Compreender a Didática, ciência que estuda o processo de ensino e de aprendizagem, é fundamental, tendo
em vista que somos nós, professores, que estamos à frente deste processo: planejando, executando e
avaliando. Para que a nossa prática pedagógica – planejando, executando e avaliando – seja coerente,
precisamos compreender as teorias que embasam as tendências pedagógicas, pois é por meio desta
compreensão que teremos consciência de qual é a função da escola, qual é o papel do professor e que
pessoas queremos formar para a nossa sociedade.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019.
Nesse sentido, imagine a seguinte situação:
Você está participando de um grupo de estudos na escola em que trabalha. Cada professor recebeu uma
temática diferente para poder apresentar aos colegas neste grupo. A você, ficou a seguinte temática:
Tendência Pedagógica Histórico-Crítica.
Assim, resolveu apresentar uma linha do tempo com a temática: Tendência Pedagógica HistóricoCrítica. Afinal, é esta tendência que utilizamos para fundamentar o processo de ensino e de aprendizagem
nos dias atuais. Pensando no planejamento desse encontro, elabore um texto dissertativo, de 15 a 30 linhas,
apresentando as seguintes características com relação à Tendência pedagógica Histórico-Crítica:
1 – Título.
2 – A data da chegada e consolidação da tendência pedagógica no Brasil.
3 – Método desenvolvido a partir de qual teoria.
4 – Principais características desta tendência pedagógica: papel do professor, papel do aluno, conteúdo,
papel da escola, aprendizagem e avaliação.
5 – A importância do professor para o processo de ensino e de aprendizagem escolar.