1ª QUESTÃO
Você conhece alguma cafeteria “to go”? Esse tipo de espaço de chegou para ficar!
O conceito “to go”, ou seja, “pegar e levar”. O cliente pode fazer o pedido por aplicativo ou mesmo em um
totem. Então, é só chegar, clicar e, em até 2 minutos, o seu pedido fica pronto.
O termo “to go” é frequentemente utilizado para indicar que os produtos são preparados de forma rápida e
conveniente para serem levados pelo cliente e consumidos em outro local, como em casa, no escritório ou
no trânsito. Normalmente, lojas “to go” são associadas a alimentos e bebidas, como cafeterias, padarias ou
até mesmo lojas de sucos e smoothies.
Poucos colaboradores por turno: apenas um ou dois baristas que preparam e servem o café para o cliente.
“O to go já é um conceito muito validado fora do país, justamente pela praticidade e facilidade do consumo
do cliente”.
Uma portinha na calçada, com uma logomarca que indica que ali tem café para pegar e levar. Lá dentro, um
barista. E, para pedir, um tablet na bancada. Parece familiar? Se você anda pelas grandes cidades brasileiras
– e até pelas pequenas – provavelmente já esbarrou numa dessas e deve vê-las se proliferando. São as redes
de cafeterias “to go”, que vendem café em copos descartáveis e estão ajudando a popularizar o mercado de
cafés especiais brasileiro. Hoje, elas constituem uma das principais frentes responsáveis pelo aumento do
consumo desse tipo de bebida no país.
Existem três grandes players nacionais crescendo e alcançando públicos que, até então, nem sabiam o que
era um café especial. Em bairros periféricos ou regiões como o Norte e Nordeste, onde este mercado não é
ainda exponencial como no Sul e Sudeste, eles avançam rápido. Claro que o caminho é longo, mas tem um
potencial imenso para explorar. Estas principais redes de cafés especiais “to go”, The Coffee, Go Coffee e
Mais1.Café, nasceram em Curitiba, capital do Paraná. Contudo, estão ganhando o Brasil, quiçá o mundo. E
impactando diretamente na outra ponta da cadeia: o produtor.
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/redes-to-go-transformam-negocio-cafesespeciais/.
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Mais sobre espaços de “to go” nesse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=0vT1yC4H6Z8 e https://www.youtube.com/watch?v=LlknOwHiF1g.
Nesse sentido, você foi contratado(a) para pensar no ambiente interno de uma rede de cafés especiais que
será implantada dentro de um contêiner. O espaço não precisa de muitos equipamentos, é um
estabelecimento comercial que oferece produtos ou serviços para serem consumidos fora das instalações, o
foco é atendimento rápido, onde o cliente faz o seu pedido por meio de um tablet ou no aplicativo, com
local para aguardar a preparação da bebida feita por um barista. É uma tela em branco, onde podem
explorar diversos materiais de revestimentos, acabamentos, delimitando espaços:
• Para solicitação do pedido.
• Espaço para preparação da bebida, com cafeteiras, pia para higienização, bancada e alguns refrigeradores.
• Pequeno espaço com mesas e cadeiras apenas para o momento para aguardar o preparo da bebida.
Fonte: o autor.
Observações:
– Não eliminar a estrutura/abertura do container; 5,95mx2,40m – Pé direito 2,60 sem forro.
– Se preferir, poderá alterar o tipo de abertura principal (fachada).
– As paredes internas são de 0,10 m em gesso acartonado.
– Inserir/prever teto/forro e iluminação, bem como ventilação artificial (ar-condicionado).
– O arquivo .skp (Sketchup), bem como outras imagens de identificação do espaço, estarão disponíveis no
Material da Disciplina.
Dentro das exigências mencionadas, você deverá desenvolver e enviar:
– Briefing – Você deverá desenvolver um briefing com todas as informações necessárias ao atendimento do
cliente (proprietário(a) do negócio). Fique à vontade para criar as informações, ou procurar por informações
de algum estabelecimento conhecido e utilizar como referência.
– Painel semântico/moodboard – Aqui você vai apresentar o conceito e aspecto idealizado para o projeto.
Pode incluir imagens ilustrativas que representem a ideia, e também, amostras de materiais a serem
utilizados.
*Pode ser feito tanto físico quanto virtual, com o auxílio de qualquer software.
– Planta-baixa layout – Pode ser realizada da maneira que preferir: de forma manual (desenho técnico), ou
com a ajuda de algum software.
*É importante que seja observado, sobretudo na modelagem e/ou inserção dos mobiliários e artefatos de
decoração, a relação de escala e proporção, respeitando as noções básicas de Ergonomia.
– Perspectivas – Ao menos 4 imagens que mostrem sua proposta de projeto, também podendo ser
desenvolvida tanto de forma manual quanto com a ajuda de softwares.
*Devem estar coloridas (humanizadas).
**Não precisam estar renderizadas (mas caso queira, fique à vontade em renderizar).
Instruções para envio do arquivo final:
– Reunir todas as informações e imagens dentro do arquivo Slide_Mestre, que estará disponível no Material
da Disciplina.
– Salvar o arquivo de PowerPoint em formato PDF (clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para
PDF).
– Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do MAPA.
– Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de FINALIZAR