A capoeira para o público infantil é uma excelente ferramenta para desenvolver o aspecto psicomotor,
cognitivo e social. Diante disso, a sessão de treinamento deve ter uma característica lúdica, onde a criança
possa desenvolver as técnicas de acordo com sua fase do desenvolvimento motor, estimule a imaginação e
interaja com os demais colegas. Para isso, uma sessão é composta basicamente por três etapas, sendo eles,
parte inicial, desenvolvimento e parte final. Na parte inicial, contém ações como saudação, juramento,
apresentação dos objetivos, alongamento e aquecimento. No desenvolvimento, contempla atividades como
treinamento das técnicas, defesa, ataque, contra-ataque e roda de capoeira e na parte final, pode haver um
relaxamento, recados e feedback do aproveitamento da aula. Como se trata de crianças, a introdução de
brincadeiras que estimule o objetivo principal da sessão é fundamental.
LIMA, Reginaldo Calado de. Capoeira. Maringá: Unicesumar, 2019.
Nessa atividade MAPA você deverá:
1 – Elaborar um plano de aula para crianças de 11 a 14 anos, todos iniciantes na capoeira, com o
propósito de melhorar o desenvolvimento motor, desenvolver o aspecto cognitivo, social e aprender a
movimentação básica. Para isso, você deverá escolher DOIS dos movimentos apresentados: Meia Lua de
Frente, Queixada, Armada, Meia Lua de Compasso, Martelo, Chapa, Benção, Ponteira. Lembre-se: a sua
aula deve ser baseada no movimento escolhido.
Essa aula deve conter basicamente as seguintes informações:
1 – Dados da turma que a aula será aplicada: local e horário de realização, quantidade de participantes;
2- Objetivo da aula proposta;
3- Parte inicial: Apresentar como iniciará a aula descrevendo as atividades que serão realizadas ( exemplo:
alongamento, aquecimento com atividades lúdicas);
4- Parte principal*: apresentar e explicar quais atividades serão trabalhadas, com as técnicas e o método de
ensino de acordo com o objetivo proposto. Lembre-se de utilizar de atividades para iniciante da capoeira de
11 a 14 anos, evitando apenas a repetição de movimentos.
5- Parte final: apresentar as atividades que serão realizada no final da aula (exemplo: volta a calma, conversa
em grupo, alongamento);
6- Avaliação: apresentar como será avaliado o desenvolvimento dos participantes durante a aula;
7-Recursos utilizados: Apresentar os recursos (materiais) a serem utilizados na aula.
* A parte principal deve ter no mínimo 4 exercícios , 2 de cada movimento escolhido, que desenvolvam o
objetivo proposto.
Para auxiliar no desenvolvimento da aula, o acadêmico poderá assistir ao vídeo sobre as técnicas da
capoeira, copiando e colando os links abaixo em seu navegador:
INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE MAPA (LEIA TUDO COM
BASTANTE ATENÇÃO E CALMA):
– Todas as atividades são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo
assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta em algum desconto na nota.
– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar
sua atividade.
– A atividade deverá ser realizada individualmente.
– A atividade deverá ser entregue no MODELO DE MAPA, disponível na pasta Material da Disciplina.
20/11/2023, 17:18 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 3/3
– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.
– Entregar seu arquivo em formatos: WORD ou PDF.
– Em caso de plágio de sites da internet ou atividades exatamente iguais entre dois alunos, a atividade será
zerada.
– Lembre-se de finalizar a sua atividade, quando enviar o seu arquivo.
– A Unicesumar não se responsabiliza por arquivos postados errados ou por atividades não finalizadas.
Boa atividade.