CONTEXTUALIZAÇÃO
“O surgimento de um novo vírus com alto potencial de contágio e relativamente elevado índice de
letalidade, com origem na cidade de Wuhan (China) e conhecido como Covid-19, trouxe inúmeros impactos
à sociedade como um todo e ao mundo do trabalho, em particular. Para uma parcela de empresas e
trabalhadores, os impactos do novo coronavírus praticamente inviabilizaram suas atividades econômicas.
Para outras empresas e empregados, porém, ferramentas digitais evitaram falências e demissões, permitindo
algum nível de continuidade.
É nesse contexto que o teletrabalho (também conhecido como trabalho remoto ou home office) passa a
ganhar destaque como ferramenta de trabalho capaz de manter (ou até aumentar) a produção de
determinada empresa e os empregos de seus trabalhadores. Como será tratado neste artigo, embora a
legislação brasileira já contemplasse o teletrabalho desde 2017, essa modalidade de trabalho ganhou
impulso inédito por conta da pandemia do Covid-19.
Fonte: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15256. Acesso em: 24 mar. 2023.
“A possibilidade de trabalhar em casa é uma ideia que tem animado cada vez mais trabalhadores e
empresas. Nos últimos anos, o número de trabalhadores que não se veem compelidos a se deslocar de suas
residências para realizar as atividades laborais tem crescido significativamente, seja trabalhando por conta
própria, seja por ter essa modalidade de trabalho disponibilizada por seus empregadores. Com o enorme
desenvolvimento e a popularização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), a possibilidade de
poder trabalhar em qualquer lugar se tornou uma realidade bastante acessível e, muitas vezes, atrativa.
Assim, o tema teletrabalho (também denominado home office, trabalho remoto, trabalho a distância, entre
outros termos) mostra-se bastante atual.
Ao se aproximar mais do tema, porém, pode-se constatar que, muitas vezes, ele tem sido tomado como
uma grande panaceia: uma modalidade capaz de resolver todos os problemas do trabalho e que só
apresenta vantagens a todos os interessados, uma prática que pode chegar a mascarar questões
preocupantes sobre o mundo do trabalho contemporâneo. A própria conceituação de teletrabalho ainda se
mostra bastante heterogênea; existem diferentes nomenclaturas se referindo às mesmas práticas, bem como
situações bastante divergentes referidas pelos mesmos termos. Então, esta revisão de literatura investiga o
estado da arte das produções sobre o conceito de teletrabalho e das diferentes aplicações que vêm sendo
observadas, assim como o que tem sido discutido na literatura científica acerca do tema. Além disso, textos
midiáticos são discutidos para ilustrar questões atuais que têm circulado sobre o assunto. Demonstra-se
que, longe de ser mera novidade, essa modalidade de trabalho tem trazido à tona diversas questões que
devem ser cuidadosamente analisadas.”
“(…)O termo teletrabalho está associado ao trabalho realizado remotamente, por meio de TIC, possibilitando
a obtenção dos resultados do trabalho em um local diferente daquele ocupado pela pessoa que o realiza
(ROSENFIELD; ALVES, 2011). Há registros sobre a realização do trabalho a distância desde os anos 1950,
sendo que nas décadas de 1960 e 1970 não era incomum a prática do trabalho em casa para a produção de
vestuário, têxteis e calçados, embalagem e montagem de materiais elétricos.”
Diante do contexto apresentado sobre o teletrabalho, essa atividade de aprendizagem prática tem como
objetivo te levar a buscar informações sobre este assunto. Assim, nesta atividade MAPA seu desafio consiste
em:
1) Encontrar uma empresa que adotou o regime de teletrabalho e conversar com o gestor de pessoas
levantando as seguintes informações:
a) Fazer uma breve apresentação da empresa, do ramo, localização, tempo no mercado, catálogo de
produtos, quantidade de trabalhadores etc.
b) Identificar como são dispostos os cargos da organização de maneira gráfica, isto é, fazendo a estrutura
organizacional hierárquica (organograma).
c) Especificar dois cargos dentro dessa organização. Considere o conteúdo do cargo, quais são os métodos
e processos de trabalho, as responsabilidades e a autoridade.
2) Agora que você já conhece um pouco da empresa, a(o) questione sobre a realização dos treinamentos em
teletrabalho:
a) Quais foram os maiores desafios?
b) Quais os pontos positivos?
Caso a empresa não tenha realizado nenhum, pergunte ao Gestor de Pessoas os motivos que levaram a
empresa e o gestor a não implementar programas de treinamento neste período.
3) Agora, faça um texto apresentando um treinamento que fora elaborado, ou, caso a empresa ainda não
tenha elaborado um, pergunte como o gestor de pessoas da empresa o faria.
OBSERVAÇÃO: as perguntas a serem feitas ao gestor devem ser com relação à metodologia de treinamento,
ou seja, o alinhamento com o planejamento estratégico da empresa, a necessidade que se pretende atender
(o problema que será resolvido), seu planejamento (se os cursos foram/serão escritos, a sequência de temas,
como esses temas foram/serão abordados), como fora/será a execução deste treinamento (agenda,
infraestrutura, instrutor e participantes) e se no final ocorreu/ocorrerá alguma prova prática ou teórica sobre
o conteúdo, isto é, uma avaliação geral do treinamento. Baseie-se na breve metodologia para montagem de
um programa de treinamentos mencionada na página 54 de seu livro da disciplina.
4) Agora, coloque-se como gestor de pessoas dessa organização. Você faria algo diferente neste
treinamento que fora citado? Se sim, apresente as fragilidades encontradas e as soluções de melhoria. Caso
sua resposta seja não, elenque e discorra sobre os acertos deste.