MAPA – MKT – FUNDAMENTOS DE MARKETING – 51/2023

TEXTO 1
“O que estamos percebendo são as marcas cada vez mais apostando em produtos, negócios e nicho que
extrapolam sua categoria de origem. Bancos no varejo, varejo no sistema financeiro, telecomunicações na
educação, entre outras misturas de fronteiras. As princiias ameaças e oportunidades estão fora do centro de
seus setores. Por isso, olhar apenas para a sua categoria cria pontos cegos de oportunidades”, avalia
Rodrigo Marques, diretor executivo da Interbrand também presente na coletiva online.
Leia a reportagem completa em: <https://www.infomoney.com.br/negocios/as-25-marcas-mais-valiosas-dobrasil-em-2021-segundo-a-interbrand/>

TEXTO 2
O valor das 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2022 teve alta de 12% em relação a 2021, passando de R$
275,2 bilhões para R$ 308,4 bilhões. As informações são do relatório Brand Finance Brasil 100 2022, que
aumentou o número de marcas publicadas de 50 para 100.
O Itaú aparece em 1º lugar da lista, com valor de R$ 36,4 bilhões. O banco teve alta de 28,5% no
comparativo com 2021. Atende 56 milhões de clientes de varejo no Brasil, sendo a maior instituição
financeira da América Latina. Além disso, é a única marca brasileira na lista das 500 marcas mais valiosas do
mundo da Brand Finance Global 500 2022.
O setor varejista domina o ranking Brand Finance Brazil 2022, com 15 marcas representando 12% do valor
total das marcas. A Magazine Luiza lidera o ranking dos varejistas, com valor de marca de R$ 6,83 bilhões.
Assaí vem em 2º lugar, com valor de R$ 5,82 bilhões. Em 3º lugar está a Americanas, com R$ 5,61 bilhões e
em seguida as Casas Bahia, com R$ 5,60 bilhões. Fechando o top 5, Atacadão, com R$ 5 bilhões de valor de
marca.
Leia a reportagem completa em: <https://www.poder360.com.br/economia/valor-das-50-marcas-maisvaliosas-do-brasil-salta-12-em-2022/>
A construção de uma marca envolve muito investimento. São anos de planejamento e execução de um
trabalho muito bem articulado entre a estratégia da empresa e seu departamento de marketing. Tudo
começa pela segmentação, definição de público-alvo e posicionamento de mercado. Após essas orientações
estratégicas estarem definidas, a empresa constrói um plano de marketing contendo as diretrizes referente à
produto, preço, praça e promoção. Com base no conteúdo aprendido até aqui, escolha uma das empresas
brasileiras mencionadas em alguma das duas reportagens acima, e responda as seguintes questões:
Agora é a sua vez de ir para ação! Responda as seguintes perguntas:
1 – Quais são as bases de segmentação de mercado utilizadas pela empresa para identificar as
características dos seus clientes?
2 – Quais são as características do público-alvo da empresa escolhida? Descreva tanto características
demográficas quanto características comportamentais e psicográficas.
3 – Qual é o posicionamento de mercado construído pela empresa. Quais elementos?

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