Prezado(a) estudante! Nesta atividade, focalizaremos a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação
Matemática. E, para a realização, esperamos que você transborde CRIATIVIDADE! Vamos à proposta!
Consiste em modelar, matematicamente, um fenômeno, de natureza social, econômica, natural, dentre
outras, que seja da sua realidade, isto é, presente na sua localidade/região. Há muitas coisas que nos
rodeiam e que podem ser interpretadas matematicamente; há muitas coisas que podemos solucionar
utilizando do repertório matemático; há muitas coisas que se expressam em linguagens diferentes e a
Matemática acadêmica pode ser uma delas. Então, que tal modelar uma dessas situações? Para isso, você
pode utilizar os materiais que utilizamos na disciplina. Deixo aqui, também, uma excelente leitura que pode
ajudá-lo(a) a entender melhor esse processo de “modelar” um fenômeno:
https://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/559.
Contudo, é interessante lembrarmos que, como estamos no contexto de uma disciplina de Prática de Ensino,
uma reflexão sobre propostas de ensino para a aprendizagem matemática se torna indispensável. Então,
que tal utilizarmos dessa modelagem para refletirmos sobre ensino de Matemática? Assim, neste MAPA,
você também deverá elaborar um texto reflexivo, relatando sobre uma possível utilização dessa modelagem
que você realizará no contexto da sala de aula na Educação Básica.
Para facilitar a compreensão, dividiremos essa tarefa em duas partes:
PARTE A:
Você deverá apresentar, seguindo as etapas da Modelagem Matemática, a problematização e a investigação
com Matemática que realizar, até chegar em um modelo/representação que traduza a situação escolhida.
Não se esqueça de colocar o seu trabalho no template disponibilizado no ambiente da disciplina. Vale
lembrar que você deverá apresentar, pelo menos, uma imagem/foto/figura que envolve a coleta de dados
ou do modelo/representação ao qual você chegou.
PARTE B:
Você deverá elaborar um texto reflexivo sobre a possibilidade desta modelagem que realizou na PARTE A ser
desenvolvida como atividade de ensino de Matemática na Educação Básica. Você pode argumentar sobre
como, didaticamente, você encaminharia a prática; quais conteúdos; quais discussões matemáticas e
reflexivas envolveria, dentre outras coisas.
Deixo, aqui, alguns exemplos de problemas que foram modelados e desenvolvidos nas salas de aulas e que,
de algum modo, poderão inspirá-lo(a) na sua construção. É só fazer o download do material:
https://textoecontextoeditora.com.br/produto/detalhe/conversas-com-quem-gosta-de-modelagemmatematica-1%C2%AA-edicao/82.
Para maior facilidade na execução desta atividade, apresentamos, a seguir, mais detalhes sobre a sua
realização:
1º Leia com atenção as informações contidas aqui, procure, também, mais informações no Material da
Disciplina.
2º Na primeira parte, você deverá escolher um fenômeno para modelar matematicamente. Não se esqueça
de inserir, pelo menos, uma figura/imagem/foto do processo investigativo que realizou com Matemática. Na
segunda parte, escreva um relato refletindo sobre a possibilidade de a Modelagem realizada ser uma prática
desenvolvida na sala de aula da Educação Básica. Seja CRIATIVO(A)!
3º Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e se lembre de utilizar o TEMPLATE (modelo)
disponível na pasta Material da Disciplina do ambiente da disciplina, Prática de Ensino: Modelagem
Matemática e Resolução de Problemas.
4º Anexe o arquivo na atividade, clicando sobre o botão “Selecionar arquivo”. Caso você tenha dúvidas
sobre como anexar o arquivo no STUDEO, entre em contato com o mediador.
5º Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e,
posteriormente, em “Finalizar questionário”. Lembre-se que, após a finalização do questionário, não será
possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Bom trabalho e não se esqueça: qualquer dúvida, contate a mediação.
Bons estudos!