1ª QUESTÃO
Saber identificar e dominar as técnicas de mensuração da frequência de doenças e agravos à saúde é
importante para os profissionais da área da saúde. Portanto, é fundamental que seja realizada mensuração
adequada, permitindo a caracterização do risco de determinada doença ou agravo à saúde na população,
ou, estimando a magnitude de um problema de saúde expresso em termos de mortalidade. Essa
mensuração se faz através de cálculo das taxas em subgrupos populacionais distintos, que podem ser
delimitados segundo a idade, sexo, histórico de exposição a algum fator de risco ou outra categoria que
possa permitir o reconhecimento de grupos de alto risco e fatores causais. Esses fatores são vitais para a
elaboração de ações e intervenções de controle e prevenção de agravos à saúde.
Fonte: BRUSCO, E. C. A. G; SILVA, D. A. S. Epidemiologia na Educação Física. UniCesumar: Maringá, 2021.
Considerando a grande importância do profissional de saúde citada no exposto acima, de saber identificar,
calcular e avaliar medidas de frequências e indicadores de saúde, você acredita que seria capaz de avaliar
medidas de frequências e indicadores de saúde que poderiam estar associados à inatividade física, que é
considerada um grande fator de risco à saúde? Nesse sentido, suponha que você tenha em mãos uma
pesquisa realizada com uma determinada população e precisa avaliar essas medidas de frequência e
indicadores de saúde. A descrição da pesquisa e as avaliações necessárias a se fazer estão descritas no
MODELO DE MAPA SUBSTITUTIVO – EPIDEMIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Sendo assim, siga as
orientações abaixo.
SITUAÇÕES HIPOTÉTICA 1
PESQUISA
O laboratório interdisciplinar de intervenção em Promoção da Saúde da UniCesumar desenvolveu um
projeto de pesquisa, cujo objetivo foi identificar, ao longo de três meses, a proporção de indivíduos com
idade de 18 a 60 anos que apresentavam obesidade em cinco populações distintas, residentes em bairros da
cidade de Maringá, Paraná. Obteve-se o índice de massa corporal dos participantes, selecionados
aleatoriamente. Os resultados são apresentados na tabela a seguir:
Tabela 1. Número de indivíduos que apresentaram obesidade e tamanho das amostras (n) segundo a
faixa etária e a área de estudo.
FAIXA
ETÁRIA
JARDIM
ALEGRE
CENTRO
BOA
VISTA
JARDIM
ACLIMAÇÃO
JARDIM
LIBERDADE
18 – 26
anos
Obesidade
8
n
50
Obesidade
4
n
56
Obesidade
10
n
108
Obesidade
8
n
66
Obesidade
6
n
56
27 – 34
anos
59 10035 145 33 90 87 100 8 43
35 – 42
anos
30 12444 67 44 69 45 98 29 91
43 – 51
anos
22 58 34 57 45 77 22 66 13 87
52 a 60
anos 8 39 15 40 34 99 43 89 30 60
a) Calcule a medida adequada para cada uma das faixas etárias. Interprete os resultados que você encontrar,
explicando qual a área e faixa etária que apresentou a maior e a menor medida de frequência.
b) Sabe-se que a obesidade é extremamente prejudicial à saúde, possibilitando o aparecimento de
diferentes doenças. Assim, indique pelo menos quatro doenças que podem se desenvolver (ou até mesmo
agravar) em indivíduos obesos, de acordo com o seu livro didático.
c) De acordo com o seu livro didático, indique a doença que apresenta o maior risco à saúde em indivíduos
obesos.
SITUAÇÃO HIPOTÉTICA 2
Após uma pesquisa realizada pelo laboratório interdisciplinar de intervenção em Promoção da Saúde,
verificou que em 01/01/2021, existiam 3.503 casos de câncer de próstata em tratamento, em uma cidade da
região metropolitana de Maringá, Paraná. Ao longo deste ano, foram notificados 1.302 casos novos de
câncer de próstata. A população residente neste município, estimada em 2021, era de cerca de 837.000
habitantes.
a) Calcule a prevalência de câncer de próstata no início e no final de 2021.
b) Calcule a taxa de incidência de câncer de próstata em 2021 neste município.
SITUAÇÃO HIPOTÉTICA 3
Após você ter realizado todas as pesquisas, agora chegou a hora de você participar de um concurso para
saber se de fato aprendeu com o que você trabalhou. Esse concurso tem o objetivo de te oferecer uma vaga
para atuar na saúde pública, especificamente no NASF. Assim, você deverá responder corretamente as
seguintes questões abaixo para ser aprovado.
a) Descreva o que é o NASF.
b) Indique por qual portaria e quando o NASF foi criado.
c) Informe quais profissões podem compor uma equipe do NASF.
d) Descreve quais atividades são de responsabilidade do profissional de Educação Física que atua em uma
equipe do NASF.
ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
– Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA SUBSTITUTIVO – EPIDEMIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA,
que se encontra no Material da Disciplina;
– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar
sua atividade;
– Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA SUBSTITUTIVO – EPIDEMIOLOGIA DA
EDUCAÇÃO FÍSICA;
– Utilize o livro da disciplina como principal fonte de apoio.
– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato
Word ou PDF).
– Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE
MAPA SUBSTITUTIVO – EPIDEMIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA.
– Cópias parcial ou total serão zeradas.
– Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções
fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
– Todas as informações necessárias sobre o mapa estão descritas e organizadas no MODELO DE MODELO DE
MAPA SUBSTITUTIVO – EPIDEMIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA.