Imagine-se na seguinte situação fictícia para produzir a atividade:
Embora a modalidade de ensino a distância tenha conquistado seu espaço e se consolidado como um meio
importante de desenvolvimento acadêmico no Brasil, ainda são comuns algumas convicções errôneas de
que ela não prepara tão bem quanto a presencial. A universidade em que você estudou, por exemplo,
recebe, em suas redes sociais, comentários de pessoas interessadas em iniciar a graduação a distância
repletos de dúvidas, marcas de insegurança etc., como os seguintes, retirados de uma de suas redes:
Comentário 1:
Penso em fazer um curso pela EAD, mas tenho medo de não receber ajuda quando surgirem dúvidas e não
dar conta.
Comentário 2:
Trabalho e não tenho muito tempo para estudar e assistir às aulas. Por isso, não faço uma graduação EAD.
Comentário 3:
Acho que o ensino na EAD é mais fraco que o presencial.
A fim de desmistificar tais ideias preconceituosas e incentivar esses estudantes, a universidade em que você
se formou convidou alguns ex-alunos a compartilharem suas histórias, por meio de relatos a serem
publicados no Editorial Acadêmico, jornal on-line aberto à comunidade. Você, como um(a) grande
admirador(a) da EAD, decidiu participar e contar seu processo de estudos.
Produza, portanto, um relato, em até 20 linhas, em que destaque os seguintes pontos, contra argumentando
as afirmações dos comentários recebidos pela universidade.
a) Descreva sua trajetória na EAD, desde o início até a formação e inserção no mercado de trabalho,
momentos de dificuldade e superação.
b) Relate os aspectos que a EAD ajudou a desenvolver, no que se refere à ordem pessoal e profissional.
c) Motivos pelos quais a EAD configura-se como uma modalidade do futuro na sociedade atual