MAPA – ENGENHARIA DO PRODUTO – 51-2024

1ª QUESTÃO
MAPA
CONTEXTUALIZAÇÃO
A globalização gerou uma ampla competição entre empresas, resultando em consumidores cada vez mais
exigentes, que buscam uma variedade de produtos em períodos mais curtos. Assim, surgiu a necessidade da
Engenharia do Produto, responsável pela criação, transformação e aprimoramento de qualquer produto,
assegurando seu funcionamento e priorizando a satisfação do cliente com foco nas necessidades humanas.
De modo geral, o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) abrange diversas atividades que buscam,
por meio das demandas do mercado e das restrições existentes, obter as especificações de projeto de um
produto e seu método de produção. Isso permite que as indústrias e fábricas possam produzi-lo
eficientemente. O PDP também inclui o acompanhamento do produto após o lançamento, assim como o
planejamento da descontinuidade do produto no mercado, incorporando no processo de desenvolvimento
as lições aprendidas ao longo do ciclo de vida do produto (Rozenfeld et al., 2006).
A Engenharia do Produto também assume uma responsabilidade no bem-estar social, preocupando-se com
o desenvolvimento de produtos que atendam a todos os grupos da sociedade. Isso implica na redução da
segregação, introdução da integração do indivíduo, facilitação de atividades cotidianas e inclusão no
esporte e lazer. Para o desenvolvimento de produtos acessíveis, utiliza-se como base a NBR9050:
Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
A acessibilidade refere-se à possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização,
com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes,
informação e comunicação, incluindo sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações
abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por
pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida (NBR, 9050).
Conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021), 8,4% da população
brasileira acima de dois anos, representando 17,3 milhões de pessoas, possui algum tipo de deficiência. Em
um instante, a vida de muitas pessoas pode transformar-se, como o caso da atleta Laís Souza, que sofreu
um acidente durante o treinamento de esqui aéreo, fraturando a terceira vértebra cervical e tornando-se
tetraplégica.
DESAFIO
Diante da necessidade de criar um produto mais inclusivo, alinhado a um discurso que busca equidade
através da adaptação de um produto, este projeto (MAPA) tem como objetivo desenvolver um
DISPOSITIVO DOMÉSTICO destinado a auxiliar e simplificar a rotina de pessoas paraplégicas. Esse
produto deve proporcionar autonomia e segurança para a realização de atividades diárias simples e deve ser
inovador.
Etapa 1: Compreendendo o Cliente
As necessidades dos clientes são dinâmicas, impossibilitando a criação de uma lista definitiva dessas
demandas. É evidente que o mercado é influenciado por fatores como novas tecnologias, surgimento de
competidores e flutuações na taxa de câmbio, entre outros. Diante desse cenário, os clientes desenvolvem
expectativas e necessidades, enquanto os produtos existentes podem perder atratividade. Ouvir
atentamente o cliente é essencial para aprimorar suas necessidades e criar soluções alinhadas às
expectativas. Além de compreender, é crucial surpreender. Ao buscar entender as reais necessidades por
meio da voz dos clientes, é imperativo desenvolver os elementos necessários para identificar suas
verdadeiras demandas.
1.1 Investigação das Necessidades dos Usuários
Nesta fase, é crucial adquirir uma compreensão empática do problema que se busca resolver, geralmente
por meio da pesquisa direta com os usuários. A empatia desempenha um papel fundamental em um
processo de design centrado no ser humano, como o Design Thinking, pois permite deixar de lado as
próprias suposições, proporcionando uma visão autêntica dos usuários e de suas necessidades.
Faça uma pesquisa sobre as necessidades/dificuldades dessas pessoas e apresente os resultados, assim
como as referências desta.
1.2 Tabela de Necessidades dos Clientes
Com base em sua pesquisa, elabore uma tabela detalhada das necessidades dos clientes, abrangendo
as funções essenciais que o seu produto deve ter para atender a essas necessidades (mínimo 4
funções).
Etapa 2: Projeto Informacional
A etapa de projeto informacional é constituída pelo início ao projeto do produto, em que as ideias pensadas
anteriormente começam a ser materializadas e documentadas. Os requisitos dos produtos são levantados e
avaliados a partir da necessidade do público-alvo, de forma a atender ao mercado com o máximo de
eficiência.
2.1 Requisitos do produto
A obtenção dos requisitos com base nas necessidades levantadas pelos clientes se constitui na primeira
decisão física sobre o produto que é projetado e, assim, possibilita parâmetros mensuráveis, associados a
características definitivas que o produto terá, constituindo um momento importante para o projeto.
Faça um levantamento do grau de importância de 10 necessidades do cliente que o seu produto deve
suprir.
Obs.: 10 (mais importante) para 1 (menos importante) e pode haver graus de importância repetidos.
2.2 Matriz Casa da Qualidade (QFD): benchmarking competitivo
A matriz QFD (Quality Function Deployment) pode ser aplicada no desenvolvimento de produtos e serviços e
tem como objetivo mensurar as necessidades dos clientes, de forma que a organização consiga estudar
essas necessidades, fazer comparações e ordenações de acordo com a relevância. O benchmarking
competitivo é o campo da matriz QFD, em que se torna possível identificar a situação atual do produto
com relação a concorrentes e, até mesmo, produtos similares lançados pela empresa.
Faça um benchmarking competitivo com três produtos similares ao seu, comparando as necessidades
levantadas entre os três presentes no mercado e o seu.
Obs.: construa uma tabela com as necessidades levantadas no item anterior (2.1) e os três produtos
similares; aquele que se destacar em relação à necessidade deve marcar um ponto.
Etapa 3 – Projeto Conceitual
No Projeto Conceitual de maneira geral, as atividades desenvolvidas se relacionam com a busca, criação,
representação e seleção de soluções para o problema do projeto de produto, ou seja, o objetivo principal é
desenvolver princípios para o projeto do produto que satisfaça às necessidades e exigências dos
consumidores e que se diferencie dos demais produtos similares encontrados no mercado.
3.1 Seleção de Conceito
A seleção do conceito é o momento de analisar todas as informações levantadas nas demais etapas e,
enfim, selecionar o conceito para o produto. Segundo Baxter (2011), existem alguns métodos que facilitam
essa tarefa, os métodos modernos são baseados no trabalho de Stuart Pugh, que desenvolveu um método
da convergência controlada, que são desenvolvidos ao modo que os conceitos gerados pela equipe do
desenvolvimento do projeto vão convergindo sistematicamente e, por fim, tem-se a seleção e um único
conceito.
Escolha 10 critérios de seleção de conceito e seus pesos. Após, selecione uma oportunidade de
referência (produto que ganhou o benchmarkig na questão anterior (2.2), com a pontuação maior) e
duas alternativas para elas. E, então, faça uma matriz de avaliação, onde os critérios são organizados
em um eixo e os critérios de seleção no outro.
Obs.: cada conceito é comparado com o conceito referencial. Aqueles julgados “melhor que” são avaliados
em (+1), o “pior que”, em (-1), e o “igual”, em (0). (exemplo na página 105 e 106, unidade 4)
Etapa 04 – Documentação (Ficha Técnica)
A ficha técnica é um documento elaborado pela área de produtos, em que as informações tratadas
anteriormente são reunidas em um único local, e é utilizada como o documento que caminha com produto
por toda organização. Essa ficha pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, de qualquer área de
atuação e porte, pois a partir dela os gestores conseguem tomar decisões mais acertadas. A ficha técnica é
um documento que acompanha as ordens de produção, é utilizada desde o momento de aprovação do
produto até a chegada da produção na expedição.
Faça a ficha técnica do seu produto.
Etapa 05 – Projeto Detalhado (Croqui)
Romeiro Filho et al. (2010, p. 298) esclarecem que “ os protótipos virtuais ou protótipos reais cumprem
inicialmente o mesmo papel do desenho técnico, que é facilitar a comunicação entre a equipe de projeto,
fornecedores e clientes no melhor entendimento do componente e de seu funcionamento no produto”.
Faça um croqui a mão livre do seu produto ou utilize algum software de sua preferência e o insira
como anexo no template do MAPA, que consta no material da disciplina.
Fontes
ABNT. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro:
ABNT, 2004.
BAXTER, M. Projeto de Produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Blucher, 2011.
Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/34889-pessoas-com-deficiencia-e-asdesigualdades-sociais-no-brasil.html?=&t=resultados. Acesso em: 6 fev. 2024.
ROMEIRO FILHO, E. et al. Projeto do Produto. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
ROZENFELD, H. et al. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência para a melhoria do
processo. São Paulo: Saraiva, 2006.

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