MAPA DE INTRODUÇÃO À PROFISSÃO FARMACÊUTICA
CARO(A) ESTUDANTE:
Seja bem-vindo(a) ao MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de
Introdução à Profissão Farmacêutica.
Instruções iniciais:
1. Utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em “Material da Disciplina”.
Siga todas as instruções constantes nesse modelo.
2. Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que estará na “Sala do Café”.
INTRODUÇÃO
“Exercer a atividade farmacêutica vai muito além de uma simples medicação e uma prescrição médica
atendida. A importância da profissão está relacionada com o bem-estar de todos os pacientes de modo
amplo e magnífico. A profissão farmacêutica tem muito a auxiliar a população como um todo. Somos o
último profissional em contato com o paciente. Portanto, em nossas mãos está a responsabilidade de fazer o
paciente compreender a necessidade de realizar seu tratamento corretamente e o motivo de tomar nos
horários certos, no tempo certo, a medicação certa para cada um deles” (PEREIRA, 2022, p. 44).
“A ciência da saúde cuja responsabilidade é assegurar, mediante a aplicação de conhecimentos e funções
relacionadas ao cuidado dos pacientes, que o uso de medicamentos seja seguro e apropriado; necessita,
portanto, de educação especializada e treinamento estruturado, além da coleta e interpretação de dados, da
motivação pelo paciente e de interações multiprofissionais.
. . .
A Farmácia Clínica pressupõe que o farmacêutico garanta resultados clinicamente apropriados para a
farmacoterapia, estabeleça relacionamento interprofissional ativo com médicos e enfermeiros e exerça
atividades em ambiente clínico, junto ao paciente” (PORTA; STORPIRTIS, 2008, p. 292 apud PEREIRA, 2022, p.
77).
“Um importante destaque na atuação dos farmacêuticos é realizar o controle e promoção do uso racional de
antibióticos. Esses fármacos são usados desde tempos mais remotos, todavia as suas propriedades foram
observadas, pela primeira vez, por Pasteur, em 1877. No entanto é no final do século XX que se inicia a era
dos antibióticos – uma inovação na produção de medicamentos. Embora a penicilina tenha sido descoberta
por Fleming em 1929, o estudo do antibiótico só teve início em 1940, pelos cientistas Florey e Chain.
Somente sob a pressão da Segunda Guerra é que a indústria farmacêutica adaptou, rapidamente, os
métodos de produção em escala para penicilina, reduzindo, assim, os custos de sua produção. A Segunda
Guerra também motivou a intensa pesquisa de desenvolvimento de antibióticos e outros fármacos, o que
impulsionou a introdução de uma grande variedade de medicamentos no arsenal farmacoterapêutico da
época” (PEREIRA, 2022, p. 60).
“Outro grande passo, no campo da legislação sanitária, foi a criação da Lei nº 9.787, de 10 de fevereiro de
1999, conhecida como a Lei dos Genéricos, e com ela a Política Nacional de Medicamentos Genéricos, que
teve por meta oferecer à população brasileira medicamentos com qualidade e mais baratos de forma a
facilitar o acesso a medicamentos no país. A Lei dos Genéricos estabeleceu um novo padrão para o
desenvolvimento e o registro de medicamentos no Brasil” (PEREIRA, 2022, p. 141).
Fonte: PEREIRA, J. G. Introdução à Profissão Farmacêutica. Maringá: UniCesumar, 2022.
DESENVOLVENDO A ATIVIDADE:
A introdução do MAPA mostra uma variedade de atividades em que o farmacêutico pode atuar no âmbito
profissional. Dessa forma, os seguintes questionamentos são elaborados:
a) EXPLIQUE qual é o papel do farmacêutico na orientação ao paciente e na promoção do uso racional dos
medicamentos.
b) EXPLIQUE quais são as obrigações éticas do farmacêutico com o paciente e com a sociedade.
c) LISTE, pelo menos, cinco atribuições do farmacêutico clínico.
d) LISTE 10 atividades relacionadas ao papel do farmacêutico no controle das infecções hospitalares.
e) Considerando a lei dos medicamentos genéricos, DESCREVA a diferença entre os medicamentos de
referência, genéricos e similares.