1ª QUESTÃO
MATERIAL DE AVALIAÇÃO PRÁTICA DE APRENDIZAGEM – MAPA
Olá, estudante! Chegou a hora de colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo da nossa
disciplina. Para a produção deste MAPA, focalizaremos na Modelagem Matemática, que foi uma das
tendências em Educação Matemática abordada em nossa disciplina.
A Modelagem Matemática é uma das tendências em Educação Matemática pela qual o professor, em sala de
aula, pode orientar as abordagens de ensino e de aprendizagem. Segundo Barbosa (2001), a Modelagem
Matemática consiste em um ambiente de aprendizagem e, no contexto da experiência de ensino, ela pode
ser desenvolvida segundo o que esse autor denominou de casos, vejamos o quadro a seguir:
Em cada caso temos um aumento da participação do aluno, que inicialmente participa apenas da etapa da
resolução, no caso 1; até que participa desde a elaboração da situação problema que será investigado,
como o caso 3.
A proposta desse MAPA é que você se coloque como professor da Educação Básica e proponha uma
experiência educacional utilizando essa abordagem.
Tarefa: criar uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática
Para realização dessa tarefa, você precisará:
– Escolher um dos casos propostos por Barbosa (2001), que lhe orientará em todo o processo de
elaboração da atividade.
– Escolher uma turma da Educação Básica na qual você desenvolveria sua atividade, elucidando conceitos
que possam emergir no decorrer da solução proposta, de acordo com o nível escolhido.
– Elaborar uma situação problema a ser investigada: é necessário que você proponha uma situação
inicial, como um convite para os alunos participarem da atividade que será proposta. Essa situação inicial
pode ser um vídeo, uma contação de história ou uma conversa inicial, que motive os alunos a participarem,
por meio de questionamentos que remetam ao tema central da atividade. Lembre-se que uma atividade de
Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática parte de aspectos da realidade dos alunos,
de sua vivência, seu dia a dia. Convide seus alunos a participarem por meio de situações que os envolva.
– Apresentar a situação problema: após a discussão inicial, deve ser apresentada a questão norteadora da
atividade, o que os alunos deverão investigar.
– Apresentar dados ou ideias de coleta de dados que podem ser realizadas no coletivo com os alunos.
Lembre-se que esses dados ou a construção deles realizada em sala de aula depende da concepção que
você escolher, do caso proposto por Barbosa (2001).
– Apresentar uma resolução possível para a atividade proposta: essa resolução pode incluir imagens,
gráficos, tabelas e textos explicativos… Será o “modelo final” que representa a solução para o
questionamento inicial.
Use a sua criatividade!
Procure imagens, textos e vídeos que podem lhe auxiliar desde a proposta inicial da situação problema até a
sua resolução.
Estamos à disposição! Qualquer dúvida, contate a mediação e/ou o nosso ambiente virtual.
Orientações para a realização da Atividade MAPA:
– Esta atividade deverá ser realizada exclusivamente no formulário Padrão, disponível no Material da
Disciplina.
– Fique atento ao que foi solicitado e revise sua resposta para garantir que não se esqueceu de responder a
nenhum item.
– Assista às aulas conceituais e leia o livro da disciplina. Estes materiais trazem informações indispensáveis
para a construção da sua atividade.
– Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto de sua atividade antes de finalizar, pois não
haverá como editar e/ou enviar outro arquivo, mesmo que por outros canais de comunicação após a
finalização.
Boa atividade!
REFERÊNCIA:
BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: RA DA
ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais
. . .
. Caxambu, 2001.
ALTERNATIVAS
Nenhum arquivo enviado