MAPA – COORDENAÇÃO DE REDES NO AGRONEGÓCIO – 53/2023

Olá, estudante!
Chegou o momento de realizar atividade MAPA da disciplina de Coordenação de Redes no
Agronegócio.
Para a realização da atividade, leia o trecho a seguir:
Depois de ter experimentado um período favorável no início da década de 2010, quando se
discutia a possibilidade de a economia estar se aproximando do pleno emprego, mais
recentemente, o desemprego voltou a assolar a população brasileira. A taxa de
desemprego, que registrou 6,3% no quatro trimestre de 2013 – a mínima da série histórica
iniciada em 2012 – avançou para 13,9% no primeiro trimestre de 2017, um recorde que
seria superado a seguir, no primeiro trimestre de 2021, face aos desdobramentos da
pandemia de COVID-19, quando registrou 14,9% da força de trabalho, equivalente a cerca
de 15,3 milhões de pessoas. Paralelamente, no mercado de trabalho brasileiro, viu-se o
crescimento dos trabalhadores por conta própria. Em 2013, essa classe de trabalhadores
representava 22,5% dos empregados, o que equivale a aproximadamente 20,5 milhões de
pessoas. A participação começou a crescer a partir de 2016 e, em 2021, já correspondia a
cerca de 27,3%. No primeiro trimestre de 2023 a categoria apresentou cerca de 25,2
milhões de trabalhadores. A relevância desses trabalhadores também pode ser vista no
agronegócio, sobretudo nas atividades ligadas à agropecuária brasileira (segmento primário
ou “dentro da porteira”), que responde, em média, por quase metade do contingente de
trabalhadores do setor. A representatividade dos trabalhadores por conta própria em termos
de participação no mercado de trabalho do agronegócio, é, em média, de aproximadamente
20%.
Fonte: https://cepea.esalq.usp.br/upload/kceditor/files/1_Cepea_Trabalhadores%20agro.pdf.
Acesso em: 1 ago. 2023.
O texto acima traz uma análise importante do mercado de trabalho no Brasil ao abordar a
participação dos trabalhadores por conta própria no total de empregados no país,
destacando esse fenômeno também no setor agropecuário do agronegócio nacional. Diante
disso, leia o relatório do Cepea (2023), citado acima:
Para ter acesso ao texto “Quem são os trabalhadores por conta própria da agropecuária
brasileira?” este, que será base para realização da atividade MAPA na integra, acesse o
link: https://cepea.esalq.usp.br/upload/kceditor/files/1_Cepea_Trabalhadores%20agro.pdf.
Posterior ao acesso e leitura deste material, desenvolva a seguinte atividade:
Elabore um texto de análise sobre “Quem são os trabalhadores por conta própria da
agropecuária brasileira?” este texto deve ter no mínimo 15 linhas, e deve conter
obrigatoriamente os seguintes dados:
– Descreva quais são as três principais atividades (além de “outras lavouras”) onde atuam
os trabalhadores por conta própria na agropecuária brasileira; (dica: analise a Figura 1).
– Apresente as características sociodemográficas desses trabalhadores, destacando
gênero, região e nível de escolaridade; (dica: calcule os percentuais com base na Tabela 2).
– Responda, de acordo com sua percepção, se na região em que você reside existem
trabalhadores por conta própria na agropecuária, destacando se na maioria são homens ou
mulheres e em qual atividade da agropecuária trabalham.
– Leve em consideração o problema de coordenação que surge em virtude da falta de
segurança jurídica para as empresas e para os trabalhadores na contratação de mão de
obra “por conta própria”. (Dica: leia o conteúdo sobre ambiente Institucionnal no material
didático)
Orientações para realização do MAPA:
Para maior facilidade na execução desta atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes
sobre a realização dela:
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template (modelo)
disponível na pasta Material da Disciplina.
– Anexe o arquivo na atividade clicando sobre o botão “Selecionar arquivo”.
– Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão
“Responder” e, posteriormente, em “Finalizar Questionário” (após “Finalizar o Questionário”,
não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
– Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem
devidas referências, serão inquestionavelmente desconsideradas, e a atividade será
zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas
conforme normas da Instituição de Ensino.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor mediador.

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