ATIVIDADE 1 – SUPLEMENTOS ALIMENTARES
Os suplementos alimentares são utilizados a fim de complementar a alimentação de atletas e não deve ser
um componente central na alimentação dessas pessoas. Os ganhos na composição corporal e desempenho
estão estreitamente relacionados com longos períodos de dedicação ao esporte e ao esforço para atingir os
objetivos na temporada. Em relação a utilização de suplementos por atletas, a Agência Nacional de
Vigilância Sanitária (ANVISA), em 2010, publicou uma Resolução (nº 18) aprovando o regulamento técnico
sobre alimentos para atletas. Esses alimentos são classificados como recursos ergogênicos e são utilizados
como suplementação alimentar a fim de atender as exigências nutricionais específicas dos atletas e assim
contribuir para a melhora no desempenho esportivo.
SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L.Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar:
Maringá-PR, 2021.
A partir do exposto, responda as seguintes questões:
QUESTÃO 1: Esses suplementos alimentares foram classificados em seis categorias. Quais são essas 6
categorias? Cite e explique cada uma delas.
QUESTÃO 2: Insira uma foto de um produto comercial para cada uma das 6 classificações dos suplementos.
QUESTÃO 3: O balanço energético do ser humano pode sofrer flutuações negativas e positivas nas quais
resultam em ganho, estabilidade ou acúmulo de peso corporal. Alguns fatores influenciam positivamente e
negativamente o equilíbrio do balanço energético. Cite e explique quais são esses fatores.
ATIVIDADE 2 – GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA
O Guia Alimentar é um instrumento amplo e constituído pelos grupos de alimentos, genuinamente,
construídos, entendendo as especificidades da população brasileira, dentro dos seus variados contextos
culturais, geográficos, sociais, políticos e econômico. O Guia é estruturado respeitando a cultura alimentar
brasileira, tendo como objetivo simplificar e otimizar os conhecimentos de nutrição e alimentação, de uma
forma que a população possa acessá-lo, conhecê-lo e, assim, fazer suas escolhas alimentares de forma
segura, colocando, em primeiro lugar, a promoção da saúde.
SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L.Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar:
Maringá-PR, 2021.
A partir disso, responda as seguintes questões:
QUESTÃO 1: O primeiro Guia alimentar para a População Brasileira foi estruturado em 2006 e descreve 9
princípios básicos para a construção de uma alimentação adequada. Neste sentido, cite e explique os 9
princípios básicos do Guia alimentar.
QUESTÃO 2: A fim de proporcionar um conhecimento para que a população consiga escolher seus alimentos
de acordo com critérios e classificações adequadas, o Guia Alimentar para a População Brasileira categoriza
estes alimentos em quatro classificações. Essas classificações são baseadas nos tipos e quantidades de
processamento que o alimento passa até chegar no consumidor final. Considerando isso, aponte quais são
as quatro classificações e cite 3 alimentos presentes em cada uma das quatro classificações.
QUESTÃO 3: Considerando os alimentos que contribuem para a manutenção e desenvolvimento de saúde,
aponte 5 passos para uma alimentação adequada e saudável, de acordo com o livro didático da disciplina.
Instruções para Realização da Atividade
Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo
de nota;
Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de
anexo;
Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12,
Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;
Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
No fórum das aulas ao vivo você pode encontrar o vídeo de explicação da atividade. Acesse e confira!
Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
A Unicesumar não se responsabiliza por arquivos postados errados ou por atividades não finalizadas.
Os prazos das atividades NÃO SERÃO ALTERADOS, desta maneira, EVITE deixar a realização para última
hora.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.
Bons estudos!