Olá, estudante! Chegou a hora de colocar em prática os conhecimentos que você adquiriu na disciplina de
Atendimento e Planejamento de Campanha. Vamos lá?
Primeiro, vamos refletir um pouco sobre o que você aprendeu! Leia os trechos a seguir:
Briefing é um termo da língua inglesa muito utilizado quando tratamos do campo da comunicação, seja em
Relações Públicas, seja em Promoção, Propaganda, Merchandising etc. Esse termo tem como significado
básico a transferência de informação de uma pessoa para outra que, em nosso caso, se trata do anunciante
para o profissional de atendimento. Após isso, cabe ao profissional de atendimento transferir essas mesmas
informações aos profissionais da agência que atuarão no desenvolvimento das ações de comunicação
(SAMPAIO, 1999).
o Briefing é organizado com a finalidade de ceder informações sobre o cliente em diversos aspectos,
exigidos no Planejamento de Comunicação e Planejamento de Mídia. A partir dessas informações coletadas
junto ao cliente, é possível estabelecer as análises de cenários necessárias para as construções das
estratégias de comunicação e de mídia que possam atingir os objetivos propostos.
Fonte: ROSA, H. Atendimento e planejamento de campanha. Maringá: UniCesumar, 2023.
Pensando nisso e no conteúdo que você estudou nas Unidades 2 e 3 do livro da disciplina, responda às
atividades propostas:
1- Por que o Briefing é importante e como deve ser um bom Briefing?
2- Escolha uma iniciativa local na área de sua preferência (comércio, serviços, terceiro setor etc.), entreviste o
responsável e preencha as informações do Briefing, conforme o modelo apresentado a seguir, baseando-se
no conteúdo do livro da disciplina:
Etapa 1 – Produto ou serviço
Nome
Descrição
Histórico
Vantagens
Desvantagens
Diferencial
Etapa 2 – Mercado
Importância relativa
Como se vende o produto ou se presta o serviço
Histórico
Distribuição
Efeitos da propaganda
Investimentos em comunicação
Etapa 3 – Consumidores
Quantidade
Escolaridade
Localização
Sexo
Nível de renda
Frequência de compra
Etapa 4 – Objetivos
Objetivos estratégicos da empresa
Objetivos de marketing
Objetivos de venda
Objetivos de comunicação
Problemas
Oportunidades
Etapa 5 – Estratégia básica
Ferramentas de comunicação
Posicionamento
Pontos obrigatórios a serem destacados ou evitados
Mercados
Estilo
Verba disponível
3- A partir das informações coletadas, faça um breve Planejamento de Comunicação para o negócio
escolhido, contendo: diagnóstico (determinação de objetivos, avaliação crítica do Briefing e definição de
público-alvo) e estratégias (conteúdo básico de comunicação, estratégia de comunicação).