Olá, acadêmico(a) de Tecnologia em Gestão Financeira! A atividade proposta corresponde ao MAPA
(Material de Avaliação Prática da Aprendizagem). O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso(a)
em uma pesquisa e utilize de técnicas estatísticas para tomada de decisões.
Você já percebeu que a estatística pode ajudar o profissional da gestão financeira na tomada de decisões? E
que se faz importante conhecer suas ferramentas? A estatística tem como principal objetivo auxiliar
profissionais na tomada de decisão.
Em algum momento no seu trabalho, você já fez uma pesquisa? Já comparou preços? Provavelmente, se já
fez esse tipo de pesquisa, está usando a estatística.
Leia o excerto a seguir:
A partir do começo do século XXI, percebeu-se um trabalho voltado para o desenvolvimento de estudos e
programas em Educação Financeira. Segundo Saraiva (2017), é importante destacar o papel proeminente da
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ela definiu Educação Financeira
como o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram sua compreensão dos conceitos
e dos produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação claras, adquiram os
valores e as competências necessários para se tornarem conscientes das oportunidades e dos riscos neles
envolvidos e, então, façam escolhas bem informados, saibam onde procurar ajuda, adotem outras ações que
melhorem o seu bem-estar, contribuindo, assim, de modo consistente para a formação de indivíduos e
sociedades responsáveis, comprometidas com o futuro.
Fonte: adaptado de: https://www.scielo.br/pdf/er/n66/0104-4060-er-66-157.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023.
O nosso livro didático, as aulas, bem como os materiais extras e projetos de ensino poderão auxiliá-lo(a) na
realização dessa atividade.
Mediante o exposto e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Estatística, nossa atividade
MAPA consiste na seguinte situação hipotética:
A gestão financeira é um dos desafios enfrentados pelos indivíduos na tentativa de alcançar uma vida
saudável. Trata-se de colocar em evidência a relação entre os parâmetros que medem a qualidade de vida e
os conhecimentos financeiros básicos de uma organização pessoal para que, a partir disso, pessoas
busquem esse conhecimento.
Diante desse contexto, supondo que você é um(a) profissional da área da gestão financeira e precisa fazer
uma pesquisa com o objetivo de compreender se as pessoas estão levando em consideração a educação
financeira em suas vidas, você precisará utilizar as técnicas que está estudando na disciplina de Estatística.
Para fazer essa pesquisa, você fará uma coleta de dados por meio de questionário já pré-estabelecido,
tabulará os dados e discutirá os resultados obtidos. Para isso, seguirá as etapas:
1. Selecione cinco pessoas para fazer parte da sua pesquisa (não precisa identificar, podem ser familiares,
amigos, colegas de trabalho, outros).
2. Para o questionário, você fará as seguintes perguntas:
a) Qual é a sua idade?
( ) Maior ou igual a 18 anos e menor do que 30.
( ) Maior ou igual a 30 e menor do que 42.
( ) Maior ou igual a 42 e menor do que 54.
( ) Maior ou igual a 54 e menor do que 66.
( ) Maior ou igual a 66 e menor do que 78.
10/05/23, 10:13 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 3/4
b) Você tem filhos?
( ) Sim ( ) Não
c) Qual é o seu estado civil?
( ) Casado(a) ( ) Solteiro(a) ( ) Viúvo(a) ( ) Divorciado(a) ( ) Outros
d) Qual é o tipo de sua moradia?
( ) Própria ( ) Alugada ( ) Outros
e) Qual é a sua renda familiar?
( ) Até um salário mínimo.
( ) Entre um salário mínimo e três salários mínimos.
( ) Entre três e seis salários mínimos.
( ) Mais do que seis salários mínimos.
f) Você acompanha sua situação financeira constantemente? (Contas a pagar, valores a receber, prazo de
dívidas e poupança).
( ) Discordo plenamente.
( ) Discordo parcialmente.
( ) Nem discordo nem concordo.
( ) Concordo parcialmente.
( ) Concordo plenamente.
g) Você realiza seus gastos sem ultrapassar sua renda?
( ) Discordo plenamente.
( ) Discordo parcialmente.
( ) Nem discordo nem concordo.
( ) Concordo parcialmente.
( ) Concordo plenamente.
h) Suas finanças pessoais estão equilibradas?
( ) Discordo plenamente.
( ) Discordo parcialmente.
( ) Nem discordo nem concordo.
( ) Concordo parcialmente.
( ) Concordo plenamente.
i) Você sempre faz uma poupança de uma porcentagem do seu salário?
( ) Discordo plenamente.
( ) Discordo parcialmente.
( ) Nem discordo nem concordo.
( ) Concordo parcialmente.
( ) Concordo plenamente.
j) Você faz empréstimos para manter a saúde financeira em dia?
( ) Discordo plenamente.
( ) Discordo parcialmente.
( ) Nem discordo nem concordo.
( ) Concordo parcialmente.
( ) Concordo plenamente.
3. Depois de fazer a pesquisa, você tabulará os seus resultados para cada uma das questões perguntadas
anteriormente. Para as perguntas de (a) a (e) no questionário proposto, faça um relatório descrevendo seu
resultado. Por exemplo: “as idades dos participantes foram entre XX e XX”, sendo importante que, no seu
relatório, você responda cada uma das perguntas que foram feitas anteriormente para seus entrevistados.
10/05/23, 10:13 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 4/4
4. Para as perguntas (f) a (j), construa gráficos de colunas para as respostas. Aqui, você pode utilizar o
Microsoft Excel ® para tabular esses resultados ou você pode desenhar os gráficos, tirar uma foto com seu
celular e postar no formulário padrão — lembrando que os gráficos de coluna têm as barras para cima na
direção vertical.
5. Finalize sua atividade explicando como as técnicas estatísticas podem ajudar profissionais de gestão
financeira em pesquisas e, como futuro(a) gestor(a) financeiro(a), conclua a sua atividade explicando se os
entrevistados conhecem a importância da educação financeira