ter no mínimo 4 exercícios , 2 de cada movimento escolhido, que desenvolvam o
objetivo proposto.
Para auxiliar no desenvolvimento da aula, o acadêmico poderá assistir ao vídeo sobre as técnicas da
capoeira, copiando e colando os links abaixo em seu navegador:

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp