A intervenção com jogos e brincadeiras não acontecem exclusivamente em espaços recreativos e
educacionais. O uso de estratégias e dos jogos tem uma relação íntima com a forma que o profissional de
Educação Física conduz a sua prática. Adaptar e recriar faz parte do nosso trabalho, adequando sempre ao
nosso objetivo, público e local de intervenção. Assim, cada um forma sua própria lista de jogos, interesses e
formas de intervir no ambiente recreativo.
NATALI, Paula Marçal; COSTA, Luana Biembengut Biato da. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Maringá –
PR.:Unicesumar, 2022.
Levando em consideração o recorte acima e os conteúdos trabalhados na disciplina, pense na seguinte
situação e realize as atividades:
A secretaria de Esporte e Lazer do seu município está organizando ações para divulgar uma nova ação de
incentivo a utilização dos espaços públicos para o lazer, como praças e também avenidas que serão
interditadas aos domingos e feriados. Você foi convidado para elaborar e organizar as atividades de uma
“Rua de Recreio” que se caracteriza como um dia de brincadeiras para as crianças na rua de um bairro
específico da cidade.
A estimativa é que 300 crianças de diferentes idades compareçam a esse evento, e você terá a sua
disposição Professores e Acadêmicos de Educação Física para atuarem nas atividades junto a sua
coordenação. As brincadeiras a serem elaboradas deverão acontecer todas ao mesmo tempo, para que as
crianças possam se dividir entre as atividades.
Compreendendo a partir dos nossos estudos de que não há um único tipo de brincadeira que todas crianças
gostem, pois, cada criança tem a sua história, tem os seus próprios anseios, você precisará programar
atividades com características diferentes a fim de que todas as crianças participem ativamente.
– Elabore 5 estações, onde em cada estação estará acontecendo uma atividade diferente.
– Entre essas atividades podem ser brincadeiras, jogos ou oficinas de construção de brinquedos.
– Para cada estação descreva os materiais que serão necessários para aquela atividade.
Você poderá incluir entre essas atividades algumas das brincadeiras, dos jogos e brinquedos vistos em
nossas aulas, como também brincadeiras da sua infância.
Observar que um evento como uma “Rua de Recreio” as atividades devem ser pensadas de uma forma que
possam atender várias crianças ao mesmo tempo, pois elas estarão livres para escolher as atividades que
irão participar.
Siga o modelo para a elaboração do Mapa:
ESTAÇÃO: Nesse campo você deverá inserir o nome da brincadeira.
DESCRIÇÃO: Nesse campo você deverá inserir a explicação da brincadeira de forma objetiva – se terá equipes,
quantas equipes, quais as regras, quais os objetivos a serem alcançados pelos participantes.
MATERIAL: Quando necessitar de material, nesse campo você deverá inserir a quantidade de cada material
que será utilizado nessa estação. Caso não necessitar, apenas informar que não utilizará material.
ESTAÇÃO 01:
DESCRIÇÃO:
MATERIAL:
ESTAÇÃO 02:
DESCRIÇÃO:
MATERIAL:
ESTAÇÃO 03:
DESCRIÇÃO:
MATERIAL:
26/06/2023, 12:48 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 3/3
ESTAÇÃO 04:
DESCRIÇÃO:
MATERIAL:
ESTAÇÃO 05:
DESCRIÇÃO:
MATERIAL: