Startup é uma empresa emergente que busca identificar oportunidades de negócios em mercados em
transformação ou ainda pouco explorados. Normalmente, as startups são criadas por empreendedores que
desejam inovar, desenvolvendo novos produtos, serviços ou modelos de negócios. Elas são caracterizadas
por uma cultura ágil, flexível e inovadora, onde o foco está em identificar as necessidades dos clientes e
criar soluções que atendam a essas demandas de forma personalizada e inovadora. Como é o caso da
Apple, que transformou o segmento de comunicação ao criar o iPhone.
Por outro lado, a empresa tradicional é uma organização estabelecida que opera em mercados
consolidados, com uma estrutura de custos já definida. Normalmente, essas empresas têm uma cultura mais
conservadora e uma estrutura organizacional mais rígida, com diversos níveis hierárquicos e departamentos
claramente definidos (departamento comercial, marketing, contabilidade, recursos humanos etc.). Elas têm
uma estrutura de financiamento mais estável, com acesso a fontes de capital próprio e empréstimos
bancários, o que lhes permite manter suas operações em longo prazo. A exemplo, na mesma área de
comunicação, podemos destacar como empresa tradicional a gigante da telefonia Vivo.
Fonte: MAGNO NETO, W. B. Empreendedorismo. Maringá: UniCesumar, 2018.
ETAPA 1:
Durante nossas aulas, já compreendemos melhor quais são as principais diferenças entre empresa
tradicional e startup. Durante a nossa atividade prática MAPA, o objetivo é que você compreenda melhor
quais são as principais diferenças no desenvolvimento de um produto ou serviço de uma empresa
tradicional e startup de mesmo segmento. Dessa forma, você terá condições de pensar em melhores formas
de promover ganho de produtividade no seu segmento de trabalho. Para isso, veja as orientações a seguir:
a) Com base nos nossos estudos sobre o tema “Diferenças entre startup e grande empresa”, identifique
como uma empresa tradicional desenvolve e faz o lançamento de um novo produto, explicando com suas
palavras pelo menos dois dos “pecados mortais” no modelo de lançamento de um produto.
b) Para uma melhor compreensão, agora, você vai realizar uma pesquisa para identificar e descrever o
processo de desenvolvimento do cliente de uma startup.
c) Na sequência, você vai identificar e descrever três diferenças nas formas de desenvolvimento e
lançamento de produto/serviço de uma startup e uma empresa tradicional. Essas diferenças entre empresa
tradicional e startup não podem ser as mesmas que já foram mencionadas nas questões anteriores.
——————————————–xx———————————————————————
ETAPA 2:
Com 19 unicórnios, Brasil fica em 10º lugar no ranking global
País desceu uma posição em 2023 após ser desbancado pela Coreia do Sul; lista compara startups
consideradas como unicórnio. A startup é considerada unicórnio quando o seu valor de mercado ultrapassa
US $1 bilhão.
O Brasil desceu uma posição no ranking de países com mais startups unicórnios em 2023. Agora, está em
10º lugar com 19 empresas de inovação avaliadas em mais de US $1 bilhão. Marcas como iFood, Quinto
Andar e Loft estão entre os representantes do país. A Coreia do Sul agora ocupa o 9º lugar, com 22
unicórnios. A lista é encabeçada pelos Estados Unidos, que contam com 712 companhias do tipo. China
(248) e Índia (85) vêm em seguida. Os números são de um levantamento da Tipalti feito a partir de dados da
Crunchbase.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-empreendedor/com-19-unicornios-brasil-fica-em-10o-lugarno-ranking-global/>. Acesso em: 23 abr. 2023.
Partindo da compreensão que você já possui sobre as diferenças entre empresa tradicional e startup, e com
base no texto apresentado sobre o posicionamento do Brasil no ranking de maiores startups, você vai
continuar a desenvolver seu MAPA conforme as orientações a seguir:
a) Realize uma pesquisa dentro do segmento da sua área de formação e identifique uma startup que está
crescendo no Brasil. Faça uma breve explicação sobre essa startup, apresente qual é o segmento de clientes
que ela possui e qual a proposta de valor que ela tem.
b) Permanecendo dentro do segmento da sua área de formação, identifique dois problemas relevantes que
existem no segmento dessa startup que você apresentou.
c) Agora, você vai desenvolver uma proposta de valor para solucionar um desses dois problemas levantados
anteriormente, a qual possa proporcionar ganho de produtividade ao segmento da sua área de formação