Segundo o teórico L. S. Vygotsky (1896-1934) é pela brincadeira que a criança se vincula com o mundo que
a cerca. Com isso, as brincadeiras são atividades que ajudam a recriar a realidade da criança com objetos
simbólicos. Brincando, a criança representa papéis do mundo adulto que desempenhará no futuro,
desenvolve capacidades físicas, verbais e intelectuais, tornando-se capaz de se comunicar.
Fonte: OLIVEIRA, A. A. B. de; SOUZA, V. de F. M. de. Educação Física na Educação Infantil e nos Anos
Iniciais. Maringá: UniCesumar, 2018.
Nesse sentido, compreendendo a importância de estudarmos a ação de brincar na infância, como um dos
conhecimentos essenciais para a formação dos profissionais da área da Educação Física você precisará
assistir atentamente ao Filme “CRIANÇAS INVISÍVEIS” (França e Itália, 2005), disponível no link:
Crianças invisíveis é um filme produzido em 2005 sem fins lucrativos, composto de sete curtas-metragens
(episódios) realizados em países distintos com direções de vários cineastas. Retrata o cenário infanto-juvenil
de várias culturas, no âmbito de um tema que necessita de maior debate, que é a violência na infância, suas
várias modalidades e consequências. Além de retratar também contextos distintos de brincadeiras ou a falta
dessas atividades tão importantes nesse período.
No decorrer da tarefa de assistir ao filme completo, anote todos os pontos que te chamam a atenção sobre
as imbricações que se estabelecem entre a infância das distintas crianças nos diferentes episódios, o
contexto cultural em que vivem, o problema (violência) que vivenciam e as brincadeiras que
experimentam nesses contextos.
Após assistir ao filme, com posse de suas anotações e dialogando com as discussões levantadas em nossa
disciplina, ESCOLHA UM DOS EPISÓDIOS DO FILME. A partir dessa escolha, construa um texto de no
mínimo 15 e no máximo 20 linhas. Nesse texto, você deve interligar os temas relacionados aos
aspectos da infância, principalmente do brincar como ação social neste período, com as situações
vividas pelos personagens do episódio, considerando o contexto e o problema (violência) enfrentado
pela(s) criança(s).
ATENÇÃO: orientações para a realização da atividade:
– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o Professor Mediador antes de entregar
sua atividade.
– Assista ao Filme “CRIANÇAS INVISÍVEIS” (França e Itália, 2005), o qual se encontra disponível no
link: https://youtu.be/T51eWnlV9DU?si=Kdy19d4gYjy06Ehl, anotando todos os pontos que te chamam a
atenção sobre a relação que se estabelece entre a infância e o brincar, vivenciados por distintas crianças de
várias culturas com problemas graves em suas vidas.
– Leia suas anotações sobre o filme, ESCOLHA UMA DAS HISTÓRIAS QUE O FILME TRAZ e construa um texto
com introdução, desenvolvimento e conclusão, respeitando o limite de 15 a 20 linhas. No texto, após
pontuar o episódio selecionado, você deverá escrever sobre a trama, contextualizando a cultura que a
criança como personagem principal vivencia; enfatizar o problema (violência) que a acomete; descrever as
brincadeiras que a criança realiza durante o curta e relacioná-las ao contexto de infância e à importância da
ação de brincar nesse período.
– Muito importante! Você deverá entregar essa atividade por meio do MODELO DE MAPA (preencha no
computador os campos em destaque) que está disponibilizado no MATERIAL DA DISCIPLINA.
– A atividade deverá ser realizada individualmente.
– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.
– Utilize o livro (PDF) e as aulas conceituais da disciplina como principais fontes de apoio.
– Cópias parciais ou total serão zeradas.
Boa atividade!