Chegou o momento de explorar, de forma PRÁTICA, os conteúdos aprendidos na disciplina Gestão de
Custos e Formação do Preço de Venda! Para isso, você precisa cumprir três etapas, a saber:
Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio.
Segunda etapa: CONSIDERAR a situação-problema e REALIZAR a atividade.
Terceira etapa: ENVIAR a atividade solicitada.
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO: leitura do texto de apoio
Ontem, pelo WhatsApp, um amigo entrou em contato com você para conversar sobre um assunto e tirar
algumas dúvidas. Ele acredita que você, por estar estudando na disciplina de Gestão de Custos e
Formação de Preços de Venda, pode contribuir com uma decisão que ele precisa tomar.
Atualmente, esse seu amigo é funcionário em uma empresa, trabalha das 4 horas da manhã até as 13
horas (uma jornada de 40 horas semanais) e não está contente com o seu desgaste físico e emocional e
busca uma nova oportunidade de modificar sua fonte de geração de renda. Ele tem a remuneração líquida
(valor líquido depois de todos os descontos e acrescido o vale alimentação) de R$ 1.800,00 ao mês.
Surgiu para ele a oportunidade de assumir a produção de uma mini-indústria artesanal de brownies, a qual
está estruturada e, inclusive, com comércio garantido, pois o dono da indústria quer alugar a estrutura para
alguém e garante a compra de uma determinada quantia da produção.
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE da situação-problema e REALIZAÇÃO da atividade
Dentre os custos fixos dessa mini-indústria, já estão estabelecidos e não variarão de acordo com a
produção realizada (pois são pagos diretamente ao proprietário da estrutura) R$ 1.500,00 de aluguel da
estrutura, com todos os equipamentos; R$ 500,00 de energia elétrica (independente do uso); R$ 200,00 de
conta de uso de água (independente do uso); e R$ 400,00 de limpeza (fixo, independente do uso). Para
formalizar essa atividade, o seu amigo terá que registrar um CNPJ MEI, o qual tem a contribuição mensal
de R$ 67,00, que corresponde ao INSS, ICMS e ISS. O proprietário da mini-indústria (que está alugando-a)
garante a compra de 300 unidades de brownies por mês no valor de R$ 10,00 a unidade.
A receita, que rende 10 unidades, já está estabelecida em um manual chamado de POP (Procedimento
Operacional Padrão) e, resumidamente, é assim: 2 xícaras de achocolatado em pó (180g); 1 xícara de
farinha de trigo (160 g); 1 xícara de açúcar (120 g); 1 xícara de manteiga (200 g); e 4 ovos. O tempo de
preparo da receita (manuseio dos ingredientes) é de 30 minutos, e o tempo de forno a gás é de 30 minutos,
o que corresponde a, aproximadamente, R$ 1,00 por receita. No período em que uma receita está no forno,
o trabalhador deverá limpar os itens utilizados no seu preparo e organizar os itens da próxima receita, o
que lhe permite fazer uma receita por hora.
Essa receita rende 10 pedaços, e o custo de embalagens para essas 10 unidades é de R$ 3,00. O custo
dos ingredientes no dia de hoje são: chocolate em pó, R$ 45,00/kg; farinha de trigo, R$ 9,00/kg; açúcar, R$
6,00/kg; manteiga, R$ 25,00/kg; ovos, R$ 12,00 a dúzia.
13/09/2023 12:09 Unicesumar – Ensino a Distância
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A dúvida que o seu amigo tem é se, ao assumir essa mini-indústria, ele terá condições, com o contrato
assumido de venda (300 unidades por mês = 30 receitas), de sanar todas os custos e as despesas do
processo produtivo e, ainda, obter a mesma renda (sobra ou lucro) que recebe enquanto empregado (ele
não está levando em consideração férias, 13º, INSS, FGTS, e outras contribuições que o seu cargo com
carteira assinada lhe proporciona). Para poder aconselhá-lo, você precisará fazer as seguintes análises:
1. Qual é o gasto (custo e despesa) fixo que ele terá com essa atividade? (Sistematize as informações,
faça o cálculo de forma detalhada, classifique os gastos como Custo ou Despesa e justifique por que você
chegou a esse resultado).
2. Qual é o gasto (custo e despesa) variável vinculado à cada receita? (Sistematize as informações, faça o
cálculo de forma detalhada e justifique por que você chegou a esse resultado).
3. Qual é o rendimento financeiro (receita bruta) de cada receita, levando em consideração o valor de
oportunidade dado pelo contrato de venda pré-estabelecido?
4. Qual é a margem de contribuição de cada receita? Qual é a margem de contribuição do contrato préestabelecido? (Faça o cálculo de forma detalhada e justifique por que você chegou a esse resultado).
5. Com o contrato pré-estabelecido, o seu amigo conseguirá atingir o ponto de equilíbrio contábil?
(Responda essa questão apresentando o cálculo de forma detalhada e justifique por que você chegou a
esse resultado).
6. Qual é o volume de produção que seu amigo terá que operacionalizar para que ele obtenha uma sobra
(ou lucro), no mínimo, igual ao salário líquido que ele tem como empregado? (Indique qual ponto de
equilíbrio será utilizado para chegar a esse cálculo, realize o cálculo e justifique suas escolhas). Ele deve
largar o seu emprego e assumir a produção dessa mini-indústria? Se não, por quê? Se sim, em quais
condições comerciais?
7. Identifique a capacidade de produção diária dessa mini-indústria (em uma condição de oito horas de
trabalho por dia). Em comparação com o ponto de equilíbrio apresentado na questão anterior, apresente a
quantidade de horas e de dias trabalhados que serão necessários para se obter a sobra financeira (lucro)
equivalente ao salário líquido de 40 horas semanais de trabalho.
8. Apresente o ponto de equilíbrio contábil mensal, o ponto de equilíbrio financeiro mensal e a capacidade
instalada de produção mensal (em uma jornada de 40 horas semanais), identificando qual seria o retorno
(ou lucro) desse seu amigo, caso ele venha a produzir na capacidade máxima e consiga comercializar a
produção pelo mesmo valor que comercializa no contrato pré-estabelecido.
TERCEIRA ETAPA: ENVIO da atividade
IMPORTANTE:
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O
acesso deverá ser realizado em: Fórum >> Fórum Avisos Gerais.
2. Responda todas as questões elencadas anteriormente.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do template de entrega da atividade MAPA disponível
no Material da Disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma
cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio, não são permitas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de
enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem as devidas
referências, serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina,
devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se
minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da
atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de
modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema
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com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de
comprovação.