MAPA – MAT – ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE – 51-2024

1ª QUESTÃO
Quase 35 milhões de pessoas no Brasil vivem sem água tratada e cerca de 100 milhões não têm acesso à
coleta de esgoto, resultando em doenças que poderiam ser evitadas, e que podem levar à morte por
contaminação. Esse é o cenário quase dois anos depois de entrar em vigor o Novo Marco Legal do
Saneamento, sancionado na Lei 14.026 de 2020, quando os investimentos no setor atingiram R$ 13,7
bilhões. No Brasil um dos produtos mais usados para fazer o tratamento da água é o cloro. O cloro
desempenha um papel fundamental na garantia da segurança da água potável. Ele atua como um agente
desinfetante, eliminando microrganismos patogênicos e reduzindo a transmissão de doenças. Quando
presente em níveis adequados, o cloro mata bactérias, vírus e parasitas presentes na água, protegendo
assim a saúde daqueles que a consomem. Essa é uma das principais razões pelas quais o cloro é
amplamente utilizado no tratamento de água em estações de tratamento e sistemas de abastecimento
público. Quando os níveis de cloro na água são insuficientes, as consequências podem ser graves. A falta de
cloro pode permitir a proliferação de microrganismos patogênicos, aumentando o risco de doenças
transmitidas pela água.
Fonte: adaptado de: https://microambiental.com.br/analises-de-agua/falta-de-cloro-na-aguaconsequencias/. Acesso em: janeiro. 2024.
Sabendo da importância do uso do cloro no tratamento da água, os dados a seguir são referentes a
amostras de quantidades em gramas de cloro que um técnico usa para fazer o tratamento de água em um
reservatório de abastecimento de uma cidade.
Com esses dados em mãos, o técnico faz uma série de análises para apresentar a seu supervisor, análises
essas que é chamado na Estatística de tratamento de dados. Assim, para essa atividade, você precisa
apresentar as seguintes ações.
a) Uma primeira situação a ser realizada é organizar os dados em uma tabela. Temos a possibilidade de usar
diversas formas de tabelas, mas uma maneira de organizar os dados em tabelas que fique mais fácil de se
ler e interpretar os dados é usando a distribuição de frequência contínua para agrupamento dos dados.
Sendo assim, apresente aqui, como ficou a sua distribuição de frequência contínua.
(Obs: para a obtenção do número de classes e para a amplitude das classes, aproxime o valor obtido para
cima).
Dica: coloque os dados em ordem para facilitar a contagem dos valores.
b) Além de organizar os dados na distribuição de frequência, é importante saber interpretar os dados.
Assim interprete os seguintes dados.
– A interpretação da frequência absoluta da terceira classe.
– A interpretação da frequência relativa da segunda classe.
– A interpretação da frequência absoluta acumulada da quarta classe.
Para você, qual a correta interpretação para as perguntas exposta?
c) Com os dados tabelados, também é importante fazer uma abordagem das medidas de tendência central,
ou seja, fazer o cálculo da média, mediana e a moda. Fazendo essas medidas, quais resultados serão
encontrados? Faça também, a interpretação dos resultados.
Atenção!
Faça o cálculo das medidas: média, mediana e moda com os dados da TABELA que você construiu na letra a
desta atividade. NÃO faça os cálculos com os dados brutos apresentado no enunciado da questão, pois os
resultados serão diferentes

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