Ola, estudante! Bem-vindo a nossa atividade MAPA.
Agora, vamos procurar articular os conhecimentos que adquirimos com dimensões práticas das fases do
projeto de desenvolvimento de games? Em nosso material apresentamos o conceito de GDD como guia
para elaboração do projeto de seu jogo.
Lembrando.
“O documento de design do jogo ou Game Design Document (GDD) é o documento que apresenta
detalhadamente todas as características de um jogo, como histórias, conceitos, personagens, – cenários,
mecânicas e sons, por exemplo. Este documento serve de referência para todos os envolvidos entenderem e
estarem a par do desenvolvimento do jogo”
HIRA, W. K. et al. Criação de um modelo conceitual para Documentação de Game Design. In: BRAZILIAN
SYMPOSIUM ON GAMES AND DIGITAL ENTERTAINMENT, 15., 2016, p. 329. São Paulo. Anais
…
. São Paulo: SBGames, 2016. p. 329-336. Disponível em:
https://www.sbgames.org/sbgames2016/downloads/anais/157033.pdf.
Vimos que o GDD pode ser trabalhado em uma versão sintética chamada de GDD de uma página, que é
ideal para quando estamos começando a estruturar um jogo para depois ser revisado no chamado GDD
completo.
Agora é com você!
Nessa atividade MAPA sua tarefa será estruturar um GDD com todos os elementos que compõem o GDD de
uma página. Caso precise fazer uma revisão dos conceitos eles estão no capítulo 03. O tema central de seu
GDD será o nome do jogo e a partir dele você elencará todos os elementos do GDD exemplificando-os com
elementos do jogo. Você pode fazer este exercício com um jogo que já existe ou com um jogo que esteja
concebendo.