MAPA – BEDU – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – 51-2024

1ª QUESTÃO
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A antropometria compreende o estudo das características mensuráveis do corpo humano. Assim, ela mede e
avalia as características da forma e da composição do corpo dos seres humanos. No cenário da educação
física, podemos fazer uso da antropometria para o desenvolvimento e acompanhamento de programas de
exercícios físicos. Nesse contexto, frequentemente avaliamos: a massa corporal, a estatura, os comprimentos
e perímetros dos segmentos, bem como as dobras cutâneas e a densidade corporal.
Fonte: BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e avaliação em educação física. Maringá:
UniCesumar, 2019.
Uma vez que a antropometria é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e acompanhamento de
programas de exercícios físicos,nesta atividade MAPA suponha que você foi convidado a estagiar em uma
academia e uma das primeiras atividades foi acompanhar seu professor supervisor em duas avaliações
físicas.
Para auxiliar o professor, ele lhe entregou um arquivo contendo 3 tarefas, com alguns registros dessas
avaliações para que sejam feitas as devidas análises, bem como algumas perguntas para ele testar seus
conhecimentos. Estas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM
EDUCAÇÃO FÍSICA.
Assim, siga as orientações a seguir:
Orientações para a realização da atividade
– Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, que se
encontra no Material da Disciplina.
– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar
sua atividade.
– Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
– Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato
Word ou PDF).
Orientações gerais
– Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA –
MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
– Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
– Cópias parcial ou total serão zeradas.
– Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções
fornecidas. Assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
*Todas as informações a seguir estão descritas e organizadas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO
EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
FICHAS DE AVALIAÇÃO
# Ficha de avaliação 1
Data da avaliação: 27/02/2024
Avaliado(a): Carolina
Sexo: feminino
Data de nascimento: 11/09/1997
Massa Corporal: 78kg
Estatura: 1,62m
Circunferência da Cintura: 96cm
Dobras cutâneas
1° medida2° medida3° medida
Dobra cutânea do Peitoral: 15,5 mm 15,9 mm 15,7 mm
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Dobra cutânea do Abdômen: 30,8 mm 34,1 mm 32,5 mm
Dobra cutânea do Tríceps: 26,9 mm 29,8 mm 28,4 mm
Dobra cutânea da Coxa: 26,1 mm 28,8 mm 27,5 mm
Dobra cutânea da Suprailíaca: 28,6 mm 31,7 mm 30,2 mm
Dobra cutânea da Axilar média: 18,6 mm 20,5 mm 19,6 mm
Dobra cutânea da Subescapular:28,0 mm 30,9 mm 29,5 mm
# Ficha de avaliação 2
Data da avaliação: 27/02/2024
Avaliado(a): João
Sexo: masculino
Data de nascimento: 15/09/1986
Massa Corporal: 78kg
Estatura: 1,79m
Circunferência da Cintura: 86cm
Dobras cutâneas
1° medida2° medida3° medida
Dobra cutânea do Peitoral: 5,0 mm 5,2 mm 4,7 mm
Dobra cutânea do Abdômen: 16,1 mm 16,9 mm 15,2 mm
Dobra cutânea do Tríceps: 9,5 mm 9,9 mm 9,3 mm
Dobra cutânea da Coxa: 18,2 mm 19,1 mm 18,1 mm
Dobra cutânea da Suprailíaca: 14,2 mm 14,9 mm 13,4 mm
Dobra cutânea da Axilar média: 9,0 mm 9,4 mm 9,2 mm
Dobra cutânea da Subescapular:15,2 mm 15,9 mm 15,4 mm
ATIVIDADE 1 – PROTOCOLO E PROCEDIMENTO DE COLETA DAS MEDIDAS
Quando aplicamos um teste devemos verificar, primeiramente, para qual população ele foi desenvolvido e,
na sequência, respeitar e seguir as orientações dos protocolos, para que as medidas/resultados, forneçam
informações confiáveis.
Nesse contexto, responda às questões a seguir:
1) Segundo o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da massa corporal?
2) De acordo com o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da estatura?
3) Conforme consta no material da disciplina, quais são as duas formas de se realizar a medida da
circunferência da cintura?
4) A Figura 1 ilustra a localização de alguns dos pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas:
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Figura 1 – Pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas
Fonte: o autor.
Considerando essa figura, de acordo com a identificação da localização, preencha o quadro a seguir com o
nome da dobra cutânea:
Identificação da localizaçãoNome da dobra cutânea
1
2
3
4
5
6
7
5) De acordo com o material da disciplina, para a correta obtenção da medida das dobras cutâneas, é
necessário seguir algumas normas. De acordo com o material, quais são essas normas?
ATIVIDADE 2 – ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL
Considerando as informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 2 você estimará o percentual de
gordura corporal, a massa gorda e a massa isenta de gordura da Carolina e do João. Atenção, para realizar
essas estimativas, você deverá consultar o livro da disciplina.
Para responder a essa atividade, preencha os campos a seguir com as informações solicitadas.
1) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal da Carolina. Utilize a fórmula de sete dobras de
Jackson, Pollock e Ward (1980).
2) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal da Carolina. Utilize a fórmula de Siri
(1961).
3) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura da Carolina.
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4) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal do João. Utilize a fórmula de sete dobras de
Jackson, Pollock e Ward (1980).
5) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal do João. Utilize a fórmula de Siri
(1961).
6) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura do João.
ATIVIDADE 3 – ANÁLISE DA AVALIAÇÃO
A partir das informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 3, você irá fazer algumas análises e
inferências relacionadas a aspectos da saúde da Carolina e do João.
Para responder essa atividade, preencha os campos a seguir com as informações solicitadas:
1) Resultado e diagnóstico do IMC da Carolina.
2) Considere a medida da circunferência de cintura da Carolina. De acordo com as informações do livro da
disciplina, ela está exposta a maiores riscos à saúde? Por quê?
3) Considere o percentual de gordura corporal da Carolina. De acordo a proposta de Heyward e Stolarczyk
(2000), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dela?
4) Resultado e diagnóstico do IMC do João.
5) Considere a medida da circunferência de cintura do João. De acordo com as informações do livro da
disciplina, ele está exposto a maiores riscos à saúde? Por quê?
6) Considere o percentual de gordura corporal do João. De acordo a proposta de Lohman, Houtkooper e
Going (1997), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dele?

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