Olá, pessoal! Chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA da disciplina de Tópicos
Contemporâneos em Marketing.
Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo:
você aprenderá um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado. Então, vamos lá? Não
se esqueça: qualquer dúvida, consulte os professores mediadores e envie perguntas durante as aulas ao
vivo.
Atividade: Marketing Sustentável
Cada dia mais, as empresas estão preocupadas em apresentar no mercado a sua imagem sustentável. E,
para isso, agregam, em suas ações, estratégias de Marketing Ecológico.
“O Marketing Ecológico, também chamado de Marketing Verde ou Marketing Ambiental, é uma das áreas
de Marketing centrada em atributos ecológicos do produto, ou melhor dizendo, quem tem, como
argumento de promoção do produto, a questão ecológica atrelada ao produto. A organização atua desta
forma com um diferencial de mercado cujo posicionamento terá como atributo o quesito sustentável”.
Fonte: QUINCOSES, C. et al. Tópicos Contemporâneos em Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021. p. 48.
Tais ações devem fazer parte do planejamento mercadológico da empresa, integrado às demais ferramentas
que são usadas.
Vamos a um exemplo para ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto: a Ypê, marca brasileira que
atua no mercado de produtos e higiene no país, lançou, no ano de 2022, a campanha
#YpêNoCaminhoDoBem.
A campanha, lançada no segundo semestre do ano de 2022, usou mídias como a televisão e internet para
apresentar e ressaltar os projetos ambientais da marca, além de ações de merchandising em programas de
televisão com alto alcance do público-alvo. Buscando reforçar seu posicionamento de marca e apresentar
seus projetos ao mercado, a Ypê usou do Marketing Ambiental em suas ações e estratégias. Vale lembrar
que essas ações só serão realizadas com muita análise e conhecimento de mercado, com o uso das
ferramentas de Marketing, como, por exemplo, o Mix Ecológico de Marketing.
Agora é a sua vez de pensar no Marketing Ambiental como uma estratégia de Marketing. Comecemos!
Para realizar a atividade MAPA, responda as questões a seguir:
1. Antes de realizar qualquer ação de Marketing Ambiental, é preciso compreender e entender o mercado, o
público e o produto e/ou os serviços que serão vendidos. Assim, elabore um texto, entre 7 e 10 linhas,
explicando as quatro variáveis do Mix Ecológico de Marketing (Produto Verde, Preço Ecológico, Distribuição
do Produto Ecológico e Comunicação do Produto Ecológico). Defina o que são e como são usados nesse
momento de análise.
2. Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre Marketing Ambiental. Para isso,
você deve realizar uma análise das variáveis do Mix de Marketing Ecológico. Assim, escolha um produto ou
serviço real que utiliza o Marketing Ambiental em suas ações de marketing e venda no mercado e que será
usado para responder as questões 2 e 3 da atividade MAPA. Utilize as informações que coletou e preencha
os quadros a seguir. Obs: não se esqueça de citar as fontes de pesquisa.
Empresa/marca
Apresente, brevemente, a marca/empresa que você escolheu, definindo seu histórico, desenvolvimento de
mercado. Elabore um texto entre 5 e 7 linhas.
Consumidor
Descreva e apresente o consumidor do produto, definindo suas características como idade, gênero, renda e
hábitos de consumo. Elabore um texto entre 5 e 7 linhas.
3. Agora, realize uma análise do Mix Ecológico de Marketing do produto ou serviço escolhido e pesquisado.
Para isso, preencha os quadros a seguir
Produto Verde
Escolha um produto e/ou serviço vendido pela empresa, descreva e apresente suas características. Foque
sua explicação em apresentar os atributos ecológicos que o produto possui. Elabore um texto entre 5 e 7
linhas.
Preço Ecológico
Realize uma análise entre o preço pago pelo produto e o seu valor atribuído devido ao fato do produto
possuir um valor ecológico. Elabore um texto entre 5 e 7 linhas.
Distribuição do Produto Ecológico
Descreva como é feita a distribuição desse produto e/ou serviço, ou seja, sua entrega. A marca realiza
logística reversa? Usa ações ecológicas em seu momento de distribuição? Justifique suas respostas. Elabore
um texto entre 5 e 7 linhas.
Comunicação do Produto Ecológico
Elabore um texto descrevendo e discutindo a forma como a empresa utiliza a comunicação para informar
sobre seu produto e/ou serviço e valores ecológicos. Que informações transmite, quais meios de
comunicação usa e como apresenta suas ações e preocupações ambientais aos consumidores. Elabore um
texto entre 5 e 7 linhas.