MAPA – MKT – DESIGN GRÁFICO APLICADO AO MARKETING – 54/2023

Problematização
Quando pensamos nos aspectos fundamentais de qualquer conjunto comunicacional, a identidade visual
deve estar na posição inicial, o que contempla e contribui para o desenvolvimento de campanhas, materiais
institucionais, assim como materiais promocionais, uma vez que transmite a ideia de unidade e semelhança,
independente da peça, trabalhando com elementos que trazem essa conexão direta entre as diversas
possibilidades que podem ser desenvolvidas, propiciando o entendimento de que mesmo uma peça isolada,
pertence a uma determinada empresa ou profissional, potencializando ações de interação, compra,
indicação, dentre outras.
Partindo assim dessas ideias iniciais, quando realizamos o processo de criar e desenvolver uma identidade
visual, utilizamos uma série de etapas, que exigem atenção, planejamento e organização, de modo a possuir
uma razão de existir, uma vez que busca atingir algum tipo de objetivo geral e específicos objetivando o
público-alvo estabelecido no planejamento.
Tendo isso em mente, é necessário aprender, entender e utilizar os conceitos que perpassam os conceitos
de design. O que é válido para os mais variados meios para o qual sejam desenvolvidos projetos de
comunicação, seja físico, digital, assim como, a mídia na qual será veiculado.
Dessa forma, de acordo com a perspectiva apresentada, se prepare para esse processo de tomada de
decisões criativas que irão contemplar um projeto que você deve desenvolver. Para isso, realize pesquisas
no sentido de encontrar referências, utilize os recursos que aprendeu, assim como, os que já possuía.
Significação
A Tia Anita Alimentos é uma empresa familiar, com uma história bonita e cativante, com mais de 50 anos de
existência, fabrica e comercializa diversos produtos alimentícios, como masas variadas, de bolos, misturas
prontas, fermentos e tem como carro chefe, os pães de queijo prontos para assar.
Esse produto é comercializado em tipos específicos para o mercado varejista (consumidor final), assim
como, para a venda no atacado, para padarias, lanchonetes, restaurantes e cafés, que já comercializa
produtos a mais de 30 anos.
Agora, pretender expandir sua gama de produtos e fortalecer sua marca, comercializando produtos para o
varejo com um produto que tem o objetivo de competir com marcas que já estão estabelecidas no mercado
varejista, objetivando atingir e se comunicar de forma direta com o consumidor final.
O design e padrão comunicacional é todo voltado para o atacado, sem uma preocupação de composição
visual para clientes finais, já que seu foco era os estabelecimentos, que compram embalagens grandes, que
comportam quantidades maiores de produtos. E agora, existe uma demanda por embalagens que tragam
um apelo visual para o consumo de seus produtos, para o consumidor final, em embalagens menores e
diversificadas, que serão expostas lado a lado com diversos concorrentes.
Para isso, a empresa pretende lançar uma linha com ao menos três tamanhos de pães de queijo, sendo: 1kg,
700g e 400g. Além de distribuir em produtos com e sem recheios. E para a divulgação dessa nova linha de
produtos, a ideia central é utilizar as redes sociais para a campanha de marketing de lançamento dos
produtos.
Com o objetivo de ter uma campanha assertiva e elaborada da melhor forma possível, a empresa contratou
uma equipe de marketing para desenvolver uma campanha com os produtos gráficos mais atraentes e
empolgantes visualmente, para serem veiculados em suas redes sociais. Diante do cenário apresentado,
como deve acontecer a condução de desenvolvimento dessas peças gráficas? É uma boa ideia seguir uma
linha mais tradicional, de acordo com o que a empresa já vinha fazendo com seus produtos atuais, ou o
melhor é desenvolver as peças de acordo com o público desejado? Como equilibrar esses pontos para a
criação das peças gráficas?
Reflexão
No decorrer dessa atividade, você poderá refletir sobre qual caminho seguir, assim como entender, as
responsabilidades de trabalhar com regras pré-estabelecidas. De um lado, podemos entender que uma
marca já estabelecida no mercado, possui uma série de características presentes em sua comunicação,
elementos que permeiam os projetos. Porém, em uma outra perspectiva, é clara a necessidade de acontecer
algum tipo de mudança, que proporcione atingir os objetivos relacionados ao novo público-alvo
estabelecido, o que faz com que a atividade tenha o desafio de também, equilibrar os conceitos que já
existem, com aquilo que precisa ser desenvolvido.
Para essa reflexão, é necessário explorar como marcas que atingem esse público-alvo agem, comunicam e
interagem nas redes sociais. Além disso, é importante a utilização de regras universais de percepção visual,
como a Gestalt, enquadramento, cores, entre outras. Para isso, busque referências de postagens e
comunicações de outras empresas do mesmo segmento, e que atingem público que sua campanha deve
atingir. Dessa forma, fique de olho se existe algum tipo de padrão, ou similaridade conceitual.
Experimentação
Ao verificarmos marcas concorrentes com foco no público varejista, é possível perceber um foco no conceito
da tradição, no sentido de transmitir a ideia de receitas caseiras, ou que foram inicialmente feitas pela
“vovó”, “tia querida”, ou que já são feitas por diversas gerações, e com isso, trazem consigo o pressuposto
de qualidade. Mas é possível estabelecer um outro tipo de comunicação, ou esse caminho da tradição é o
ideal? Isso é algo que deverá ser pensado durante o período de pesquisa e desenvolvimento.
Ação
Você é a pessoa responsável pela criação e desenvolvimento das peças gráficas que irão compor a
campanha da Alimentos Tia Anita, que tem como objetivo, o lançamento de uma nova linha de produtos
para o mercado varejista. Para essa atividade, utilize a descrição a seguir:
1) Quais cores, traços, formatos você vai utilizar para a criação das peças da nova campanha da marca? Qual
significado você quer transmitir? Justifique sua resposta. Não esqueça de levar em consideração a estratégia
da empresa de focar no público final (varejo)!
2) Criar quatro aplicações do mesmo design: um post para o Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Todos
com as devidas proporções e na extensão PNG, sendo:
– 1 peça para Feed do Facebook;
– 1 peça para Feed do Instagram;
– 1 peça para Twitter;
– 1 peça para Feed do Linkedin.
As peças/posts não podem ser iguais, mas não esqueça de criar um equilíbrio no design gráfico entre todas
as peças, leve também consideração a nova proposta de um produto voltado ao público jovem.
Importante: é necessário a produção de 4 peças gráficas, que serão exportadas para veiculação digital,
portanto, deverá pensar também nas configurações de cores RGB corretas para a exportação final.
Para criar as suas peças gráficas digitais, existem opções gratuitas de aplicativos disponíveis na internet que
você pode usar.
Um exemplo é a plataforma Canva – https://www.canva.com/
Outra opção é a Desygner – https://desygner.com/pt/
Orientações:
– Para realizar a atividade, você também precisa utilizar o Formulário Padrão (formato apresentação
PowerPoint). O formulário padrão está disponível no ambiente da disciplina, no ícone Materiais >> Material
da Disciplina.
– Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático ou da Internet, lembre-se de indicar
as devidas referências ao final da atividade.
Dúvidas?
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