Com a internet, principalmente as redes sociais, a cada semana há uma nova moda. Com uma frequência
considerável, novidades aparecem e chacoalham a nossa sociedade. Mais recentemente, nossa sociedade
começou a reavivar a discussão acerca das potencialidades e perigos da I.A. Inteligência Artificial.
A bola da vez foi o ChatGPT da empresa Open AI. Um “chatbot” com inteligência artificial capaz de
responder a perguntas, criar textos, programar computadores, admitir e aprender com seus erros, contestar
afirmações erradas e rejeitar pedidos considerados inadequados.
O ChatGPT tem sido assunto de muito debate nas últimas semanas, principalmente com o lançamento do
Chat GPT-4. Assim como as outras áreas, uma vez mais, voltamos a discutir os impactos das tecnologias,
principalmente da Inteligência Artificial no âmbito da educação. A novidade divide os especialistas acerca
das potencialidades e dos perigos dessa nova tecnologia.
Como em nossa disciplina de História Contemporânea procuramos manter os alunos atentos às novidades
que aparecem, resolvemos realizar a nossa atividade MAPA em cima dessa temática tão recente.
Tendo isso em vista, sugerimos a seguinte atividade:
1) Leia os seguintes materiais:
a) Na educação, o ChatGPT não estimula o pensamento crítico. Jornal USP. 17/03/2023. Disponível em:
b) Quais os impactos do ChatGPT e da Inteligência Artificial na Educação? Instituto Federal de Santa
Catarina. 01/03/2023. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/web/ifsc-verifica/w/quais-os-impactos-dochatgpt-e-da-inteligencia-artificial-na-educacaoc) O ChatGPT e como as I.A. irão impactar nossas vidas e salas de aula. Portal de Notícias da Universidade de
Uberlandia. 01/03/2023. Disponível em: https://comunica.ufu.br/noticia/2023/03/o-chatgpt-e-como-i-iraoimpactar-nossas-vidas-e-salas-de-aula
2) Acesse a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e leia a Quinta Competência Geral, que fala sobre as
tecnologias digitais de informação.
3) A partir do conhecimento adquirido por meio das leituras indicadas acima, você deve refletir e criar um
texto resolvendo o seguinte problema:
Você é professor do Ensino Médio, mais especificamente da 1ª série. Você foi encarregado de produzir um
texto explicando a 5ª Competência Geral da BNCC para o seus colegas de escola. Em seu texto, você deve
explicar qual é a 5ª competência geral da BNCC e como a Inteligência Artificial, no caso, o Chat GPT pode
ajudar ou atrapalhar no desenvolvimento dessa competência. Por fim, apresente um exemplo de como você
utilizaria essa tecnologia em suas aulas de História Contemporânea.